Arquivo

Contabilidade. Se a geografia valesse, PMDB teria vencido em oito dos 23 municípios da região

A divisão foi feita pelo PMDB e segue critério próprio. Por ele, é preciso que se diga, se comete um absurdo geográfico, na medida em que Itaara, colada a Santa Maria, não pertence a região Centro, para os peemedebistas. Em vez disso, faz parte da região da Quarta Colônia – se ela está na região central, para o partido, não importa – o que interessa é a divisão por coordenadorias.

 

Aliás, a comprovar a besteira geográfica, enquanto os peemedebistas itaarenses são considerados da Quarta Colônia, a 15 km da boca do monte; Cachoeira do Sul fica no centro, embora a 120 km, e bem adiante de municípios como Faxinal e Nova Palma, incluídos na região colonial. Pois é.

 

Enfim, como escrevi, o critério é da sigla, a que mais votos fez no Estado. Mas, juntando as duas – Centro e Quarta Colônia – há o que se comemorar, mas nem tanto. Afinal, o PMDB dessas duas regiões conquistou cinco prefeituras no Centro, em 11. E apenas três em 12, na chamada área colonial. Ou, somando, oito em 23.

 

A saber: Santa Maria, Tupanciretã, Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul e Novo Cabrais, na Coordenadoria Central; e Restinga Seca, Agudo e a gloriosa Itaara, na Quarta Colônia. Além disso, o PMDB conta com seis vice-prefeitos nos municípios: Agudo, Ivorá, Nova Palma e Restinga Seca, na Quarta Colônia; Cachoeira do Sul e São Sepé (Central).

 

EM TEMPO: essa nota é publicada por conta de dois e-mails recebidos, ambos de dirigentes do PMDB. Um ressalta (e a palavra é dele) o tal “absurdo geográfico”, outro enaltece a vitória de Candido Moraes, em Itaara. E a dupla também me manifestou a partir de nota que publiquei na madrugada de sábado, tratando da vitória peemedebista na região central (releia aqui).

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar saber quantos municípios teve prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo PMDB, em todas as regiões geográficas do Rio Grande, conforme os critérios próprios do partido.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo