EconomiaTrabalho

BOA NOTÍCIA. Só em 2002 um novembro foi tão bom em taxa de desemprego no Brasil

Emprego: níveis que muitos duvidariam foram alcançados em novembro
Emprego: níveis que muitos duvidariam foram alcançados em novembro

Como se sabe, da mesma forma que o governo da comuna acredita que Santa Maria teve seu momento zero agora, em 2009, em nível federal, Lula parece fazer questão de dar a impressão de que o País começou em janeiro de 2003. Assim, ele deve estar bastante faceiro com os números divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, acerca do desemprego.

Afinal de contas, só em fins de 2002, A.L. portanto, o desemprego foi menor. Então, o Presidente tem lá suas razões para comemorar. Os detalhes dos números atuais você encontra em reportagem publicada pela versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é assinado por Jacqueline Farid. Confira:

Desemprego cai para 7,4% e tem melhor novembro desde 2002

taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 7,4% em novembro, ante 7,5% em outubro. Trata-se da menor taxa para o mês desde o início da série da pesquisa, em 2002. Em novembro do ano passado, a taxa havia sido de 7,6%. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (7,1% a 8,1%) e em linha com a mediana de 7,4%.

Segundo avalia o gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo, os dados do mercado de trabalho metropolitano em novembro mostram uma estabilidade em relação ao cenário do mês anterior, “com tendência no aumento da ocupação e queda na desocupação”.

A um mês do fechamento da pesquisa para o ano de 2009, Azeredo considera que o principal efeito da crise sobre o mercado de trabalho foi “uma desaceleração do forte crescimento do emprego e da qualidade do emprego que ocorreu em 2008…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo