CriseEconomia

JUROS. Que ninguém tenha esperança em nova redução, para agora. Taxa básica seguirá em 8,75%

Começa nesta terça-feira e encerra no final da tarde de quarta, mais uma reunião regular do Comitê de Política Monetária do Banco Central. O Copom, entre outras questões, trata da taxa básica de juros praticada no país. Depois de uma grande redução nos últimos tempos, chegando aos (ainda pra lá de indecentes) 8,75%, patamar nunca alcançado na história, ninguém acredita num novo salto para trás.

Essa é a conclusão, por exemplo, dos doutos do mercado financeiro ouvidos pelo BC e que se traduzem no boletim “Focus”, divulgado todas as segundas-feiras. Os nossos queridos videntes, ao contrário, até admitem um aumento. Mas, como não são bobos, imaginam esse quadro apenas para o final… de 2010. Aí, cá entre nós, é fácil.

Este e outros prognósticos constantes do boletim, inclusive da inflação futura, você acompanha em reportagem distribuída pela Agência Brasil. O texto é assinado pela jornalista Kelly Oliveira. A seguir:

 “Copom não deve alterar taxa de juros na reunião desta semana, preveem analistas

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) não esperam mais reduções da taxa básica de juros, a Selic, neste ano. Amanhã (hoje, 1º) e na próxima quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para definir a taxa de juros.
Atualmente a Selic está em 8,75% ao ano. Os analistas também mantiveram a projeção para os juros básicos ao final de 2010 em 9,25% ao ano. A informação consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central.

O BC usa a Selic para controlar a inflação e cabe à autoridade monetária perseguir a meta de 4,5% para este e o próximo ano. Essa meta, definida com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tem margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite inferior é de 2,5% e o superior é 6,5%…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo