Claudemir PereiraJornalismoMídia

AO LEONARDO E DEMAIS. Leitor tem razão, em parte. O “caso Valdeci/TCE” e a novidade do sítio

Antes de mais nada, reproduzo comentário (já disponível no sítio em NOTA que republica texto da coluna Observatório), feito por Leonardo. Em seguida, o meu comentário e a novidade que surgirá logo em seguida:

“Caro claudemir

La vem o senhor denovo com rádio corredor. ou diz que me diz!!!

Poxa! vc é um grande jornalista!!! Não precisa de rádio diz que me diz pra inventar notícias!!! Vamos debater sobre casos concretos!!!

O projeto CIP já passou, os vereadores inclusive um do partido do ex-prefeito já voto contrario!!! Então acho que já ta sacramentado esse assunto, o demais é só criticas e senssacionalismo para induzir a discusão sobre matéria jornalistica não confirmada!!!

Eu ouvi daqui ou dalí!!! Putz tamo mal heim!!!

O que o Schirmer te fez? Por que o Senhor Claudemir não noticiou a vergonha para nós Santamarienses quanto ao apontamento pelo Tribunal de Contas do Ex-Prefeito a devolver aos cofres da prefeitura mais de 500 mil reais?

site ta muito tendencioso por parte do jornalista em detonar o governo Schirmer e aliviar os opositores petistas!!!

Abraço!!!”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Antes de mais nada, vou puxar a brasa para meu assado. Sou o único (vou repetir, o ÚNICO) jornalista desta cidade que, criticado, publica a crítica – desde que respeitosa e seguindo as regras de conduta do sítio. E isso sem qualquer subterfúgio. Por mais descabida que seja. Penso que é meu dever. Faço isso, inclusive, quando vítima de manifestações na Câmara de Vereadores. Até algumas baixarias – como uma, especificamente, de 2007, em abril, em que um parlamentar (aliás reeleito com maciça votação) chegou a misturar questões de gênero numa suposta crítica política.

Dito isto, deixo claro: o Leonardo tem razão. Não quanto ao mérito. Afinal, o fato citado não foi publicado porque era “contra” o ex-prefeito Valdeci Oliveira. A não publicação se deveu, exclusivamente, por se tratar de “furo” do Diário de Santa Maria – e portanto o sítio não teve acesso. Menos por inaptidão do editor, e muito mais pela competência dos repórteres do jornal. Parabéns! Ao contrário do leitor (e não há nenhum problema disso), este repórter não tem qualquer compromisso com o partido A ou B, a pessoa A ou B. O resto é por conta do que cada um pensa – e deve ser respeitado.

E o caso não foi comentado aqui por uma singela razão: faltam elementos para tanto. Estes estão disponíveis no DSM, tanto na versão impressa quanto, especialmente, na online – que reproduziu até mesmo uma carta na íntegra do ex-prefeito, no blog “Aparte”, das colegas (e amigas) Jaqueline Silveira e Priscila Abrantes.

E, de mais a mais, para quem não sabe, este sítio é produzido integralmente (exceto a ajuda eventual de algum colega ou, como sempre, com a inestimável colaboração dos comentaristas, inclusive o Leonardo) por apenas uma pessoa: este que vos escreve. Não queira, portanto, que seja possível publicar tudo.

Ah, e tem mais: escolho os assuntos. Isso é verdade absoluta. Não sou “imparcial” nem “neutro” nem qualquer outra baboseira como essas ditas e repetidas pela mídia tradicional. Apenas independente. É o que sou. Mas limitado, muuuito limitado.

A NOVIDADE: feitas essas considerações, que considerava necessárias, este profissional pensa dedicada e continuamente em melhorar a relação com os leitores. Neste preciso momento, em contato com um parceiro do sítio, o designer e publicitário Luciano Ribas, está-se pensando na forma que será dada a uma nova seção. Nela, o leitor (SEMPRE SEGUINDO AS REGRAS DE CONDUTA DO SÍTIO – NÃO SERÁ NADA AO DEUS DARÁ) poderá trazer assuntos que não foram tratados pelo jornalista. E sugerir abordagens, oferecer a sua e até trazer links que ofereçam mais informações.  Não é solução definitiva (que poderia vir com mais gente trabalhando no sítio, o que depende de recursos financeiros inexistentes), mas é pelo menos mais uma chance de interatividade.

DE RESTO, grato ao Leonardo e a todos quantos comentam neste sítio. A ele e aos demais, meu carinho todo especial e meu respeito eterno.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

21 Comentários

  1. acho que fui dos primeiros a retrucar com os comentaristas deste sítio que acusam o Claudemir. Se por acaso estão descontentes e acham que o sítio e o seu titular são tendenciosos, no meu ponto de vista é simples, é só não acessar mais e seguir a sugestão da Silvana e criar um blog para escrever só o que gostaria de ler. Mas acho que o bom senso irá prevalecer e todos continuarão prestigiando o Claudemir. COntinuo afirmando que, nas questões do TCE, existem vários recursos e a Dra. Anny (Dra sem Doutorado) não deixará os gestores municipais serem declarados culpados, até porque ela tem dois fortes motivos para fazê-lo: ela tem a obrigação de defender judicialmente e exta-judicialmente os gestores (mesmo após o término do mandato) em ações da sua gestão, e porque as tomadas de decisão seguem o Parecer emitido por ela.

  2. Senhor Leonardo. O Claudemir pegou bem leve contigo. Ele tem direito de publicar o que ele quiser neste sítio. E é verdade: é o único jornalista que tem coragem de fazer boas críticas a qualquer governo. Já li críticas ao governo petista neste espaço. Isso aqui não é um jornal que precisa ficar fazendo média com uns e outros para não ficar mal com ninguém. Por favor! Presta atenção nas notícias que tu lê em espaços mais institucionais que tu vai descobrir um monte de matérias jornalísticas não confirmadas ou baseadas em diz que me diz. Cria um blog pra ti defender o Schirmer já que tu acha que ele está sendo tão detonado pelo Claudemir.

  3. e mais confio na honestidade, e na competência do nosso MELHOR prefeito da história de Santa Maria, VALDECI OLIVEIRA.

  4. é isto aí rogerio ferraz, vale a pena lembrar que nunca se viu a RBS falar bem do PT, aliás na época do mensalão eles falavam do mensalão do PT não se viu eles falarem do mensalão do PSDB em minas e agora o do DEM(Dinheiro Escondido na Meia)então não me admira que eles façam isto esta mágoa é desde a época do Governo OLivio Dutra, que não deixou barato e cobrou uma dívida astronomica deste grupo que tinham apostado todas as suas fixas no Brito e perderam será que era para ele perdoar a dívida? daí tanto ódio da rbs contra o pt, basta ver as machetes desde a sua implantação aqui em santa maria tudo o que era de bom manchete bem pequenina ou nem comentavam agora qualquer problema dva no mínimo uma página inteira.

  5. CC quer dizer cargo de confiança, então uma pessoa que recebe um CC e faz isso para mim é um traídor! A gente precisa ter cuidado nas análises, não dá para querer jogar isso em cima do Prefeito Shirmer , ele confiou em alguém e foi traído, certamente essa pessoa dissimulava muito bem o seu verdadeiro caráter.Concordo com o Nilton o atual Prefeito é uma pessoa honesta, o fato de eu discordar dele na ploítica é outra coisa,Santa maria tem muitos bons políticos e o Valdeci Oliveira é um exemplo de seriedade tanto na politica como em sua vida particular e como deputado estadual vai ajudar muito santa Maria que é uma cidade que tem eleitores suficiente para eleger muitos outros sem precisar entrar em disputas que só darão espaço para os de fora da cidade.
    Eu espero que quando ele ganhar com recursos nas instancias que virão o Jornal Díario de Santa Maria coloque como manchete de capa e não faça como outras vezes uma notinha de rodapé.

  6. @nilton
    Nilton, lembra que teu prefeito foi o DEPUTADO MAIS FALTOSO entre os gaúchos… que exemplo, hein? Também é público e notório que ele NUNCA TRABALHOU fora da política e mesmo assim acumulou um bom patrimônio. NÃO ESTOU DIZENDO que foi de forma desonesta, apenas que foi por “EMPREGOS” PÚBLICOS. E tem aquela história da aposentadoria na Assembléia, até hoje meio confusa… muda de exemplo, amigo!

  7. Me da nojo de ler as notícias veiculadas na mídia,
    acho que muitos políticos são mesmo “farinha do mesmo saco”.
    CC assaltando, PT homenageando mensaleiros Zé Dirceu e José Dirceu, ministro defendendo guerrilheiro internacional…Mas minha esperança é que ainda existem uma meia duzia de políticos sérios como nosso prefeito, quem tem mais de 30 anos de vida pública sem nunca ter ouvido falar que fosse ladrão

  8. O tribunal de Contas hoje em dia é um órgão extremamente político, tanto é que até poucos dias era presidido pelo Senhor João Luiz Vargas e suas indicações passam pela mão dos partidos, esse caso não trata de corrupçãp e sim de apontamentos daquilo que o TCE julga irregular de acordo com a lei de responsabilidade fiscal, essa é a interpretação do TCE, cabe ainda recursos em 3 instancias que podem julgar diferente,muitos prefeitos entraram com recursos contra as decisões do TCE e reverteram o resto é exploração política de quem sabe que ele é um forte adversário político em eleições futuras mas isso é perfeitamente compreensível em uma democracia.
    O prefeito Schirmer amanhã ou depois vai estar respondendo por ter feito uma seleção do Pró Jovem da forma que fez e terá de se defender do mesmo jeito que outros prefeitos e ex prefeitos fazem.
    O próprio Vice Prefeito de Santa Maria a pouco tempo foi inocentado em um processo que respondia do tempo em que foi prefeito.

  9. @Ricardo Bieri
    primeiro aquele caso do carro do cerimonial ,ele foi roubado e utilizado para um assalto . este caso é diferente o(suspeito) assaltante era um cc da prefeitura de santa maria da sec de esportes , este cidadão foi cordenador de uma candidatura a vereador na zona oeste .

  10. Concordo plenamente com o Ferdinand, sobre este imbróglio envolvendo a PRT na época do Valdeci. Realmente estas “lambanças” com a PRT têm que ser bem esplicadas. Com a palavra a Procuradora Jurídica do Municipio (e atual),…nossa gloriosa Ane Desconzi!@Franz Ferdinand

  11. O secretário de “jardinagem” (conforme sugestão do Garibaldi, no qual achei ótima, hehehe), agora sonha alto,…pretende transformar Santa Maria em uma “Sub-Sede” da Copa do Mundo de 2014 (que será disputada aqui no Brasil). Agora pergunto: “Em vez de recebermos uma Seleção totalmente desconhecida (como a Eslovênia, Turdequistão, Congo ou das Filipinas) para “pousarem” aqui na cidade por apenas um jogo”,…não seria muito mais ÚTIL e correto, investirmos no Esporte Amador da nossa cidade mesmo? Sei lá,…acho que o secretário de “jardinagem” tá “viajando-na-maioneze”! O que vocês acham???

  12. Junior, me parece que na época do governo Valdeci, também ocorreu um fato semelhante,…se não me engano foi com um veículo do setor de Cerimonial,…alguém se lembra deste caso? Foi em 2007@junior fonseca

  13. Não defendo NENHUM governo (muito menos sou filiado a qualquer partido, seja A, B, C, D ou E), mas gostaria de um esclarecimento sobre este caso,…pois entendo ser um fato GRAVÍSSIMO!

  14. E sobre a notícia do jornal A RAZÃO de hoje, que fala do envolvimento de um assessor (CC da Prefeitura) da secretaria do Tubias (Esporte, Lazer, Idoso, Juventude e Criança,…ufa,…é isso mesmo?) em um assalto praticado em Cacequi? Alguém gostaria de comentar? Esta na edição de hoje de A RAZÃO e acredito ser uma notícia “Bombástica”!

  15. O leitor tem razão num aspecto, Claudemir. Essa questão envolvendo o ex-prefeito Valdeci realmente é séria. Mesmo que seja em fase inicial, uma condenação para que Valdeci devolva 500 mil reais aos cofres públicos é um caso complicado. Pode simplesmente acabar com uma campanha a deputado. Vamos ver os próximos passos. Mas, pelo que li no Diário, fica difícil explicar certas questões envolvendo a PRT, por exemplo. É um imbroglio de difícil solução para o ex-prefeito.

  16. Leonardo, o destino do prefeito TO BE ASS, ops, Schirmer pode ser o mesmo, já que ele se aconselha no mundo das leis com A MESMA PESSOA que o Valdeci, a procuradora Ane Desconzi, e ela é fera. Te garanto que o Valdeci será inocentado no fim, como te garanto também que se tu soubesse escrever melhorzinho um pouco pelo menos diria asneiras sem ofender o português…

  17. Condenar um ex-prefeito porque ele deve pagar 500 mil por erros de auma administração que cometeu erros e ele era responsável é muito vago, nada foi provado de fato e enquanto tiver recurso não podemos nos levar pelo sensacionalismo e afobação
    O nobre sr leonardo deve achar estranho esta minha postura mas estou apenas seguindo a cartilha de alguns pmdebistas, é assim que elez fazem com maestria, se esquivam de mais e mais acusações e ainda acusam os outros pela a tamanha voracidade da verdade
    è muito bonito isso né!
    Ter os mesmos trejeitos e usar das palavras dos militantes de outro partido, é simples! Estou seguindo a regra como os militantes do tubias, do joão carlos maciel, do padilha, do sarney e de muitos outros pmdebistas que sofreram acusações e até hoje se esquivam ou são idolatrados sem ao menos sofrer a mesma pressão que tentam tatuar na pelo do ex-prefeito valdeci oliveira
    Coincidência ou não é o candidato mais popular da cidade para a assembléia e concorrente ao inestimável, correto e inteligente Alamir Tubias Calil, um verador que até hoje mostrou a sua comPTencia com doses de maquiavelismo e narcisismo e se esqueceu o quanto a humildade e os valores de uma educação forjada nos principios do caráter são necessários para se ter ética na política
    Mas não seja evasivo e incoerente e olhe para trás e veja que de vergonha o partido que o senhor defende é muito mais deprecível que o PT e além de ludibriar os outros tendem em ser os reis da moral e os supremos da ética!
    Aprenda a ler uma notícia e debater e não julgar a quem divulga porque vivemos numa democracia e pelo que me lembro o PMDB “lutou” por isso
    Ou não!

  18. Claudemir
    Penso pertinente a abordagem do Leonardo e dou a ele a mesma “quantidade” de razão que tu deste, até porque entendi tua justificativa. Mas… e a recíproca? Quantos temas relevantes que lemos aqui e não é colocada uma linha sequer nos Jornais da RBS? Respeitosamente pergunto se o Leonardo já enviou alguma mensagem deste tipo questionando o comportamento do jornal? Ou ele é mais um dos que “já se acostumou” com a parcialidade explícita de todo o grupo RBS? Sim, por que de tão antiga e comum esta postura do Grupo Sirotski que muita gente já nem liga mais, apesar do perigo que representa o monopólio da informação. E o pior é que a parcialidade da RBS é paga com o dinheiro de todos os gaúchos, os que gostam dela e também daqueles que a detestam.
    Abraço e boa semana a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo