Economia

DOUTOS. Os urubus do “mercado” voltam a atacar. E o ano sequer terminou

Tenho repercutido aqui, semanalmente, o boletim “Focus”, produzido pelo Banco Central, a partir da opinião de operadores do mercado financeiro. Tenho dito e escrito que, como não acredito muito neles (não que sejam incompetentes, mas apenas suspeito – exatamente porque têm lucros ou perdas conforme a opinião generalizada passada à opinião pública), no final do ano os números do mundo real acabam por bater com os deles. Ponto.

Pois, não é que esses verdadeiros “urubus” do mercado já estão projetando tragédia econômica logo em seguida, inclusive com aumento dos juros? E isso que 10 entre 10 especialistas (de fora e sem interesse direto no tal de “mercado”) afirmam que o país crescerá 5% ou mais em 2010. Que coisa!.

Depois de tudo isso, você ainda quer saber opinião deles? Então, tá. Acompanhe material publicado na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é de Fernando Nakagawa e Claudio Feustel. A seguir:

Mercado vê início da alta da taxa Selic em abril de 2010

…O mercado financeiro antecipou de junho para abril a previsão para o início do processo de alta da taxa básica de juros, a Selic, a ser adotada pelo Banco Central no próximo ano. De acordo com pesquisa Focus, divulgada hoje pela autoridade monetária, analistas preveem que esse ciclo começaria com uma elevação de 0,25 ponto porcentual em abril, o que levaria a Selic para 9% ao ano. Nos meses seguintes, o mercado prevê novas altas em junho (0,50 ponto), julho (0,25 ponto), setembro (0,50 ponto), outubro (0,25 ponto) e dezembro (0,25 ponto). Até a semana passada, os agentes do mercado só viam o início do processo de alta da Selic em junho, com aperto inicial de 0,50 ponto porcentual. Atualmente a taxa Selic está em 8,75% ao ano.

Com base nessa expectativa, a Selic para o final de 2010 subiria para 10,75% ao ano. Até a semana passada, o prognóstico era de que o juro terminaria em 10,63% no próximo ano. Foi mantida a previsão de que a Selic média em 2010 deve ser de 9,69%, ante 9,45% de um mês atrás…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo