Eleições 2010Partidos

ENTÃO, TÁ (3). Ciro faria parte do jogo. Bate firme em Serra agora e concorre a governador em 2010

Os três estão juntos, e não só na visita às obras de transposição do rio São Francisco. É mesmo?!
Os três estão juntos, e não só na visita às obras de transposição do rio São Francisco. É mesmo?!

Faz sentido. Afinal, como você leu na nota imediatamente anterior, a composição de partidos que fecham com Dilma Rousseff (quanto mais não seja, por esse fator) praticamente inviabiliza uma candidatura de Ciro Gomes a Presidência da República. A menos, claro, que ele extrapole nas pesquisas, o que para a maioria é muito complicado, com a entrada em cena de Lula e um batalhão de gente que darão visibilidade maior à ministra-Chefe da Casa Civil.

Mas, na verdade, há quem avance mais. E diga que, intuitiva ou até formalmente (como saber?), Ciro se coloca como o ponta-de-lança da estratégia de Lula, com ou sem o aval do PT (que virá mais adiante, por determinação superior). Ele bate (e sabe fazer isso como raríssimos) em José Serra agora, e mais tarde vira candidato ao governo paulista. É mesmo? Os detalhes dessa história estão em reportagem publicada pel’O Estado de São Paulo. O texto é de Marcelo de Moraes, Vera Rosa e João Domingos, com foto de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. Confira:

Acordo deve deixar Ciro fora da corrida pelo Planalto

Dentro do Palácio do Planalto já existe uma certeza – o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não disputará a corrida presidencial contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Oficialmente, Ciro manterá a candidatura à Presidência até os primeiros meses do próximo ano, mas seu destino eleitoral já está definido e será a disputa pelo governo de São Paulo, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT

A retirada da candidatura não será feita com antecedência por razões estratégicas. Primeiro, o próprio Lula quer esperar pela consolidação do nome de Dilma. A expectativa é de que as viagens da ministra, como a feita ao lado de Lula e de Ciro por cidades do Rio São Francisco, já comecem a produzir efeito, refletindo nas pesquisas eleitorais.

Além disso, o governo entende que a presença momentânea de Ciro como fator favorável, pois tem disputado intenção de voto nos mesmos segmentos que o governador de São Paulo, José Serra, (PSDB), principal pré-candidato da oposição. Ele também tem assumido o debate crítico contra o tucano, o que ajuda na campanha governista.

Existe, no entanto, uma condição clara para que esse movimento se concretize. Dilma precisa ultrapassar Ciro nas pesquisas. “Se ela não decolar, ele disputa a Presidência”, avisa um dirigente do PSB…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo