EconomiaNegóciosPrefeitura

HYUNDAI. Santa Maria disputa a instalação de fábrica coreana de elevadores. Pelotas é o adversário

Estar na Coreia (canto direito da foto) pode ser um diferencial. Mas Pelotas também está

Atenção: não são 5 mil empregos. Muito menos 15 mil, como já se especulou, inclusive na mídia. Imagina-se que sejam entre 300 e 500, podendo chegar a mil, com os indiretos. De todo modo, é um graaaande investimento. E Santa Maria está na disputa.

O adversário é Pelotas, ao que tudo indica. Inclusive porque está na Coreia, além do prefeito santa-mariense Cezar Schirmer, um representante daquela comuna. Mas não custa nada, pelo contrário, apresentar a cidade aos coreanos, colocando todas as nossas virtudes e possibilidades.

É o que, claro, está fazendo o comandante da comuna, como pode se verificar a partir do material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Fabrício Minussi, com foto de Caco Argemi, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. Ah, lá embaixo confira o link sonoro com a palavra do prefeito. A seguir:

Santa Maria disputa com Pelotas instalação de uma indústria de elevadores da gigante Hyundai

O prefeito Cezar Schirmer confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), que Santa Maria disputa com Pelotas a instalação de uma indústria de elevadores da Hyundai no Rio Grande do Sul. A cidade já foi apresentada pelo chefe do Executivo ao grupo de investidores, durante visita às instalações da gigante coreana.

A prospecção foi o ponto alto do primeiro dia de agenda em Seul, capital da Coréia do Sul, de uma missão governamental e institucional promovida pelo Governo do Estado. Schirmer participa da missão gaúcha acompanhado de cerca de 70 empresários, investidores e dirigentes municipais, a convite do governador.

“Fizemos a apresentação e a defesa de Santa Maria junto aos investidores coreanos. A vinda da Hyundai para o Rio Grande do Sul já é dada como certa pelo governador e estamos fazendo o nosso papel como prefeito, que é de estar presente nestas ações. Estamos no centro dos acontecimentos. Por isso, podemos dizer que estamos um passo a frente nesta prospecção que agora depende do governador Tarso Genro anunciar para qual cidade os investimentos da Hyundai serão direcionados no RS”, disse Schirmer…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PALAVRA DO PREFEITO

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

17 Comentários

  1. Seria ótimo vir para Santa Maria. Porém devido a proximidade com o porto Pelotas leve maiores chances. Pois poderiam escoar a produção para Rio Grande pela lagoa dos Patos e a partir de Rio Grande chegar pelo Oceano Em muitas regiões do Brasil e também do mundo. Mas vamos torcer. Espero que o SChirmer resolva problemas de estrutura em Santa Maria, como o do transporte público que é péssimo em algumas linhas. Ou ainda melhore as ruas de alguns bairros e não só maquie.

  2. Por que não se traz uma fábrica de balões para Santa Maria? Até eu sairia da minha caverninha escura e iria pleitear uma vaguinha.

  3. @Luiz
    Ela pode até ir para Rio Grande, mas se tu realmente leu a notícia que fala sobre Rio Grande, o interesse da Hyundai lá é relativo ao Porto de Rio Grande e não a fábrica de elevadores.

  4. … e heis que a mídia noticia que a Hyundai pretende se instalar em Rio Grande.

    Era o óbvio.

    O mundo dos negócios não é feito de bondade nem de política partidária.
    Passam por cima disso tudo… patrolam…

    Tomara que – depois de mais esta – acabe de vez a insistente repetição da falácia de Santa Maria ser “uma cidade com excelente localização geográfica”, “centro do Estado”, etc…

    Para o bem do futuro da cidade, está na hora de acabar com o auto-engano e encarar Santa Maria como ela é: uma cidade formadora/capacitadora de mão-de-obra qualificada (que não fica aqui), mas com grandes carências de infra-estrutura, péssimos canais físicos de distribuição, mínima (para não dizer zero) capacidade de investimento público direto e inconstância administrativa pública (leia-se: baixa confiabilidade nos agentes políticos locais), fatores estes que geram desconfiança daqueles que administram investimentos pesados e de longo prazo.

    Resta, mais uma vez, continuarmos assistindo a partida de filhos, amigos, conhecidos.

    Santa Maria tem saída?
    Infelizmente tem: a rodoviária!

  5. Elvino Mortari :
    @Carlos
    Que palhçada!!! Como se a decisão de vir ou não fosse do Tarso!
    Como alguém pode ser tão idiota a ponto de pensar que uma empresa faria investimentos em uma cidade só por interesses desse ou daquele político?
    A Hyundai é muito grande para balizar suas decisões pelos interesses de um prefeito medíocre que não consegur nem administrar 65000.000 de um programa federal!
    Como Schiremer explica que esteve no poder do governos Simon e Brito e nada trouxe para sua cidade natal?
    Como explica que antese de querer ser prefeito de SM quiz ser de Porto Alegre?
    Não força meu chapa!!! O teu cavalo é manco!ganhou uma nas costas do Farret!

    Eu acho que o São Pimenta deve trazer esta fábrica para ele subir ainda mais… entendeu? elevador, subir….

  6. @Carlos
    Decisões negociais e empresariais. Essas foram as justificativas que os políticos Santamarienses que habitaram outros governos sempre deram por nunca terem trazido uma grande empresa para a cidade.

  7. Com esse negócio dos Gays em alta eu acho que vamos perder para pelotas.
    Bueno!Ah não ser que o Schirmer se supere!

  8. @Carlos
    Que palhçada!!! Como se a decisão de vir ou não fosse do Tarso!
    Como alguém pode ser tão idiota a ponto de pensar que uma empresa faria investimentos em uma cidade só por interesses desse ou daquele político?
    A Hyundai é muito grande para balizar suas decisões pelos interesses de um prefeito medíocre que não consegur nem administrar 65000.000 de um programa federal!
    Como Schiremer explica que esteve no poder do governos Simon e Brito e nada trouxe para sua cidade natal?
    Como explica que antese de querer ser prefeito de SM quiz ser de Porto Alegre?
    Não força meu chapa!!! O teu cavalo é manco!ganhou uma nas costas do Farret!

  9. Quero só ouvir quais serão as justificativas de tds os políticos e pessoas de SMaria que que estão no governo Tarso para explicarem se a fábrica da Hyundai não vier para SMaria? O próprio governador que tem laços familiares e pessoais com a cidade será que não priorizará SMaria na escolha??? É um investimento maior que 10 Ford, 100 Azaléia, 20 fábricas de Blindados etcccc

  10. Um emprego deste, numa fábrica de elevador, vai permitir muita gente “subir” na vida…. e descer….

    Será que esta fábrica poderia ajudar o coloradinho subir para primeira divisao?

    E o mesmo? Será que com a fábrica de elevadores encontraremos, finalmente, o Mesmo?
    Antes de entrar no elevador verifique se o Mesmo encontra-se parado no andar…

    Eu tenho medo do mesmo, nunca o vi parado em nenhum andar…

  11. Olha na minha caverna não precisa elevador não. Mas acho que pro Rio Grande é um baita investimento. É investimento maior que umas 10 azaléias. Já para Sta Maria, ainda aguardo a vinda daquelas fabricazonas chinesas que iam vir daquela viagem do nosso grande prefeito né.

  12. Notícia que cria grande espectativa com certeza, afinal, para quem conhece Pelotas, sabe muito bem que a única vantagem que ela possui sobre Santa Maria é a maior proximidade com o porto de Rio Grande, de resto não tem como comparar, os prós para Santa Maria são muito superiores.
    Espero que haja uma união como ouve quando da vinda da Kmw, assim nos chances são realmente reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo