CulturaSanta Maria

CARTUCHO. Veríssimo veio, viu, adorou. E prometeu voltar. Se isso não é sucesso, o que será?

Veríssimo, o homenageado, se juntou aos “comuns mortais” e desenhou em meio ao público, na manhã de sábado
Veríssimo, o homenageado, se juntou aos “comuns mortais” e desenhou em meio ao público, na manhã de sábado

O Cartucho, Encontro dos Cartunistas Gaúchos, que encerrou neste domingo, na Gare da Viação Férrea, se consolida como um dos principais eventos culturais de Santa Maria. Que, a exemplo do audiovisual (leia nota imediatamente anterior, abaixo), começa a se transformar também em pólo do humor gráfico do Rio Grande do Sul.

Máucio, criador e organizador do Cartucho, também fez seu desenho, a ser incluído no projeto “O livro é riso”
Máucio, criador e organizador do Cartucho, também fez seu desenho, a ser incluído no projeto “O livro é riso”

Tietagem explícita, fruto da amizade antiiiiiga com Máucio, o autor da idéia e principal organizador desde a primeira edição? Também, com certeza. Mas nem por isso menos verdadeiro. Afinal, o repórter está muitíssimo bem acompanhado. Luis Fernando Veríssimo, um ícone do humor (escrito e gráfico) nacional, pensa exatamente o mesmo. Tanto que, homenageado especial da edição deste ano, fez questão de vir e participar ativamente – inclusive produzindo um desenho inédito, na manhã de sábado, no prédio do futuro shopping popular, para o projeto O Riso é Livro – que deve percorrer todo o País, contando também com material feito por cartunistas de Santa Maria.

Mais importante ainda que a presença de Veríssimo, foi a promessa dele feita por ele (e repetida pelo menos duas vezes) ao Máucio e aos demais organizadores, de que gostou tanto do evento que pretende voltar no próximo, em 2010. Uau! É mais uma das evidências do sucesso do Cartucho.

E agora? Agora, em local ainda indefinido, mas previsto para iniciar nos próximos diasVerissimo a volta, acontecerá a mostra de mais de 30 trabalhos feitos neste final de semana, sob o tema “animais de estimação”, escolhido pelos assistentes à abertura do evento, na sexta-feira. Tudo da maior qualidade. E também, isso é inédito, mais de uma centena de desenhos produzidos por crianças que participaram de oficinas em escolas municipais, nos dias que antecederam ao Encontro dos Cartunistas Gaúchos.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. A abertura do Cartucho, na sexta à noite, realmente foi um sucesso. E, não há como negar, o prefeito Schirmer esbanjou simpatia no seu discurso. Pena que poucos da “classe” política prestigiaram. Será que cultura não rende voto mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo