Arquivo

Senado. Garibaldi foi para as cucuias. Sarney e Tião disputam presidência. E tucanos decidem

Só mesmo Garibaldi Alves acreditava ser possível, munido de um parecer jurídico de discutível viabilidade, virar candidato à Presidência do Senado – ele que exerce a função, hoje. Alves é, convenhamos, apenas acessório na política grandona.

 

O fato é que, quando José Sarney (foto), também peemedebista, decidiu concorrer, se foi às cucuias o Garibaldi. E agora, com o ex-presidente da República posando de favorito, a disputa se restringe apenas ao maranhense e a Tião Viana, do PT.

 

O curioso nisso tudo, faltando poucos dias para a votação em plenário, é que quem vai decidir a parada é a bancada tucana, dividida entre os dois postulantes. Quem conta mais, e explica, inclusive numericamente, é o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A foto é de José Cruz, da Agência Brasil. Acompanhe:

 

 “PSDB virou o ‘fiel da balança’ na disputa do Senado

A entrada de José Sarney (PMDB-AP) na briga pela presidência do Senado e a decisão de Tião Viana (PT-AC) de manter sua candidatura criou uma situação inusitada. A queda-de-braço entre os representantes dos dois maiores partidos do consórcio governista será definida pela oposição. O PSDB tornou-se fiel da balança.

Sarney era avesso à disputa. Queria que seu nome fosse ao plenário como candidato único. Mudou de idéia. O que o animou a rever a posição foi a perspectiva de reunir em torno de si os votos de três legendas: o seu PMDB e os oposicionistas DEM e PSDB.

Para eleger-se presidente do Senado, um candidato precisa de pelo menos 41 votos dos 81 senadores. O PMDB dispõe de 20 “eleitores”. Tucanos e ‘demos’, com 13 senadores cada um, somam 26. Com esses 46 votos, Sarney estaria eleito…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira a íntegra do artigo “PSDB virou o ‘fiel da balança’ na disputa do Senado”, de Josias de Souza. E leia aqui outras notas e informações publicadas pelo jornalista da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo