Câmara de VereadoresEconomiaSaúde

POLÊMICA. Maior entidade empresarial de Santa Maria defende, na Câmara, proposta radical contra o fumo

Vai dar polêmica. Aliás, já está dando. Nem vou entrar em detalhes. Apenas acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. O texto é de Beto São Pedro, com foto de Pedro Pavan. A seguir:

Comissão de Saúde ganha apoio da Cacism para a proibição do fumo em locais públicos fechados

Na Comissão de Saúde da Câmara, apenas um integrante defende proposta menos contundente

Em sua segunda reunião pública para discutir e levantar dados e informações para uma futura legislação de combate ao tabagismo no município de Santa Maria, a Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores teve ratificado um importante apoio a sua iniciativa: a Câmara de Comércio e Indústria (Cacism), através de seu presidente, Paulo Ceccim, defendeu com veemência uma legislação municipal que proíba totalmente o uso do fumo em lugares públicos fechados. E que nem mesmo a instalação dos chamados fumódromos (locais específicos para a prática do tabagismo) seja autorizada. A reunião occoreu nesta manhã (21), no plenarinho da câmara, enquanto o primeiro debate para tratar do assunto foi realizado no dia 18 de agosto, no plenário da Casa.

Mais que apoiar a iniciativa, Paulo Ceccim entende que a proibição não deve se restringir a estabelecimentos dos setores de alimentação e diversão e entretenimento, mas se estender a todos os demais ramos de atividades, públicos ou privados.

De outro lado, diferentemente do que entende parte do empresariado ligado ao setor de bares e restaurantes, o presidente da Cacism garante que a proibição do uso do fumo nestes locais não vai acarretar em prejuízos para quem quer que seja. “Pelo contrário, a cidade vai ter um avanço, isto significará melhor qualidade de vida para todos”.

A restrição em 100 % – com a proibição dos fumódromos – só não é consensual na Comissão porque o vereador Marion Mortari (PP) defende a existência destes locais. Ex-fumante, Mortari diz preocupar-se com os demais elos da cadeia produtiva que emprega milhares de pessoas. Os demais vereadores, Maria de Lourdes (PMDB), presidente da Comissão, Manoel Badke (DEM), Luiz Carlos Fort (PT) e Jorge Ricardo Xavier (PRB) defendem a proibição total. Esta é também a posição assumida pelos representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Maria (Cerest), porque os trabalhadores destes locais, entre eles os garçons, estariam compulsoriamente submetidos à situação de fumantes passivos.

De acordo com a vereadora Maria de Lourdes Castro, a Comissão deverá se reunir nos próximos dias para iniciar a elaboração de um anteprojeto de lei a ser discutido em nova audiência pública. Cumprida esta etapa, a matéria deverá ser protocolada na Câmara para normal tramitação: procuradoria geral, comissões permanentes pertinentes e plenário para nova discussão e votação.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. @Rodrigo Ricordi
    Meu caro , existem pesquisas que comprovam o mal causdo ao fumante passivo,querer que aceite inalar a fumaça só porque é um prazer teu ou um vício contra o qual tu não te propõe a lutar é no mínimo egoísmo.

  2. Caros
    Confesso que meu texto pareceu ter um teor agressivo.
    Jamais foi minha intensão.
    Só acredito que se formos parar para pensar em coisas que trazem malefício ao ser humano, vamos nos tornar uma sociedade de “não-podes” gigantesca, mais do que já é.
    Primeiro vem o cigarro. Depois vem a carne.
    Carne faz mal, a demanda do consumo de carne leva os produtores a aumentar cada vez mais a criação. Os gases explidos pelo gado é nocívo à camada de ozônio. Eu também sou viciado em churrasco. Vão me tirar o direito de comer carne porque meu “costume” fere e prejudica o clima que deixa os vegetarianos com calor, provoca câncer de pele e tudo mais?
    Vamos parar de andar de carro e ônibus porque eles emitem gases nocívos à saúde dos fumantes, não fumantes, carnívoros e vegetarianos?
    É uma discussão complicada.
    Tapa a cabeça, mas destapa os pés.
    Só tentei levantar essa discussão. Mas, parece que todos aqui já tem seu veredícto.

  3. Boa Tarde!
    esta é uma grande oportunidade para saber se queremos ser vanguarda ou sempre atrasados.
    é uma questão de respeito ao cidadão sim.
    quer fumar fuma em casa ou em área livre.
    fico satisfeito em ver uma entidade empresarial da cidade se expor sem medo defendendo uma proposta como esta.

  4. Caro Rodrigo, sou fumante mas discordo de vc, não acho que devemos ser respeitados pelo direito de fumar colocando em risco a saúde de quem não fuma.Mesmo que tenhamos adquirido este vício, muitos de nós fumantes mais antigos,pela falta de informação da nossa época, continuar com ele foi uma escolha que fizemos já que dispomos de muitas maneiras para abandoná-lo.Não concordo tbm que tenha coisa mais importante para discutir, uma vez que fumantes morrem a todo momento de doenças adquiridas pelo hábito de fumar. O que acho ser certo é que devemos nos educar e respeitar aqueles que optaram por não fumar e decidir se devemos ou não morrer viciados sem prejuízo de ninguém.

  5. Sou á favor da proposta da Casism,esses dias estive em um estabelecimento bem movimentado da rua Angelo Bolson que serve ótimos lanches típicos do Uruguai,a tábua de frios é maravilhosa , só que bem lá no fundo existe um lugar isolado e mal atendido destinado aos não fumantes.
    Para mim que não sou fumante teria sido melhor ir em qualquer “birosca” por aí ao ar livre,do que ser tratado com estranhesa peloas garçenetes por reclamar da fumaceira insuportável.

  6. esta proposta aderida pela naioria dos paises europeus.. estados unidos estados como são paulo.. paraná.. rio de janeiro demonstram que podemos sim respeitar os 17% de fumantes na população brasileira no seu direito de morrer e se viciar… mas tem sem que respeitar a maioria 83% da populaçao que nao fuma e quer ter o direito de frequentar os estabelecimentos privados sem ter que se expor a esta situação com quem fuma,
    tomara que a câmara de vereadores de exeplo e fique na vanguarda no rio grande do sul.
    psrabéns a vereadores msria de loudes, badke, fort. e parabéns a cacism que sendo uma entidade empresarial, nao caiu na vala comum tendo uma posicao de vnguarda e de respeito a grande maioria da populaçao.
    no final como ja dito será melhor para todos.

  7. Caros amigos, tive a oportunidade de vivenciar a implementação de uma lei dessa onde morava. No inicio foi um conflito só, mas a lei é apoiada pelos não fumantes que são maioria e até por alguns fumantes. No final o que aconteceu foi que melhorou a qualidade dos espaços públicos, não houve diminuição no consumo de cigarros, apenas mudança de comportamento, ou seja, queriam fumar tinham que sar do prédio, ir até a sacada, coisas desse tipo.
    No final ficou todo mundo feliz.
    Parabéns CMS e parabéns CACISM.
    Santa Maria deve ser protagonista nesses rimeiros passo.

  8. Fumante tem que ser cada vez mais excluído da sociedade. Tá certa a Cacism. Quer fumar, fuma em casa com as janelas fechadas ou dentro do seu automóvel com os vidros fechados e se mata sozinho. Porque, caso contrário eu vou me achar no direito de querer fazer minhas necessidades também de encontro ao rosto e ao nariz dos fumantes.

  9. Meu apoio total para a restrição em 100% dos locais públicos fechados – com proibição dos “fumódromos”.
    A posição do Ver. Marion Mortari (PP) demonstrando preocupação com a cadeia produtiva do fumo é respeitável, porém, o que se está discutindo objetivamente não é a proibição ao fumo e sim, a sua restrição em locais públicos fechados.

  10. @Rodrigo Ricordi
    Rodrigo, algumas dessas “pessoas jogadas nos corredores de hospitais e PAs” estão com problemas de saúde por serem fumantes passivos. A tua “liberdade” de fumar não pode interferir na minha liberdade de não fumar.

  11. Tem que ter coragem uma entidade empresarial botar a cara defendo em primeiro lugar a qualidade de vida das pessoas em espcial dos que não fumam em detrimento do ganho econômico.
    isto deve sim ser reconhecido!
    não tem nada de inaceitável nisso como disse o rodrigo ricordi.
    isto é sim estar precupado com a qualidade de vida.
    parabéns!

  12. Sou contra qualquer tipo de poibição.
    Sou fumante. Escolhi fumar. Não acho que os não-fumantes precisem ficar fumando junto comigo Mas essa IMPOSIÇÃO do senhor Paulo Ceccim (e não só dele, já que isso já acontece em outros lugares do Brasil) é inaceitável.
    As pessoas tem o direito de fumar.
    E de estar em lugares PÚBLICOS.
    O fato de se criar um cerca no entorno dos fumantes já é agressiva, quem dirá proibílos de estar lá; ou estar lá e passar a sofrer os efeitos da dependência.
    Enfim, assunto complicadíssimo.
    Tem coisa mais importante para discutir no Mundo.
    Como aquelas pessoas jogadas nos corredores de hospitais e PAs, ou as pessoas que moram nas ruas, os assaltos que ocorrem diariamente (me sinto ameaçado ao caminhar pela Av. Rio Branco à noite, alguém resolve?). As escolas municipais vão bem? Tem professores preparados, classes boas, banheiros utilizáveis?
    A Cacism podia perder uma tarde pensando em melhorar o que está ruim ao invés de perder tempo pensando em proibir os fumantes de sentar num bar e tomar uma boa cerveja, acompanhada do cigarro no fim de semana.
    Tem um monte de gente que tem direito a um monte de coisa, mas não pode usufruir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo