Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Assembleia

CPI DA CORRUPÇÃO. Deputados governistas não aparecem e oposição se aproveita

O fato objetivo é que os deputados da base do governo na Assembléia Legislativa não querem saber de participar dos debates da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura possíveis atos de corrupção no Governo do Estado. Tem lá suas razões. E até mesmo o boicote às reuniões da CPI podem ser entendidos, do ponto de vista político.

No entanto, a oposição não quer saber de nada disso e, utilizando o argumento de que “convites’ podem ser feitos sem votação, pretende elaborar uma lista de depoentes à Comissão. E o primeiro deve ser Lair Ferst, que disse poucas e boas da governadora, no depoimento liberado pela juíza federal Simone Barbisan Fortes.

Sem os deputados do governo, oposição fez o que quis. E não foi pouco
Sem os deputados do governo, oposição fez o que quis. E não foi pouco

Na reunião desta quinta-feira, sem a base governista, o boicote e o depoimento (lido em parte pela presidente da CPI, a petista Stela Farias) acabaram monopolizando o debate – de um lado só, a propósito – transmitido pelos veículos de comunicação do parlamento. Para ter mais detalhes, acompanhe material distribuído pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Leonel Rocha e Michele Limeira, com foto de Marco Couto. A seguir:

CPI realiza reunião sem a base governista

Mesmo sem a presença dos deputados da base governista, a CPI da Corrupção realizou a sua terceira reunião nesta quinta-feira (10). A presidente do colegiado, deputada Stela Farias (PT), anunciou que os documentos recebidos da juíza federal Simone Barbisan Fortes encontram-se à disposição dos deputados na secretaria da CPI.

A petista leu apenas um trecho do depoimento de Lair Ferst ao Ministério Público Federal (MPF) em que o empresário diz que a governadora Yeda Crusius e membros do primeiro escalão do Executivo sabiam do esquema de corrupção montado no Detran. “Uso este trecho para demonstrar a gravidade dos temas que vamos tratar nesta CPI”, assinalou Stela, explicando que não reproduziria outras partes a fim de oportunizar, antes, acesso aos demais membros da comissão.

Sem quórum

Assim como o extrato do depoimento de Lair lido pela petista (confira abaixo trecho em que o empresário diz que a governadora sabia de tudo) a ausência dos deputados da base do governo pontuou o debate na CPI. Sem quórum, não foi possível deliberar sobre a ordem do dia, a votação de 11 requerimentos convocando depoentes à CPI. Os mesmos ficaram para a próxima reunião da comissão, marcada para segunda-feira (14).

O deputado Raul Pont (PT) disse que há um evidente boicote aos trabalhos do inquérito. “Não pode ser coincidência que os oito titulares da base governista estejam ausentes”, sublinhou. Para o deputado Raul Carrion (PCdoB), a base governista desrespeita a CPI ao não comparecer à reunião. “Quando chegou a hora do voto, que tanto questionam, eles dispararam”, afirmou. De sua parte, o deputado Paulo Borges (DEM) disse que está explícita a estratégia da base aliada de barrar a investigação. “Estão realmente querendo apatifar a CPI”, exclamou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo