AssembleiaEstadoPartidosPolítica

ASSEMBLÉIA. Deputado Marco Peixoto será confirmado conselheiro do TCE. Pela comissão, já passou

O primeiro passo foi a indicação – fruto de um acordo entre quatro partidos e que, por rodízio, indicam os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, a cada vaga que é criada. Era a vez do Partido Progressista – e o santiaguense Marco Peixoto, no quinto mandato de deputado, foi o ungido.

Indicação do PP, respaldado por outros partidos, Marco Peixoto será conselheiro do TCE/RS
Indicação do PP, respaldado por outros partidos, Marco Peixoto será conselheiro do TCE/RS

O segundo passo foi dado na tarde desta quinta-feira. Inquirido pela Comissão de Finanças, somente os representantes petistas, a rigor, fizeram questionamentos e até contestações. Foram derrotados no voto: 9 a 2. Agora, o passo final. Este será dado em plenário, na próxima semana. E Peixoto será confirmado no TCE, em lugar do aposentado João Luiz dos Santos Vargas.

Conseqüência política imediata: Leila Fetter, primeira suplente da bancada do PP, vira titular. Conseqüência de médio prazo: José Francisco Gorski, ex-prefeito de Santiago, pode ter o caminho aberto para se eleger deputado estadual.

Mas tudo isso ainda é tema para outra conversa. Fiquemos, por enquanto, com o que foi decidido ontem, no parlamento gaúcho. Os detalhes estão em reportagem distribuída pela Agência de Notícias da Assembléia, com texto de Leonel Rocha e foto de Guerreiro. A seguir:

Comissão aprova indicação de Marco Peixoto para o TCE

A indicação do deputado Marco Peixoto (PP) para ocupar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado foi aprovada, nesta quinta-feira (26), por nove votos a dois em reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. Para que a indicação seja confirmada, ela ainda precisa ser aprovada em plenário. Peixoto foi indicado no último dia 17, em requerimento assinado por 38 parlamentares, em virtude do pedido de aposentadoria de João Luiz Vargas.

A arguição de Peixoto começou pela manhã e avançou até o início da tarde, quando foi interrompida em função do pedido de vista do deputado Adão Villaverde (PT). O vice-presidente do colegiado, deputado Jorge Gobbi (PSDB) – que coordenava a reunião -, convocou reunião extraordinária para as 18h de hoje (quinta), a fim de continuar a sabatina. Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, nenhuma reunião de comissão pode ocorrer durante a sessão plenária. No entanto, como a sessão terminou no meio da tarde, Gobbi convocou a reunião extraordinária para as 16h20.

Parecer favorável
Pela manhã, o deputado Kalil Sehbe (PDT), relator do Requerimento 166/2009, que referenda Peixoto, leu seu parecer favorável à indicação. “Marco Peixoto possui experiência compatível com as funções de alta relevância que requer o cargo de conselheiro do TCE, tendo consolidado seu histórico político e profissional ao longo de muitos anos dedicados à vida pública”, destacou Kalil. Em seguida, teve início a arguição pelos demais parlamentares. Enquanto os deputados Pedro Westphalen (PP), Alexandre Postal (PMDB), Pedro Pereira (PSDB), Iradir Pietroski (PTB) e Frederico Antunes (PP) defenderam a indicação de Peixoto, os petistas Adão Villaverde e Daniel Bordignon se revezaram nos questionamentos ao progressista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É por essas e outras que quando falam que o tribunal condenou uma prefeitura ou um prefeito eu costumo dizer que pode ter interesses e interesses no meio disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo