Arquivo

Presídio. Há os que estão fora por faltar. E os 150 mil presos que teriam que ficar livres?

Muito já se disse e escreveu a respeito. E sempre o cenário é de horror. Afinal, nossos presídios são mesmo de milésimo mundo, qualquer deles. Muitos mandados de prisão, inclusive, sequer são cumpridos – se fossem, faltaria lugar nas penitenciários nacionais. Mas, e o outro lado? Sim, há um outro lado.

 

Quem o conta, em notas sucessivas na coluna que assina em dezenas de jornais brasileiros, inclusive o gaúcho O Sul, é o repórter Cláudio Humberto Rosa e Silva, que conversou com o ministro Gilmar Mendes (na foto de José Cruz, da Agência Brasil), presidente do Supremo Tribunal Federal. Confira e, se for o caso, se horrorize. A seguir:

 

“Mais de 150 mil estão presos indevidamente

 

Estão presos indevidamente 30% da população carcerária do Brasil, a maioria porque já cumpriu pena ou nem sequer foi sentenciado; dos 450 mil detidos no sistema penitenciário, 150 mil estão presos ilegalmente. A revelação foi feita a esta coluna pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Ele lidera um grande esforço no País para pôr fim a irregularidades desse tipo.

 

Mortes impunes

Ministros do STF estão impressionados com a informação de que, em Alagoas, mais de 500 homicídios nem sequer têm inquéritos instaurados.

 

Ritmo lento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apurou que no Piauí, durante um ano inteiro, apenas nove acusados de homicídios foram a júri popular.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo