CongressoEducação

AJUDA A YEDA. Proposta no Senado também prevê, sob condições, 14º a professores

É verdade que a governadora gaúcha já deu mostras de sobra não ter exatamente preocupações com a opinião alheia – venha de onde vier. Sua relação com os políticos, inclusive de sua própria gente, não raro se dá pelo conflito. E vale a opinião dela. Ponto.

Valorização do professor, com o 14° salário. Mas há condições a ser cumpridas
Valorização do professor, com o 14° salário. Mas há condições a ser cumpridas

Dito isto, a idéia de Yeda Crusius, a ser confirmada no conjunto de projetos que enviará esta semana à Assembléia Legislativa, de conferir um 14° salário a várias carreiras funcionais, professores inclusive, mediante condições, poderá ter um aliado federal. No caso, o projeto de caráter autorizativo (isto é, não é competência do Legislativo e portanto fica no âmbito de sugestão ao Executivo), autoria do pedetista Cristóvam Buarque, do Distrito Federal, que concede 14° salário aos professores da rede pública. Desde que, olha a coincidência, algumas condições sejam cumpridas.

Para saber que condições são essas e em que pé está a tramitação, acompanhe reportagem (que trata da agenda desta semana) distribuída pela Agência Senado. O texto é de Ricardo Icassati, com foto de Eduardo Tavares. A seguir:

Profissionais da rede pública de ensino poderão ter 14º salário

O substitutivo ao projeto de lei (PLS 319/08) que cria o 14º salário para os profissionais da educação básica da rede pública de ensino poderá ser votado na terça-feira (10) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que se reúne a partir das 11h. O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e teve como relator o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que apresentou o substitutivo.

De acordo com o projeto, para ter direito ao 14º salário em dezembro os profissionais da educação básica pública precisam elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%. O benefício também será pago aos profissionais que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete. O projeto ainda estabelece que o pagamento do 14º salário deverá ocorrer até o final do semestre subsequente ao da publicação dos resultados do Ideb.

O relator da matéria assinala em seu voto que valorizar os profissionais da educação é a principal medida indicada por especialistas para elevar a qualidade da educação básica. Ele observa, no entanto, que, de acordo com a Constituição, é de competência privativa do presidente da República a proposição de leis que disponham sobre a remuneração dos funcionários públicos da administração direta e autárquica…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Senado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo