PartidosSanta Maria

FLASH. Mais de mil filiados ao PT de Santa Maria já votaram. E participaram de seis eleições diferentes

A eleitora da foto também se utilizou de “cola”. Não há outro jeito, exceto para os “iniciados”
A eleitora da foto também se utilizou de “cola”. Não há outro jeito, exceto para os “iniciados”

Estive agora há pouco no Clube Comercial. É lá que acontece o chamado PED (Processo de Eleição Direta) do Partido dos Trabalhadores. Segundo pude apurar, mais de mil filiados ao partido já haviam votado até o meio dia. A eleição prossegue até as 5 da tarde. Logo após inicia a apuração que, estimam os organizadores, não deverá exceder às 8 da noite.

É possível. Afinal, eles têm experiência nisso. Mas é difícil acreditar, tamanha a quantidade de eleições que acontecem. Creia: o petista (e são esperados até mais mil antes do fim do pleito) tem que votar em seis cargos/funções diferentes. A saber, pela ordem da cédula:

1) Presidente Nacional – com seis candidatos diferentes. Os mais votados em Santa Maria devem ser José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo, mas concorrem também Markus Sokol, Geraldo Magela, Iriny Lopes e Serge Goulart.

2) Chapa Nacional – são oito opções para o Diretório Nacional do PT.

3) Presidente Estadual – há quatro candidatos inscritos. Os mais votados em Santa Maria devem ser Marcel Frison e Raul Pont, mas também estão na cédula Jorge Branco e Marcelo Carlini.

4) Chapa Estadual – nada menos que seis grupos disputam para compor o Diretório gaúcho do PT. Os que devem conquistar a quase totalidade dos votos santa-marienses são Mensagem ao Partido, Partido de Luta de Massas e Para Vencer no Brasil e no Rio Grande. Mas há, também, outras três opções.

5) Presidente Municipal – Aí, a única em que não há disputa. Por acordo entre as várias correntes internas, o único nome a concorrer é o do ex-vereador Vilmar Galvão.

6) Chapa Municipal – Nesse pleito, são duas chapas concorrendo, como você já leu neste sítio. Aliás, se quiser conferir quem compõe cada uma, basta clicar AQUI e AQUI.

RESUMO DA ÓPERA: apenas os iniciados conseguem entender todo o processo. E isso significa, objetivamente, que o trabalho de cooptação de filiados é bastante dificultado aos militantes graduados, que acabam produzindo “colas” as mais diversas, para os votantes – como pude verificar na manhã de hoje. As principais lideranças da sigla em Santa Maria, Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira estão presentes, também fazendo corpo-a-corpo, junto com seus apoiadores.

QUEM VAI GANHAR? Não tenho a mínima idéia. Aliás, tenho. Mas melhor não palpitar. Antes que a noite acabe você terá aqui o resultado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo