PETROBRÁS. Olha a contradição: num dia, pau; no outro, elogio. Por que tanto medo da empresa?

PETROBRÁS. Olha a contradição: num dia, pau; no outro, elogio. Por que tanto medo da empresa? - fernando-henrique

Ele bem que tentou, mas não conseguiu acabar com o monopólio duramente conquista. Agora, nova tentativa?

Tenho orgulho de ser brasileiro cada vez que leio algo sobre a Petrobrás. Seja por seu desempenho do momento ou pela forma pela qual foi criada a maior empresa brasileira – e sob controle da sociedade. No entanto, de tempos em tempos, querem acabar com ela, entregando-a de mão beijada ao capital internacional. Num verdadeiro desapego aos valores nacionais. E isso, creia, nada tem a ver com CPI – embora este seja o instrumento da hora para intentar outra vez.

Reconheço minha incompetência para elaborar algo melhor. Mas, finalmente, encontrei alguém com absoluta credibilidade e que colocou o dedo na ferida. Os porquês estão absolutamente claros no texto de Mauro Santayana, na coluna “Coisas da Política”, do Jornal do Brasil. E esse sujeito é pra lá de respeitável. Santayana tem 77 anos e um grande jornalista, tendo atuado, entre outros jornais, na Folha de São Paulo e na Gazeta Mercantil, além de veículos do exterior, quando foi obrigado, pela ditadura, a exilar-se, nos anos 60.

Ah, e ele não pode ser chamado (embora ideologicamente não seja um reacionário, menos ainda conservador) exatamente de “esquerdista”. Era grande amigo de Tancredo Neves, por exemplo, tendo apoiado a candidatura indireta dele à Presidência.

Absolutamente ninguém, na mídia, escreveu melhor que Santayana sobre a Petrobrás e o que querem dela, na verdade, os seus detratores. Vale a pena ler o texto publicado no JB. A foto é de Valter Campanato, da Agência Brasil. Confira.

Quem tem medo da Petrobrás

Os mesmos jornais que atacam a Petrobras revelaram, ontem (quarta), que a empresa foi, entre as não financeiras, a mais lucrativa das Américas, no segundo trimestre deste ano. Isso comprova que está sendo bem administrada. No passado se dizia que o melhor negócio do mundo era uma empresa de petróleo, e que o segundo melhor negócio do mundo continuava sendo uma empresa de petróleo, mesmo mal administrada. Se a Petrobras foi a empresa mais lucrativa da América e na mesma lista não se encontram outras empresas petrolíferas reforça-se o êxito da empresa criada por Vargas. Não há por que apelar para o concurso das petrolíferas estrangeiras na exploração do pré-sal. O contrário é que é o certo, e a Petrobras tem participado, com êxito, da exploração de petróleo no exterior, principalmente em associação com empresas também estatais.

Defensor da iniciativa privada, o ex-ministro Delfim Netto prefere não distinguir as empresas estatais das empresas privadas, senão pelo fato de serem bem ou mal dirigidas. A Petrobras, mesmo em seus anos piores, tem sido bem administrada porque, se os diretores nomeados falham, o corpo histórico de técnicos e administradores sabe cumprir seu dever e resistir como resistiu ao golpe de 1997, perpetrado com a legislação conseguida pelo presidente Fernando Henrique, ao desfigurar a grande empresa.

Se os mais jovens soubessem que a Petrobras tem sido, desde suas primeiras horas, vitória da pertinácia nacional, estariam nas ruas, como estiveram seus pais e avós, repetindo o slogan poderoso de há mais de 50 anos: o petróleo é nosso. Ao reservar para o povo brasileiro o óleo fora das áreas de concessão, infelizmente já outorgadas aos estrangeiros, o atual governo volta sim, ao passado, como é da conveniência de nosso povo. Os que promoveram a amputação da Petrobras, durante o governo dos tucanos de São Paulo, voltam a se mobilizar contra o projeto do governo federal. O governo Lula está agindo constitucionalmente. Apesar de todos seus esforços, o senhor Fernando Henrique não chegou a quebrar o monopólio da União sobre o petróleo. Falam hoje da…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



13 comentários

  1. Flamarion Uchoa

    Claudemir, quando tu dizes que não gostaria de ver a Petrobras entregue ao capital internacional; isto vale também para não querer ver ela (a Petrobras) entregue ao grupo politíco que esta atualmente no poder? No caso, o PT.

  2. Flamarion Uchoa

    Pois é exatamente isto que esta acontecendo no momento. A estatal esta sendo literalmente ocupada por petistas (sendo que a maioria não entende nada de confecção, refino e tecnologia do petróleo) “estrelados”. A Petrobras agora se chama “PeTrobras”, a empresa do PT.

  3. Flamarion Uchoa

    Poderia também se chamar “Petrobol” (Petróleos Bolivianos) ou “Petrovel” (Petróleos Venezuelanos); haja visto a sua total subserviência ao país do ditador Hugo Chavéz e a entrega dos equipamentos da estaal em solo boliviano em 2006. Atualmente sinto VERGONHA desta atual “direção” da Petrobras; pois eles não são brasileiros.

  4. Vicente O. Xavier

    Prefiro que seja gente do PT que é nacionalista e acredita no Brasil, se fosse o PSDB, provavelmente já teria sido privatizada a preço de banana, como ja vimos na era FHC. Quem fala uma barbaridade dessas, não conhece a história do Brasil e também não lê jornais, pois a Petrobras teve o maior lucro da sua história e fez a também maior descoberta de reservas de petróleo no chamado pré-sal, coordenadas por competentes técnicos do PT e dos partidos que compoem o governo. Mas tem gente que não enxerga isso… Santa Maria também foi assim… muitos reclamavam do excelente governo anterior e decidiram mudar… e o resultado… “prefiro não comentar”

  5. Ricardo Bieri

    Vicente; estas reservas do tal de “Pré-Sal” já foram descobertas desde os anos 70, quando o presidente da República ainda era o general Geisel (que tinha sido presidente da estatal em 1969). Tenho a reportágem, vou procurar e depois posto aqui ok.

  6. Ricardo Bieri

    Agora; uma coisa é afirmar que essas reservas “foram descobertas agora”,…outra; é chegar a 7 km de profundidade. Em tempos de “aquecimento global”, não seria muito mais INTERESSANTE e ECOLÓGICO investir em FONTES RENOVÁVEIS e LIMPAS de ENERGIA, tais como as Energias EÓLICA e SOLAR?

  7. Ricardo Bieri

    Talvez por isso a senadora Marina Silva tenha deixado o partido do “monopólio da ética” no qual militou por mais de trinta anos. Ela literalmente “CANSOU” de ver ser argumentos em prol do MEIO AMBIENTE e das FONTES RENOVÁVEIS de ENERGIA, serem preteridas em nome do LUCRO e GANÂNCIA do PETRÓLEO, DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA e outras fontes poluentes e “sujas” de energia. É TRISTE e LAMENTÁVEL!

  8. Vicente O. Xavier

    Triste e lamentável é ver o teu comentário carregado de ranço e rancor. Acredito que deveria se preocupar mais em ajudar a administrar essa torre de babel que se instalou na prefeitura de Santa Maria, com o teu apoio. Agora não adianta se lamentar. Santa Maria estaria muito melhor se projeto da administração passada tivesse continuado. E o Dr. Farret foi convidado a fazer parte daquele projeto. Enquanto isso, Santa Maria, fica sem projovem, sem obras do PAC, sem casas populares, etc.
    Te convido a assistir o pronunciamento do Presidente Lula, neste domingo dia 06 sobre a Descoberta das novas reservas de petroleo no Pre-sal.

  9. Ricardo Bieri

    Santo Deus, você é “doente-mental” ou já lhe fizeram uma “lavagem-cerebral” ao melhor estilo que fizeram na Alemanha de Hitler e na Rússia stalinista, e que atualmente estão fazendo na Venezuela de Chavéz?

  10. Ricardo Bieri

    Que eu apoiei este governo que aí está,…eu não nego,…mesmo estando arrependido e frustrado, pois não está sendo (pelo menos por enquanto), o que eu esperava. Agora; por eu não aceitar certas coisas que estão acontecendo neste governo;…não significa que agora apoie o governo passado, do Valdeci Oliveira. Uma coisa não tem nada a ver com a outra

  11. Ricardo Bieri

    Vicente; não me escondo atrás da mesa, como você alegou em seu último comentário (“carregado de ranço e rancor”, como tu alegaste),…mesmo porque o comentário era sobre PETRÓLEO; e você “fugiu” do assunto em questão.

  12. Ricardo Bieri

    Faço um “trato” contigo: “Vamos voltar a comentar sobre este assunto do Pré-Sal daqui a 15 ou 20 anos, ok”. Se até lá (por 2025) a Petrobras conseguir extrair “uma gota” apenas destas tais “novas” reservas; eu pago um jantar prá ti na Bovinos (ou em um restaurante da dua preferência aqui na cidade) ok. E pode convidar também o Claudemir Pereira, he he he. (Não me meta nessa briga, Ricardo.. hehehee..Mas que aceito o jantar – não importa quem pague -, não há dúvida.. hehehehe)

  13. Vicente O. Xavier

    Acompanho tuas cartas aqui no Claudemir há anos. Por isso digo que o teu comentário é objetivamente para atingir o PT. A Petrobras não é mais aquela empresa obsoleta da era FHC, ela é a 8ª maior empresa do mundo e a 2ª em lucratividade. Tem todas as condições de extrair e beneficiar toda essa riqueza descoberta, dividindo-a com o povo brasileiro. O que está em jogo são dois modelos de concepção de país. O nacionalista que fortalece o estado e distribui a riqueza entre os brasileiros ou o aquele dos neoliberais que abre o país para exploração do capital externo que gera riqueza para quem explora. Os manda-chuvas do PSDB e DEM já se manifestaram a favor do segundo modelo. Ricardo, sinceramene acredito que você devia se livrar desses sentimentos ruins que deixa transparecer em suas palavras (por exemplo me chamar de débil-mental no comentário abaixo) e enxergar o novo. O Brasil está melhor, mais forte, mais respeitado, menos desigual com o governo Petista que conta com o apoio do Partido Progressista que acredito que seja o teu partido. Contudo, não deixo de imaginar como seria se a eleição 2008 tivesse sido ganha pela chapa PIMENTA/FARRET, Santa Maria estaria melhor, o Dr. Farret e o PP estariam melhores. Quanto a aposta da Bovinus… aceito sim. Mas pra 2017, com a presença do Claudemir e do Pedro. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *