CulturaPrefeituraSanta Maria

NÚMEROS OFICIAIS. Feira do Livro anuncia a venda de 55,8 mil exemplares, na edição encerrada ontem

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Uma curiosidade: a organização da Feira do Livro 2016 divulgou a relação dos mais vendidos por ordem alfabética. Deles, poucos são de autores santa-marienses
Uma curiosidade: a organização da Feira do Livro 2016 divulgou a relação dos mais vendidos por ordem alfabética. Deles, poucos são de autores santa-marienses

O maior evento literário de Santa Maria encerrou neste domingo (8), contabilizando mais de 55 mil exemplares vendidos. A Feira do Livro ocupou a Praça Saldanha Marinho desde 23 de abril, reunindo 37 estandes, centenas de lançamentos e diversas apresentações artísticas.

A 43ª edição da Feira do Livro de Santa Maria teve como patrono o advogado e jurista Eros Roberto Grau. Já o professor homenageado foi Mário Lucio Bonotto Rodrigues, o Máucio. A homenagem póstuma foi dedicada à professora Ruth Farias Larré, falecida em 2015.

De acordo com o balanço divulgado pela Câmara do Livro, foram comercializadas 55.870 obras, número inferior à marca de 2015, quando 70.240 livros saíram das estantes para a casa dos leitores. As obras mais vendidas (em ordem alfabética) foram: Authentic Games (Marco Tulio, Editora Astral Cultural); Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes, Editora Intrínseca); De Volta ao Jogo (Rezendeevi, Editora Suma de Letras), Depois de Você (Jojo Moyes, Editora Intrínseca), Diário de um Banana (Jeff Kinny, Editora Vergara & Ribas), Diário de um Zumbi do Minecraft (Ana Ban, Editora Sextante), Herobrine – A Lenda (Pac & Mike, Editora Geração Jovem), Jeremias e a Fantasia Devoradora (Felipe Furian, Flora Edições), A Magia das Leis Divinas (Lauro Trevisan, Editora da Mente), A Menina dos Pãezinhos Doces (Selma Feltrin, Editora Autor).

Participação de escolas foi constante durante as duas semanas de Feira

A extensa programação voltada às crianças atraiu muitas escolas para participação na Feira do Livro de Santa Maria. De acordo com a Secretaria de Município da Educação (Smed), cerca de 50 instituições da Rede Municipal de Ensino (RME) visitaram o evento. Muitas delas promoveram apresentações artísticas e culturais, orientadas por professores. A Smed também levou para a praça o programa Leitura no Coração, promovendo atividades lúdicas e oficinas de leitura para os pequenos. A Mascote Leitura no Coração interagiu diretamente com as crianças, despertando a curiosidade e incentivando a leitura.

As escolas da rede estadual também prestigiaram o evento. Treze escolas estaduais estiveram presentes no estande da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), realizando apresentação de trabalhos e promovendo a Rádio Escola, projeto de Educomunicação, desenvolvido pela 8ª CRE. Além destas, outras 12 escolas participaram com apresentação de trabalhos voltados à prática da leitura.

A 43ª edição Feira do Livro de Santa Maria foi realizada pela Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mais vendidos livros sobre games de computadores e romances tipo revista Sabrina. Destaque para a produção local onde os escritores avalisam a qualidade da própria obra e a dos amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo