Câmara de VereadoresCampanhaColunaEleições 2010ObservatórioPartidosPolíticaSanta Maria

COLUNA OBSERVATÓRIO. “O improvável acordo interno do PT. E quem vai decidir a parada no PMDB”

A seção “Luneta”


São três candidatos à presidência estadual do PT, em outubro. Fabiano Pereira e Valdeci Oliveira estão juntos, com Marcel Frizzon, secretário de Planejamento de São Leopoldo.

O aparentemente favorito, porém, é outro: o deputado estadual Raul Pont. Em Santa Maria ele terá o apoio de Paulo Pimenta.

O terceiro candidato é Jorge Branco, um outsider. Ah, Pont é da corrente “Democracia Socialista” e Frizzon é da “Articulação de Esquerda”.

Não há qualquer garantia de que essa correlação de forças seja mantida na disputa municipal do PT. Aliás, há quem aposte até mesmo numa hoje improvável composição entre os três maiores líderes e suas respectivas correntes internas.

No PMDB, engana-se quem pensa ser Robson Zinn (o atual vice, no exercício do cargo) o único nome a pleitear a presidência, em escolha que também ocorre em outubro.

Consta que o presidente hoje afastado, Renato Nicoloso, também pretenderia a função. Igualmente apontados como potenciais concorrentes são os Antonio Carlos Lemos e Luiz Cordenuzzi.

Mas, atenção: a chapa será única, tanto para o Diretório quanto para a Executiva. E quem vai decidir tudo será o prefeito Cezar Schirmer.

Neste sábado, em Porto Alegre, acontece o primeiro congresso estadual da nova agremiação da política brasileira, o Partido Pátria Livre.

Espera-se uma grande participação dos filiados santa-marienses do PPL, a começar pelo vereador Werner Rempel.

Assis Medeiros, assessor de comunicação do deputado Luiz Fernando Záchia, a pedido do próprio, contesta nota publicada aqui semana passada.

O porto-alegrense Záchia, do PMDB, garante que não está repensando sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados. Ao contrário, continua “candidatíssimo”.

Com o que, e isso não foi Medeiros quem disse, fica confirmada também mais uma dobradinha de Tubias Calil. É o tipo da aliança, como disse alguém, étnico-política.

Será que já é tempo de cobrar promessa do prefeito Schirmer, que pretende criar uma espécie de Diário Oficial eletrônico com todas as informações da prefeitura, inclusive receita e despesa? Ou é muito cedo?

Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br agora com visual e conteúdo totalmente renovados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Penso que Zachia está certo em não repensar sua candidatura e também, certo está Tubias Calil e fazer dobradinha com ele. Na realidade quem tem que repensar é o povo que votou neles. Falam em candidaturas futuras como se nada estivesse acontecendo com o nome deles. Querem nos tratar como debilóides?

  2. Não tenhamos nenhuma dúvida que o nosso grande líder é Cézar Augusto Schirmer. Agora, para pleitear o cargo de Presidente do Diretório Municipal do PMDB, haverá de ser alguém que possa bem conduzir o partido num momento extremamente importante que é de ser partido do governo. As especulações com nomes, sejam eles quais forem, terão que ser perfeitamente identificados no e com o Governo Municipal. Por favor, sejamos práticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo