Arquivo

Menos mal. Governo recua na intenção de “fichar” usuário de internet. Mas é bom ficar de olho

Primeiro foi Eduardo Azeredo (foto), há ano e pouco. Foi um bochincho. Ele recuou. Agora, seria o governo federal. E deu novo bafafá. O fato é que algum tipo de controle sobre o incontrolável (no caso, a internet) parece ser a sina de quem tem poder no mundo real.

 

No caso presente, aparentemente, houve um recuo. Mas é bom ficar de olho, pois se há algo bom na internet (com os excessos podendo e devendo ser punidos) é exatamente a democracia que permeia seu uso. Tanto do autor, quanto do receptor.

 

Sobre o recuo da hora, acompanhe reportagem de Mário Coelho que, no sítio especializado Congresso em Foco, tem acompanhado de perto todas essas articulações. A foto (do arquivo da Agência Brasil) é de Valter Campanato. A seguir:

 

“Liberdade para os internautas brasileiros

Ministério da Justiça deve desisir de projeto que exigiria registro de nome e filiação dos usuários pelos servidores. Relatório do senador Eduardo Azeredo servirá de base para texto final

Para evitar uma briga institucional, o Ministério da Justiça (MJ) estuda a possibilidade de não apresentar um novo projeto sobre crimes de informática ao Congresso Nacional. O Congresso em Foco apurou que, se não houver consenso entre o autor do substitutivo ao Projeto de Lei 84/99, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), os relatores nas comissões afins e o Executivo, a pasta desistirá de protocolar o texto.

O projeto do MJ formalmemente ainda não existe. A pasta formulou uma minuta, divulgada pelo site, e tem fechados alguns pontos que gostaria de apresentar. Pela minuta do ministério, além de todos os dados de tráfego, os provedores seriam obrigados a registrar o nome completo, filiação e número de registro de pessoa física ou jurídica por três anos. O substitutivo prevê que os dados de entrada (log on) e saída (log off) da conexão deveriam ser armazenados…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo