EstadoPartidos

FALA, YEDA! Governadora pede desculpas por ter escolhido Feijó para Vice. E indica que será candidata

Cercada de assessores, Yeda sinalizou a candidatura à reeleição. E não poupou Feijó
Cercada de assessores, Yeda sinalizou a candidatura à reeleição. E não poupou Feijó

Talvez não tenha havido melhor momento para a governadora Yeda Crusius falar à imprensa do que este, de ontem – menos de 24 horas depois de a Assembléia Legislativa, com ampla maioria governista, ter sepultado a possibilidade de impeachment. Afinal, foi uma vitória política e tanto. Que, naturalmente, a titular do Piratini, legitimamente, buscou capitalizar.

Na entrevista, por exemplo, afora admitir o “erro” de compra uma casa entre a eleição e a posse, também foi pra cima do seu vice, Paulo Afonso Feijó, “pedindo desculpas” aos gaúchos por tê-lo escolhido para vice. Ah, e também sinalizou, com bastante clareza, que pretende candidatar-se à reeleição, inclusive dizendo – ao contrário do que a maioria dos observadores escreve e fala – ter apoio do virtual candidato presidencial tucano, José Serra.

Para que não fiquemos com uma versão local, e todas as suas eventuais implicações, tomo a liberdade de reproduzir uma reportagem forasteira. No caso, a publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é do jornalista Elder Oliari, com foto de Jefferson Bernardes, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

Yeda Crusius assume que compra de casa foi um ‘erro político’

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), considerou como “erros políticos” a aceitação da indicação do empresário Paulo Afonso Feijó (DEM) como vice-governador em sua chapa, em 2006, e a compra de sua casa ao final daquela campanha eleitoral. “Eu deveria ter previsto que qualquer mudança naquele período, para uma governadora ainda não empossada, provocaria desconfianças, mesmo que (o negócio) feito de modo legal, limpo e transparente”, afirmou, durante pronunciamento a jornalistas convidados para uma entrevista coletiva, nesta quarta-feira.

Yeda voltou a falar com a imprensa um dia depois de se ver livre de um pedido de impeachment feito pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais (FSPE). Na terça-feira, a base aliada fez valer a maioria que tem no parlamento e arquivou o processo. A tucana considera encerrado um período de acusações “infundadas e injustas” da oposição e anunciou que vai passar a participar de mais atividades públicas portando os “atestados” que tem agora.

Citou, a seu favor, as decisões da Assembleia Legislativa, da Justiça Federal de Santa Maria, que negou pedido de bloqueio de seus bens e de afastamento do cargo feito pelo Ministério Público Federal, e também do Tribunal Regional Federal, que excluiu seu nome da ação de improbidade administrativa contra agentes públicos envolvidos com a fraude do Detran…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

32 Comentários

  1. Márcio:
    Também espero. Concordo. O Lula não é mais ou nem menos. O FH também deixou a desejar. Mas hoje vejo que não foi tudo aquilo que diziam dele. Inclusive, ele deixou o Plano Real. Que plano!

  2. @Vilmar Seixas
    Se está me dizendo que não foi ato falho, ok. Mas sabemos que o FHC não foi tão inocente assim no trato com o congresso, não é mesmo? No resto, é assim mesmo, em suas palavras “O FH foi chamado pelos petista de tudo e mais um pouco” ontem, hoje os tucanos falam de tudo e mais um pouco do Lula, e assim nos vamos… Mas tenho sempre a esperança de que novas lideranças políticas saiam desta pobreza de discurso!

  3. Márcio!
    Certa vez, fui falar sobre a Social Democracia no Curso Cristão de Políticas, época do saudoso Fernando Henrique, me questionavam como que eu apoiava o FH se ele comprava dos deputados com verba s meis liberaç~so de verbas e acabavam com CPI da corrupção… Não foi ato falho! O O FH foi chamado pelos petista de tudo e mais um pouco. O Lula o PT fazem muito pior. Em Corrupção nem se fala. E calaram os principais meios de comunicação do Brasil com verbas, empréstimos… Assim, hoje, o rombo é muito maior deste governo petista do nunca na história do Brasil. Fora Lula!

  4. Graças a Privatização da Telefonia, o Brasil está adiante dos demais pais em celulares, internet, etc… Em 1992, ganhei de herança um terreno, do meu falecido pai em Caçapava. Com os 4.000,00 não sei o que da época, pude comprar uma linha telefônica em Camobi. Um terreno para uma linha telefônica. E hoje? A Vale, não conheço muito a sua história… mas que funciona hoje, sem o tal de funcionalismo público, funciona. O Petismo acabou com o funcionalismo público, pois trabalhar que é bom, tem que ajoelhar para trabalharem em serviços que se devem a população. Foi muito ruim o ter que fazer a privatização de qualquer empresa governamental, mas não tinha outra saida na época. Hoje colhemos frutos pelo resultado, com pequenas exceções. O FHC é homen de verdade, de coragem. Não bricava com o quanto pior melhor. Ao contrário, deu seu nome para ajustar o país. Hoje, é pouco popular! Mas não é populista como o Lula, não comprava tanto os deputados com emendas como hoje, muito menos era autoritário como lhe chamavam. Autoritário é o LULA! Este sim!!!Saudades do FHC!

  5. Junior:
    O PSDB defende a social democracia! O Brasil é um verdadeiro pais social democrata (Mais ou menos com o Lulinha no Poder) graças ao plano Real Tucano! Precisa melhorar muito, muito medmo, mas com a incompetencia do atual governo, é impossível! Por isso, vem aí o José Serra! Vamos ajudá-lo a ganhar a presidencia , a governar de fato e corrigir os erros atuais!!! Basta de PT!!!

  6. Não vamos com tanta sede ao pote ainda tem muito pela frente, a morte daquele cara lá em Brasília é um esqueleto no armário, qualquer dia ele aparece na praça como aconteceu em Antares no dia em que os mortos voltaram a praça, ainda tem uma outra morte que não tá bem esclarecida, tem muita coisa para ser revelada ainda,essa história ainda tem seus segredos.

  7. @Leandro
    meu amigo não foi o pt que denunciou foi o MP com gravações autorizadas pela justiça tudo legal quem ta tentando enganar o povo é a governadora e isto é terrorimo cortar ponto de professores isto é terrerorismo não tenho procuração para defender o pt e nem é aminha intenção mas enganar o povo não encobrir as falcatruas ai não colocar a culpa nos outros não . vamos ter vergonha na cara .

  8. vilmar seixas
    ta serto o psdb tem a melhor politica para o brasil olha o exenplo da vale um baita negocio vendida por meia duzia de pila a petrobras tava quase sendo vendida a economia era uma beleza o EUA tava um espiro eo brasil quase ia afalencia a inflação tava nas nuvems o risco brasil era um temor para todo o brasileiro. esta politica é a perfeita para o brasil voltar a ser colonia .

  9. Caro João
    Realmente, eu não gostava muito do Fernando Henrique…Achava ele vaidoso, até um pouco arrogante, bossal, etc… mas vendo o PT bater nele, nos chamar de Neoliberal (ele se uniu ao PFL pela Governabilidade) e eu e muitos tucanos não aceitávamos. Agora com a maneira Lula, Poder a qualquer custo, todos programas do FHC em prática copiados, distribuição de bolsa sem controle, tentativas de mostrar que são melhores, etc… cheguei a conclusão: TENHO SAUDADES DO FHC! O Lula é muito mais autoritário – escolhi sozinho a Dilma e pronto, muito fora da casa, dá pena e raiva lhe escutar, compra de mídia a qualquer custo, etc… Afirmo: O mensalão foi feito para o PT, José Alencar, Dilma, Lula e rumo ao Socialismo! Mas o cara do PTB, o Jeferson, amarelou e… Ponto final!

  10. vilmar seixas, se o PSDB é tudo isto de pureza, porque não lançam o FHC como candidato de novo?, e o mensalão FOI O PSDB QUEM CRIOU NO GOVERNO AZEREDO EM MINAS COM O PRÓPRIO MARCOS VALÉRIO.

  11. Caro José Duarte…. Até onde eu sei, e toda popuilação que defende um Estado Democrático de Direito, o ÔNUS DA PROVA CABE A QUEM ACUSA. Pois bem, você, talvez pela ânsia de tentar argumentar em defesa aos ideais ditatoriais praticados pelo PT (apenas minha ideia pessoal é claro), argumenta que a Governadora supostamente não provou sua inocência!?!?!?
    Meu caro, TAL ARGUMENTO É FALHO E DE FORMA ALGUMA PROCEDE, pois foi justamente o contrário, SENDO QUE OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO (RANCOROSA) QUE ACUSARAM E ATÉ AGORA NÃO PROVARAM NADA!!! Portanto, a quem cabia o ônus de provar algo (neste caso a oposição), que acusou, gritou, fez teatro, terrorismo, NADA CONSEGUIU PROVAR, ou seja, MAIS UMA LAMENTAVEL TENTATIVA AUTORITÁRIA DE DESRESPEITO COM A DEMOCRACIA E A INTELIGÊNCIA DO POVO GAÚCHO!!! ESSE É O JEITO DO PT E PSOL DE FAZER POLÍTICA!!!
    Só para completar: A Inocência da Governadora por si só vem sendo sistematicamente provada em cada decisão judicial que tem sido promulgada em favor da Governadora (ex. Exclusão de seu nome do processo midiático que o MPF fez; Ex2: Negativa da justiça de voltar a inquirir o assunto da compra da Casa da Governadora, pelo fato de já ter sido investigado, apurado, e decidido pela TOTAL REGULARIDADE NA COMPRA DO IMOVEL; ETC…).
    CONTRA FATOS NÃO HA ARGUMENTOS!!! OS DEFENSORES DA DEMOCRACIA QUEREM RESPEITO E NÃO MERA CALÚNIAS SEM APRESENTAÇÃO DE PROVAS (AINDA MAIS REALIZADA POR DEPUTADOS QUE TEM INÚMEROS PROCESSOS NAS COSTAS POR CAIXA 2 E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA… QUE MORAL ELES TEM!?)
    O ÔNUS DA PROVA CABE A QUEM ACUSA…. E COMO TODOS NÓS ESTAMOS VENDO…. O PT SÓ FEZ É TERRORISMO A MANDO DE SEU MINISTRO CANDIDATO, MAS PROVAS QUE É BOM (E É O MÍNIMO QUE SE ESPERA DE QUEM ACUSA) ……. NADA!!!!

  12. No caso de eleita os dias seriam alegres no palácio e a governadora andaria saltitante cantarolando”Bomxibomxibombombom” vice bom é J pozzobom!

  13. Eu se fosse a Yeda convidava o pozzobom para vice, vai ficar bem quetinho lá no canto dele sem fazer nada como acontece aqui em Santa Maria, no máximo vai ameaçar brigar, mas será sempre fogo de palha como agora que ele ameaçou sair do governo ser candidato a deputado estadual e isso e aquilo, o Tubias e o Dr. Schirmer não deram a minima e ele se abafou no cantinho dele.
    Taí o vice ideal para a Yeda!

  14. Caro João:
    Realmente, estou no meu papel. Sou tucano desde 1988, quando no último ano de curso na UFSM. Defendo a Social Democracia por convicção. O Mensalão, do PT, José Dirceu, Dilma e Lula, começou com o PT e ponto. Foi o maior contra testemunho do até então virgem de falta de ética do Petismo e, o pior, foi abafado no Congresso e agora totalitariamente, apagado no STF, por Ministros ligado a esta corrente. Aos que tem medo da Yeda, ela insiste: vai ser candidata! Veremos o anos que vem. Santa Maria vai estar representado pelo PSDB, de verdade, comigo e colegas tucanos valorizados e motivados para tal! A CPI do escândalo da Petrobras, investigado e verificado pelo TCU, foi patrolada pelo totalitário Lula. A junção com Sarney, Collor, etc neste momento mostra a vergohha moral do PT. Ponto.

  15. se a yeda tiver a coragem de se candidatar a Governadora VAI SER A MAIOR LAVADA DE VOTOS, terá voto só do seus cargos de confiança e OLHA LÁ,como ela não tá ném aí QUE VENHA A SENHORA YEDA, COM TOOOOOOOOOOODA A DIREITA, O POVO GAÚCHO ERROU UMA VEZ NÃO ESPERE QUE ERRE DUAS, NÃO SOMOS BURRRRRROOOOS!

  16. vilmar seixas, como presidente do PSDB(RECÉM ELEITO), só está cumprindo com o seu papel, talvez pela ânsia de mostrar trabalho no comando do partido, só vou lembrá-lo de uma coisa MENSALÃO NASCEU EM MINAS GERAIS COM O GOVERNO DO PSDB, e dizer que a esquerda rouba e divide, e a DIREITA ROUBA E FICA SÓ COM OS CACIQUES, ainda prefiro os que dividem e não ficam comprando casas para ostentar luxos que sua renda não comporta.

  17. PARABENS Paulo Afonso Feijó . O SENHOR É UM EXENPLO DE POLITICO SEU UNICO ERRO É TER ESCOLHIDA A CANDIDATA ERRADA PARA CONCORER E GOVERNAR .

  18. que falta de respeito com os gauchos ela não provou a sua inocencia pelo contrario e vem para tv se fazer de inocente haha ai não . o que acoteceu de novo é o esperado os seu cupinchas na assenbleia ums porque tem o rabo preso outros porque ganharam um cargo no “governo” arquivaram o proçesso dela . ja estava tudo pronto desde o começo alias a yeda vai para a reeleição com um nova frase . “NOVO JEITO DE ENROLAR…

  19. Caro Leandro:
    Conheço a Yeda desde que entrou no PSDB há bons anos. Como Deputada nunca votei nela, mas confesso que sempre lhe admirei, pela sua qualidade administrativa, sua competência no que pega para fazer e na sua seriedade. Não esperava vê-la eleita Governadora, mas foi muito bom, pois eu Tucano desde 1988, admirador da Social Democracia e em pouco tempo derrotar o PT, no meu Estado que se dizia capital do petismo… A Yeda incomoda o PT e seus braços de esquerda radical pelo risco do efeito Serra, lider maior e futuro Presidente do Brasil. Maior caixa dois do que o PT pratica com seus braços sindicais (CUT), sociais (MST) e demais não existem. Os burros de direita roubam para si, a esquerda (PT) para o coletivo e depois repartem com seus lideres maiores em campanhas políticas…(Mensalão do Jose Dirceu, Palotti com os prefeitos de S.Paulo, mala de dinheiro do tesoureiro aqui do RS, o jogo de bicho, etc). A Yeda deu nos dedos do seus opositores, faz um razoável a bom governo e tem muito a acrescentar ainda. Será candidata a releição, vamos apoiá-la e vamos organizar o PSDB de verdade em Santa Maria. Esperem para ver!!!

  20. Obrigado Leandro e penso que o que escrevestes tem a verdade na maioria dos pontos. Só para deixar bem claro não solicitei esclarecimentos de nada, e muito menos manifestei qualquer palavra em direção ao senhor Lair. Obrigado pela elegância com que se dirigiu a mim, mas fiz citação ao que escreveu o jornalista Fritz R.Nunes. Falei sobre o novo cabelo da governadora e da enganação da chapa, Yeda e Feijo na época eleitoral, que isso penso não temos como negar nem nenhum indicativo matemático ou contábil justifica.
    Espero ter esclarecido essa pequena confusão. um abraço
    @Leandro

  21. Leandro, não esqueça que a governadora veio pessoalmente a Itaara em 9 de setembro, para ver os estragos causados pela chuva de granizo do dia 7 de setembro. Ela não “SÓ VEIO A ITAARA” como “AJUDOU ITAARA” (ao contrário de alguns “pseudo”-governantes e ex”sindicalistas”,…que passam viajando, enquanto o Estado de Santa Catarina ainda aguarda as verbas prometidas pelo Lula, lembram das enchentes em SC em novembro do ano passado? E as verbas, aonde estão?). A governadora Yeda além de ir apenas dois dias depois da trajédia em Itaara, ainda ajudou com telhas, material de construção e ainda foi pessoalmente ao local. Sei disso por que moro em Itaara,…só não fui lá abraçá-la pessoalmente, porque estava trabalhando na reconstrução da minha casa, e não adianta vocês da esquerda rancorosa e intolerante ficar atacando a governadora sem provas e com “terrorismo”, pois ela será REELEITA, para desespero de vcs,…além do que, ela não apenas promete, “YEDA FAZ E CUMPRE”, como bem colocou o Leandro no post abaixo.

  22. CAro Marionaldo.
    Realmente eu não acho que tudo que a Governadora Yeda fez é culpa da oposição, por exemplo:
    – O Equilíbrio das Finanças Públicas do Estado com a Conquista do DÉFICT ZERO (Déficit de mais de 37 anos);
    – A Doação da Nova Santa Marta (Prometida a mais de 17 anos pelos outros Governos), sendo a MAIOR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA AMÉRICA LATINA;
    – A Recuperação do Poder de Investimento do Estado, que possibilitou realizar obras em todas regiões do Estado;
    – O Pagamento de Precatórios Atrazados (Não pagos inclusive pelo governo do PT);
    – O PAGAMENTO EM DIA E COM RECURSOS PRÓPRIOS DO 13º SALÁRIO AOS SERVIDORES (não obrigando os servidores terem que recorrer ao BAnrisul para pedir empréstimo de algo que por direito lhe é devido);
    – A Capitalização do BANRISUL, que o tornou um dos Bancos Públicos de maior rendimentos do PAís, e possibilitou a criação de Fundos estratégicos para resolver o problema da previdência do Estado (a muito deixado de lado pelos outros governos);
    – O maior investimento de recursos na área Social já feito em décadas;
    – DENTRE OUTRAS TANTAS CONQUISTAS AO POVO GAÚCHO QUE CERTAMENTE A OPOSIÇÃO (NEM QUANDO FOI GOVERNO)NÃO TEVE PARTICIPAÇÃO!!!!
    Obs. A figura do Srº. Lair Ferst que você tem como fonte segura, gostaria de lembrar que o mesmo fez as tais denuncias com o benefício da DELAÇÃO RPEMIADA, ou seja, falou o que queriam ouvir para tirar o dele da reta!!!
    Espero ter esclarecido suas dúvidas!!! Abraço!!!

  23. 2 operações da PF e mais processos do MPF e não há fatos. Tá loco, Gaucho que vota em paulista tem que se ferrar mesmo.
    Fritz, não esqueça da morte “misteriosa” de um ex-dirigente das Associação das Industrias Fumageiras, que estava no comando de quando foi entregue os R$200mil para a campanha da YRC, ocorrida também no Grande-Goiás. Acho que foi em Itumbiara. A noticia não foi muito divulgada pela grande mídia, afinal não era nenhum “fato novo”. já são 2 pra conta da Yeda. Fora o Sem-terra de São gabriel.

  24. Fritz :O que mais me indigna em tudo isso são os argumentos tacanhos de algumas pessoas que defendem a governadora. Procuram, de forma ridícula, dizer que tudo que a dona Yeda está passando é por culpa da “oposição”. Só falta dizer que os “puffs” que ela comprou na Tok & Stok também foram comprados pela oposição. É preciso lembrar que: 1- Lair Ferst, era amigão da governadora e do PSDB, e foi pego pela Polícia Federal; 2- Marcelo Cavalcante (morto em Brasília) era o homem de confiança da governadora e disse em gravações feitas pela PF tudo o que ele sabia sobre corrupção no governo. E, por fim, a denúncia judicial contra a governadora foi feita pelo Ministério Público Federal. Ah, tenha dó! Será que todos esses citados, inclusive os procuradores, são opositores (petistas) disfarçados?

    Coitadinha Fritz, ela mudou o cabelo!!o vice governado não pode mudar…só rindo mesmo e ficando zangado né Fritz?

  25. O que mais me indigna em tudo isso são os argumentos tacanhos de algumas pessoas que defendem a governadora. Procuram, de forma ridícula, dizer que tudo que a dona Yeda está passando é por culpa da “oposição”. Só falta dizer que os “puffs” que ela comprou na Tok & Stok também foram comprados pela oposição. É preciso lembrar que: 1- Lair Ferst, era amigão da governadora e do PSDB, e foi pego pela Polícia Federal; 2- Marcelo Cavalcante (morto em Brasília) era o homem de confiança da governadora e disse em gravações feitas pela PF tudo o que ele sabia sobre corrupção no governo. E, por fim, a denúncia judicial contra a governadora foi feita pelo Ministério Público Federal. Ah, tenha dó! Será que todos esses citados, inclusive os procuradores, são opositores (petistas) disfarçados?

  26. Se for por isso, tenho visto tanta gente arrependida de já ter votado no Lula, Tarso, e tantos outros. Essa é a natureza do processo democrático, onde a mudança de opinião e opção é constante no decorrer do tempo.
    Mas creio que a Governadora agiu com Grandeza ao admitir erros políticos, que estratégicamente foram usados pela oposição de forma tendenciosa no intuito de causar um clima de terror no Estado. Esta oposição raivosa e do vale tudo pelo poder, está muito longe do que o povo GAúcho quer presenciar.
    Existe um ditado: CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!! E lamentavelmente o que vemos tanto a nivel judicial quanto político, é que os partidos da oposição só tem “argumentos”, MAS NENHUM FATO!!!
    Creio que a partir de agora possamos ter um debate político de PROPOSTAS e RESULTADOS, é isso que realmente interessa o RIO GRANDE.
    TERRORISMO JAMAIS!!!
    PArabéns Claudemir pelas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo