MÍDIA. Rogério Koff, a nova censura e os conceitos de interesse público e privado
“…Se a liberdade de expressão é um dos pilares das sociedades democráticas, conquistado em muitos casos com grande sacrifício, como na recente história brasileira, não significa que outros direitos tenham menor peso. O direito à privacidade, por exemplo, é um dos fundamentos da ordem democrática. Então, em que casos seria legítimo publicar fatos que envolvam a honra e a dignidade de pessoas públicas? A resposta é óbvia: a exposição da vida privada de personalidades públicas só se justifica pela dimensão do interesse público. Isto quer dizer que, quando o interesse público for maior, informações de ordem privada podem e devem ser veiculadas. A balança deixa de pender para o direito à privacidade e aponta claramente para a liberdade de expressão e o direito que nós, cidadãos, temos a uma informação de qualidade…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “A Nova Censura”, de Rogério Koff, colaborador semanal deste sítio. Koff é professor do Curso de Jornalismo da UFSM e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. O texto foi postado há instantes! Boa leitura!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.