Câmara de VereadoresCongressoSanta Maria

SE O STF DEIXAR. Saiba quem são os sete novos vereadores de Santa Maria

Foi PROMULGADA ontem a chamada PEC dos Vereadores. E, com isso, Santa Maria passa a ter 21 parlamentares comunais. É verdade que o número poderá valer apenas a partir da próxima Legislatura. Isso, no entanto, como fica claro em notícia distribuída pela Agência Brasil (confira AQUI), terá que ser decidido ainda pelo Supremo Tribunal Federal. A OAB, por exemplo, é uma das instituições que estão questionando a aplicabilidade imediata da PEC, que agora já está na Constituição.

Mas, afinal de contas, como fica a composição da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a partir da decisão do Congresso Nacional? Ontem, me dediquei a fazer contas, com base no Código Eleitoral. Antes de mais nada, os nomes. E depois como cheguei a eles.

Cláudio Rosa, do PMDB, que está na Câmara como suplente, agora vira titular
Cláudio Rosa, do PMDB, que está na Câmara como suplente, agora vira titular

A coligação PMDB/PP, que elegeu sete vereadores, agora TERÁ 10. Com seus 65.309 votos, garantiu de cara nove edis pelo quociente eleitoral (7.129 votos). O 10° chegou pelas “sobras”. Assumem, como titulares, Cláudio Rosa, Isaias Romero e Marta Zanella – todos do PMDB, que passa a ser a maior bancada do Legislativo, com seis integrantes.

A aliança PT/PR, que colocou quatro edis no Legislativo, com seus 43.245 votos, agora TERÁ 6 – todos pelo quociente eleitoral. Os novos edis são os petistas Loreni Maciel e Vilmar Galvão.

A composição PSDB/DEM/PPS, com seus 18.826 votos, elegeu dois vereadores, agora TERÁ TRÊS, um deles “pelas sobras”. Quem assume é Nilton Martins, o Jacaré, do PSDB.

Por fim, o conglomerado liderado por PTB, PRB e PCdoB. Com os 12.874 votos conquistados em outubro, elegeu apenas um edil. Agora TERÁ DOIS, o segundo “pelas sobras”. O novo vereador é Osvaldo Severo, do PSB.

E AÍ, COMO FICA? – Pelo menos formalmente, muda pouca coisa na correlação de forças do Legislativo. O governo, que conta com nove edis, passa a ter 13. E a oposição, que tem cinco, passa a ter oito.

ATENÇÃO: o entendimento geral é que a assunção dos novos edis é imediata, mas isso poderá mudar logo em seguida. No entanto, o fato está criado e, no caso específico de Santa Maria, não há dúvida: o troco terá que ser redistribuído, na medida em que pelo menos R$ 100 mil adicionais serão gastos a cada mês, para o pagamento de salários dos parlamentares e seus assessores e todas as vantagens (vale combustível, material de expediente, etc) adicionais. Sem falar no espaço físico: onde serão colocados os recém-chegados? Mmmmm…

EM TEMPO: como Cláudio Rosa virou titular, abre espaço para mais um suplente da coligação PMDB/PP, com Tubias Calil (que também é titular) no secretariado de Cezar Schirmer. Quem assume, nessa condição não permanente, é .João Kaus, também do PMDB, como Calil e Rosa.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Pelo que leio aqui nesses comentários, tem gente saudosa dos coturnos e das baionetas no poder. Aos saudodos informo que Santa Maria tem bastante quartéis. É só escolher um.

  2. Parabéns povinho brasileiro,…vocês tanto clamavam pela tal “democracia”;…aí esta ela;…degustêm-na,…e bom proveito!

  3. sou contra a mudança das regras durante o jogo. Soube que eles queriam, inclusive, receber os salários “atrasados” … não, não é piada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo