CulturaSanta Maria

CULTURA. Saiba mais sobre a história do “Cartucho”, referência em evento de humor gráfico, e que começa na sexta-feira

Já publiquei, na última quinta, em primeira mão, a PROGRAMAÇÃO do 8° Encontro dos Cartunistas Gaúchos. É o “Cartucho”, que atinge sua maioridade e se transforma em verdadeira referência no humor gráfico do sul do País.

Promovido pelo curso de Desenho Industrial da UFSM (uma ideia do professor e cartunista Máucio, que coordena o evento) e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, o Cartucho abre na noite de sexta, no auditório da Cesma, com entrada gratuita. Além do show de abertura (“Ala Pucha!”) e do lançamento da revista “Xiru Lautério”, um trabalho autoral de Byrata, o homenageado especial dessa edição, acontece também a eleição, pelos presentes, do tema a ser focalizado pelos cartunistas, neste ano.

Agora, em material produzido e distribuído pela Chili, empresa produtora executiva da promoção, acompanhe mais informações e, inclusive, um histórico do Cartucho. A seguir:

O que é o Cartucho?

O Cartucho é um evento que há sete anos vem reunindo em Santa Maria, durante um fim de semana, os mais importantes cartunistas do Rio Grande do Sul. Tem como tradição misturar muito humor, com convívio para troca de experiências sobre a atividade sem deixar de lado o contato direto com o público leitor, constituindo-se em uma de suas importantes características. Participam também, jovens cartunistas amadores, o que costuma completar um número de mais de 30 desenhistas de humor.

O encontro começa com o sorteio de um tema, que será tratado e retratado em desenhos de humor que, ao final do Encontro formarão a Invernada do Humor, que é a exposição de cartuns que rsume o melhor do humor gaúcho sobre o assunto. Tudo isso de forma de repente, de trova, de improviso, pois os desenhistas têm pouco mais de um dia para vencer o desafio. Após o Encontro, essa exposição percorrerá durante os meses seguintes, vários locais da cidade, oportunizando uma grande popularização dos trabalhos.

O principal contato com o leitor se dará sábado pela manhã, no calçadão da cidade, onde serão feitos ao vivo, charges, cartuns, caricaturas e um painel coletivo, com os desenhistas participantes do evento.

Reponte Temático:

Um dos grandes diferenciais do Cartucho é o Reponte Temático. No início do evento é sorteado um  tema, um assunto, uma palavra chave. A partir deste momento, os cartunistas participantes tem cerca de um dia para produzir um desenho: Charge, Cartum, Caricatura, Tira, História em Quadrinhos. Como   durante este período os desenhistas irão de um lugar pra outro pensando e produzindo o trabalho, deu-se o nome de Reponte que significa, em termos gauchescos, levar os animais, por diante, de um lugar para  outro.

Chimarrão com Nanquim:

Para quem conhece minimamente o dia-a-dia de um cartunista gaúcho, não é difícil imaginá-lo em  algum momento, às voltas de seu trabalho juntamente com uma cuia de chimarrão na mão. A associação   do chimarrão com nanquim não é tão absurda assim, tudo no seu devido lugar, claro, não é tinta na cuia.

Chimarrão com nanquim é o momento dentro do Cartucho em que há o maior contato entre os  desenhistas e a população, onde rola a conversa, o improviso, a caricatura e, pra completar, a bebida que o gaúcho não se afasta, mesmo quando trabalhando.

Invernada do Humor:

A expressão surgiu na terceira edição do Cartucho, para dar nome à exposição dos trabalhos temáticos,  feitos durante o evento. Invernada, no sentido gauchesco diz respeito a uma extensão de campo cercado,  destinado a tratar o gado para determinado objetivo, criar, engordar, desmamar, etc. A expressão é usada  aqui no sentido de um espaço delimitado para expor os cartuns resultantes do Cartucho.

Histórico do Cartucho:

1º CARTUCHO – 2004 – Tema: Poder

2º CARTUCHO – 2005 – Tema: Ar / Homenageado: Reinaldo Pedroso

3º CARTUCHO – Julho/2006 

Tema: Pedaço

Homenageado: Eugênio Neves

Destaque: Presença de Canini.

4º CARTUCHO – Agosto/2007 –

Tema: Erro

Homenageado: Edgar Vasques

5º CARTUCHO – Setembro/2008

Tema: Memória

Homenageado: Santiago

6º CARTUCHO – Novembro/2009

Tema: Animais de estimação

Homenageado: Luis Fernando Veríssimo

Destaque: O Riso é Livre

7º CARTUCHO – Setembro/2010

Homenageada: Yara Sousa

Tema:Sustentabilidade

8º CARTUCHO – Setembro/2011

Homenageado: BYRATA”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo