Eleições 2010Estado

PIRATINI. Yeda empossa secretários e compromete PP com tentativa de reeleição

Ao empossar quatro novos secretários, na dança das cadeiras anunciada semana passada, a governadora Yeda Crusius, no final da manhã de ontem, no Palácio Piratini, buscava atingir dois objetivos. Um, deixado claro no discurso, é a assunção de três objetivos de governo, um dos quais o compromisso com o “déficit zero”, mantra da administração chefiada pela tucana. Outro, de natureza política, é comprometer o Partido Progressista – o grande beneficiário da remodelação, ao receber a Chefia da Casa Civil – com a tentativa de reeleição que a líder do PSDB fará em 2010.

É verdade que esse tipo de acordo tácito já foi firmado antes, e sempre precedeu crises de relacionamento. Agora, como será? O jeito é esperar para ver. A propósito, em todo caso, da solenidade desta quarta-feira, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa do Piratini. A foto é de Jefferson Bernardes. A seguir:

Compromissos marcam posse dos novos secretários no governo Yeda Crusius

Uma sorridente Yeda, seguida de Vivian, do PP - a sigla parceira escolhida pela tucana para 2010
Uma sorridente Yeda, seguida de Vivian, do PP - a sigla parceira escolhida pela tucana para 2010

Três compromissos de governo marcaram o ato de posse dos novos secretários da Casa Civil, Otomar Vivian, da Educação, Ervino Deon, das Relações Institucionais, José Alberto Wenzel, e Geral de Governo, Ana Pellini. Um deles é a continuidade do déficit zero, via equilíbrio das contas públicas, para que o Estado gaste mais e melhor com os cidadãos e atraia mais investimentos. “Este é o nosso segundo ano de déficit zero. Em 2010, esta conquista será mantida”, assegurou a governadora Yeda Crusius ao falar no Salão Negrinho do Pastoreio, que se tornou pequeno para acomodar todos os presentes. “É preciso renovar para avançar”, disse Yeda aos novos secretários, para, depois, acrescentar: “O Rio Grande do Sul não pode permitir retrocessos neste rumo do desenvolvimento com transparência”.

Aplaudida várias vezes, Yeda deixou muito clara aos secretários a importância da sustentação do déficit zero para o próximo ano. “Esta é uma conquista da qual não abrimos mão”, assegurou. “A unidade política do governo e a harmonia com os demais poderes, confirmada pela renovação a que hoje damos posse, por meio dos novos secretários, vão construir mais um orçamento realista com investimentos para 2010”, previu a governadora. “Com as contas em dia, que é o nosso compromisso público, 2010 será mais um ano no caminho certo, com a coragem e a determinação do povo gaúcho, ao qual acompanhamos com a nossa coragem e determinação de agentes públicos.”

Unidade

Os demais compromissos são a reafirmação da unidade política do governo e a renovação do diálogo e da harmonia do Executivo com os demais poderes. Sobre os desafios da nova etapa do governo a partir da posse dos secretários, disse Yeda: “Vamos ampliar ainda mais a unidade da base parlamentar para que este governo, que é de resultados e está na direção certa, continue a fazer render os seus frutos em
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo