ArteCulturaEducaçãoUFSM

CULTURA. Os 50 anos do Centro de Artes merecem um supersimpósio de Arte Contemporânea. E já é o 8º

Começa amanhã e vai até sexta, inclusive, no fechamento, com o segundo Fórum de Arte Digital do Rio Grande do Sul – mas sob o guarda-chuva de um supersimpósio de Arte Contemporânea, em sua oitava edição. Neste ano, vai homenagear o cinquentenário do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Vêm pesquisadores, artistas e docentes de instituições de vários cantos do Brasil. Mas não é só isso. É um, como diria o gaúcho, baita evento. Detalhes? Confira, no material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. A seguir:

8º Simpósio de Arte Contemporânea da UFSM discute arte, ciência e tecnologia a partir desta quarta-feira
As relações entre arte, ciência e tecnologia estarão em debate a partir desta quarta-feira (4) no 8º Simpósio de Arte Contemporânea: Arte-Ciência-Tecnologia, que acontece no Teatro Caixa Preta, junto ao Centro de Artes e Letras (CAL), prédio 40 do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A promoção é do Mestrado em Artes Visuais da UFSM, com realização do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea (Labart).

A coordenadora geral, professora Nara Cristina Santos, destaca que o evento pretende estabelecer um vínculo permanente com a produção e a pesquisa acadêmica na área das Artes Visuais, fortalecendo e promovendo o debate crítico em torno de uma produção que envolve a investigação com as tecnologias digitais. “Este 8º Simpósio propõe a discussão em torno do papel do observador diante da arte digital, que não é apenas um espectador, mas um participante, um sujeito atuante na arte contemporânea”, salienta.

O 8º Simpósio de Arte Contemporânea vai reunir pesquisadores, artistas e professores de instituições como Unesp, USP, Udesc, UFG, UFRJ, UFPA, Unicamp e UFSM. Os artistas que integram a exposição Arte-Ciência-Tecnologia: Interações Transdiciplinares têm reconhecimento internacional. Também serão realizadas as exposições Mestres PPGART 2013 e Espaços Inabitáveis.

Na sexta-feira (6), último dia da programação, acontece o 2º Fórum de Arte Digital do Rio Grande do Sul, com a presença de representantes do Ministério da Cultura.

O Simpósio faz parte das comemorações do aniversário de 50 anos do CAL. A programação completa e outras informações podem ser conferidas no site www.ufsm.br/ppgart.

Alguns dos destaques da programação do 8º Simpósio de Arte Contemporânea:

Arte-Ciência-Tecnologia: Interações Transdisciplinares. Na exposição, os artistas estabelecem uma aproximação entre arte e natureza, arte e computador, arte e ambiente, arte e cultura, com pesquisas que visam ativar a sensibilidade através da observação, participação, interação e interatividade, convidando o público a interagir.

Fernando Fogliano e Milton Sogabe apresentam Tempo do Tempo, uma proposta de experiência interativa que visa conduzir o participante para uma construção pessoal, conceitual e abstrata da passagem do tempo.

Gilbertto Prado e o Grupo Poéticas Digitais trazem Amoreiras – vídeo/prótese poética, uma proposta de ação no ambiente, através de amoreiras que ao longo dos dias vibram em diálogo com a variação dos fatores de poluição, apresentando uma poética bem particular de interação com o meio.

Marta Strambi, com Memory in connection – Au Brain, trata de uma conexão do cérebro analógico com as partículas nano do ouro, via animação digital. A costura com “nano partículas de fios de ouro”, visam remendar partes do cérebro para recuperar memórias perdidas, ou trazer à tona os afetos que já se foram.

Suzete Venturelli e Francisco de Paula Barretto trazem o gamearte e intervenção urbana Santa Maria Invaders. Inspirado em Space Invaders (1978), a proposta é de que todos possam interagir a partir de um game gigante, com projeção no espaço público.

Val Sampaio, com a instalação interativa ÁGUA, propõe uma ação, um desenho no espaço-tempo, através das novas tecnologias móveis para tratar da experiência de nomadismo como intervenção no espaço, destacando os conceitos de lugar, de espaço público, do espaço privado, de controle e de monitoramento.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo