CongressoJornalismoSupremo

JORNALISMO. Pimenta vai ao STF em busca de alternativa para decisão sobre diploma

Pimenta e o ministro Brito. Assunto: o diploma e a profissão de jornalista
Pimenta e o ministro Brito. Assunto: o diploma e a profissão de jornalista

Ontem à noite, o deputado federal Paulo Pimenta (PT), que também é jornalista, foi ao Supremo Tribunal Federal. Lá, teve encontro com o ministro Carlos Aires Brito, com quem discutiu alternativas à decisão do STF que aboliu a necessidade de diploma de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão.

Saiba, no material distribuído pelo parlamentar, o que conversaram Pimenta e Aires Brito, e o que pode acontecer a partir de agora ^- lembrando que Pimenta é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a obrigatoriedade do diploma. A foto é de Fabrício Carbonel. Confira:

Autor da PEC dos Jornalistas, deputado Paulo Pimenta busca alternativa à decisse com Ministro do STF

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) esteve com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Aires Britto, discutindo alternativas à decisão da Suprema Corte, que no dia 17 de junho acabou com a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Na reunião, que ocorreu na noite desta quarta-feira (16), Pimenta solicitou esclarecimentos sobre o alcance da decisão e os critérios que serão adotados para a exigência da atuação do profissional de jornalismo.

O Ministro informou que é preciso a publicação do acórdão que deverá ser feito nos próximos dias. Aires Brito sugeriu ao deputado Paulo Pimenta que sejam também procurados os demais ministros do STF para ampliar o debate de idéias.

Em relação ao acórdão, Pimenta comunicou ao Ministro que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aguardam sua publicação para entrar com instrumento jurídico chamado embargo de declaração, que tem por finalidade esclarecer pontos omissos e contraditórios da decisão. Ainda na reunião, o deputado Paulo Pimenta levou ao conhecimento do Ministro Aires Britto a Proposta de Emenda à Constituição que restabelece o diploma de jornalismo. A PEC dos Jornalistas, como ficou conhecida no Brasil, está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde será analisada a admissibilidade do texto.“

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo