DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Entregue primeira escola do Município em tempo integral para anos finais do Fundamental

Atividades extracurriculares ocorrem no contraturno das aulas

EMEF Suzana Cartier Larangeira recebe cerca de 120 alunos do 6° ao 9º ano. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura entregou, na tarde de sexta-feira (26), a primeira instituição de ensino em tempo integral do perímetro urbano de Santa Maria para anos finais do Ensino Fundamental. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Suzana Cartier Larangeira funciona em anexo à Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas), no Bairro Patronato. As atividades do contraturno escolar devem começar em 2 de maio, em parceria com o Projeto Pallotti, para os 120 alunos do 6º ao 9º ano. Suzana é a primeira professora negra a dar nome a uma escola do Município.

“A escolha do nome da Suzana foi uma unanimidade. Uma homenagem mais do que merecida. A criação desta escola, assim como tantas creches que entregamos nos últimos meses, demonstra a importância de trabalharmos no presente, projetando o futuro. Um futuro promissor para nossas crianças”, comentou o prefeito Jorge Pozzobom durante o ato de inauguração.

Com a presença de diversos familiares, um vídeo contando a trajetória de vida da professora foi exibido durante a cerimônia. Os filhos Eduardo e Fellipe fizeram uso da palavra para agradecer e enaltecer as principais características da personalidade da educadora.

“Nossa mãe sempre levou a consciência social a cada um dos seus educandos. Cumpriu a missão ao desempenhar os principais conceitos da pedagogia e o seu compromisso público de ensinar e impactar pessoas”, disse Eduardo, emocionado.

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, abordou o constante avanço do Município na educação, com a entrega de novas escolas, creches, uniformes para os alunos e a inauguração do EduTech. Conforme avaliou a secretária de Educação, Lúcia Madruga, o ensino integral possibilita o desenvolvimento pleno da aprendizagem.

“Neste espaço nós tínhamos condições para isso e ao nos propormos a executar o tempo integral, novos desafios surgiram. Nós os enfrentamos, fizemos acontecer e hoje é um dia de muita alegria para todos”, salientou a chefe da pasta.

A escola
A EMEF Suzana Cartier Larangeira deu início às atividades em 19 de fevereiro, data que marcou a volta às aulas da Rede Municipal de Ensino. É a primeira escola municipal da cidade a oferecer o ensino integral aos anos finais do Ensino Fundamental.

O local possui quatro salas de aula, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltada para atender aos estudantes com deficiência, sala dos professores, três salas administrativas, biblioteca, refeitório e laboratório de informática compartilhado com a Fapas. Áreas como o campo de futebol e o auditório também são utilizados de forma partilhada entre as duas instituições

Atualmente, a escola comporta 120 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Contudo, a diretora Cristiane Brandão explica que a escola já planeja ampliar o número de turmas futuramente. A instituição conta com 11 professores, uma servidora e dois funcionários terceirizados. O contraturno escolar ocorre em parceria com o Projeto Pallotti. Estão previstas atividades de reforço escolar e de projetos criados pelos professores da escola.

O local é alugado pela Prefeitura desde março de 2023, quando algumas turmas dos anos finais da EMEF Sérgio Lopes passaram a ocupar as salas de aula da Fapas. De acordo com a diretora, a transferência dos alunos buscou aproximá-los de uma realidade estudantil diferenciada, de modo a incentivá-los a focar nos estudos nos anos subsequentes, preparando-os para o Ensino Médio e para o ingresso no Ensino Superior:

“Os professores comentam a mudança de postura dos alunos neste novo ambiente escolar. Nossos estudantes estão mais concentrados e levam a sério os estudos. E nós estamos aqui para mostrá-los de que há possibilidades no futuro, de que eles são capazes e merecedores de ocupar estes espaços”.

Agora, com a entrega formal para a comunidade, o espaço passa a ser considerado uma escola da Rede Municipal. O valor do aluguel é de R$ 41.685,00 mensais pelo período de 60 meses, contados da data de 1º de março de 2023, com possibilidade de prorrogação até o limite legal. Já em março deste ano, o valor mensal sofreu aditivo de R$ 2.315,14 devido à inclusão de mais dois ambientes ao contrato.

Quem foi Suzana Cartier Larangeira
Suzana foi professora e psicóloga, nascida em Santa Maria, que desempenhou um trabalho voltado às questões sociais, como o acompanhamento de alunos em situação de vulnerabilidade e o incentivo ao pensamento crítico entre os estudantes. Durante a carreira profissional, Suzana lecionou em diferentes escolas de Santa Maria e ocupou os cargos de vice-diretora da EMEF Adelmo Simas Genro e diretora da EMEF Chácara das Flores. A entrega da escola que leva o seu nome ocorre no mesmo dia em que a pedagoga e psicóloga completaria 76 anos, 26 de abril.

Também acompanharam o ato de entrega da escola o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; e os vereadores Danclar Rossato, Givago Ribeiro e Luci Duartes, proponente da lei que dá o nome de Suzana Cartier Larangeira à escola.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo