História

GETÚLIO, 55 ANOS DEPOIS. Você quer tratar deste assunto? Fica à vontade. Escreva para o sítio

getúlio vargasHá 55 anos, morria, por sua própria vontade, Getúlio Dornelles Vargas. Para não poucos, se trata do melhor dirigente que o país já teve – com avanços sentidos até hoje, pelos brasileiros. Talvez não sejam tantos, mas há o que relativizam a importância de “Gegê” – e preferem, inclusive, tratá-lo pelos sete anos em que foi ditador, época de torturas e sem liberdade de imprensa, por exemplo.

Figura controversa, esse Getúlio Vargas. Que, porém, tem lugar certo na história brasileira de qualquer época. Neste dia em que o sítio se moderniza no visual e acrescenta conteúdo, eis uma boa oportunidade de você, leitor, se manifestar. Publicarei todos os textos que tenham mínima qualidade. Apaixonados ou não. São bem-vindos. Tanto quanto os que publicarei logo em seguida, dos meus amigos Antonio Candido Ribeiro e Vicente Paulo Bisogno. Ambos escrevem a meu pedido, e aqui mesmo agradeço. Quanto a você, aproveita. Manda tua opinião para um dos seguintes endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected].

Para ajudar (ou atrapalhar), reproduzo na seqüência um texto biográfico publicado pelo excelente sítio “Sua Pesquisa”. Acompanhe:

Getúlio Vargas e a Era Vargas

Vida de Getúlio Vargas, Revolução de 1930, Estado Novo, Era Vargas, história do Brasil República, nacionalismo, desenvolvimento econômico, “o petróleo é nosso”, direitos trabalhistas, industrialização, desenvolvimento industrial brasileiro, suicídio de Vargas

Biografia

Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 – 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Revolução de 1930 e entrada no poder

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com   poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

Realizações

Vargas criou a  Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, o “Sua Pesquisa”, um excelente sítio para quem deseja prospectar assuntos. É um excelente instrumento para o início de qualquer trabalho de fôlego. Pode acreditar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo