PrefeituraSanta MariaTransporte

ATITUDE. Prefeitura anuncia medidas que pretendem melhorar o trânsito da cidade

Medeiros e Schirmer, na entrevista: medidas pontuais, mas importantes e necessárias
Medeiros e Schirmer, na entrevista: medidas pontuais, mas importantes e necessárias

Se vai dar certo, o futuro dirá. Mas, convenhamos, alguma coisa precisava ser feita. E a Prefeitura da boca do monte resolveu fazer. Anunciou, nesta quinta-feira, uma série de medidas pontuais para tentar uma solução para problemas mais evidentes no sistema viário da cidade. Para ficar num exemplo inicial, cite-se a proibição (parcial) de estacionamento em algumas das vias do centro.

Mas há outras intervenções, como mostra material distribuído pela Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura, acerca de entrevista coletiva concedida pelo prefeito Cezar Schirmer e pelo secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Renato de Medeiros. Acompanhe, a seguir:

Prefeitura divulga medidas para melhoria no trânsito da cidade

Ruas estreitas, estacionamentos mal posicionados, congestionamento, alta velocidade e insegurança. Estas são apenas algumas situações difíceis enfrentadas pela população no trânsito de Santa Maria. Para sanar parte destes problemas a prefeitura apresentou nesta tarde (10) um conjunto de medidas denominado Intervenções Imediatas no Trânsito. As alterações visam dar mais segurança tanto aos usuários de veículos e transporte coletivo quanto aos pedestres.

As ações apresentadas pelo prefeito Cezar Schirmer e pelo secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Renato de Medeiros são centradas em dois eixos: em alguns trechos, onde o tráfego precisa fluir, a intervenção será para reduzir a velocidade e, em outros, onde há congestionamento, o objetivo é aumentar a velocidade. 

Para atingir estes objetivos serão utilizadas várias ferramentas, como a melhoria na sinalização, instalação de redutores de velocidade (de acordo com normas técnicas) e intervenção nos estacionamentos laterais de ruas centrais. As intervenções incluem trechos de ruas, Vale Machado com Avenida Rio Branco (alteração na interseção); Pinheiro Machado, Benjamin Constant; Serafim Valandro; Duque de Caxias; Borges de Medeiros; Niederaurer e Osvaldo Cruz. Também estão previstas alterações no entorno da Rodoviária e em travessias onde tem escolas.

Outra medida anunciada na coletiva à imprensa é a reestruturação do estacionamento rotativo pago (Zona Azul). Nestes espaços serão feitas alterações na operação, na fiscalização e no número de vagas oferecidas. O objetivo é aumentar a rotatividade, permitindo maior número de usuários por dia. “Tudo isso vem sendo estudado há oito meses. Não adianta fazer mudanças sem planejamento”, explica o prefeito.

O secretário Medeiros explica que as medidas apresentadas são a primeira fase de um processo de mudanças que visam a melhoria do trânsito da cidade. Todo o trabalho, cuja previsão de término é dezembro deste ano, foi realizado dentro das normas técnicas estabelecidas pelos órgãos federais e com recursos próprios do município. O investimento em aquisição de placas, tintas, reforma de equipamentos e reforma de veículos atingiu cerca de R$ 250 mil…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL clique aqui, se desejar outras informações oriundas da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo