EconomiaNegócios

PARA CRESCER. Intervenção do governo federal vai colocar mais troco na economia

Que não se diga, por exemplo, que o governo federal está leniente. Muito pelo contrário. É evidente, também, e não deixa de fazer sentido, que as medidas anunciadas nesta quarta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, poderão ter um efeito interessante (para as candidaturas alinhadas) no pleito de 2010.

Guido Mantega: renúncia fiscal e mais troco para o investimento produtivo
Guido Mantega: renúncia fiscal e mais troco para o investimento produtivo

De qualquer modo, é fato: a intervenção federal ajuda a economia. E, em isso acontecendo, beneficia os brasileiros como um todo. Ou não? E é sob esse ponto de vista, penso, que os recursos a serem alocados via BNDES, para ser investidos na produção, e a renúncia fiscal que faz com que os negócios aconteçam com mais facilidade, gerando emprego e renda, são extremamente salutares.

Você quer saber mais detalhes, inclusive o que e por que tais medidas são tomadas? Acompanhe, então, reportagem produzida e distribuída pela Agência Brasil. O material é assinado pelos jornalistas Kelly Oliveira e Daniel Lima. A foto é de Renato Araújo. Confira:

Governo anuncia mais medidas para incentivar economia

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (quarta, 9) uma série de medidas para incentivar a economia. Entre elas, o reforço de recursos de R$ 80 bilhões para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa financiar investimentos e o desenvolvimento produtivo, em 2010 e 2011.

As atividades prioritárias dessa medida são a infraestrutura econômica e social, a compra de bens de capital (máquinas e equipamentos para a indústria), as exportações, ciência, tecnologia e inovação. Será cobrada a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Foi prorrogado o Programa de Sustentação do Investimento até junho de 2010. O prazo terminaria em dezembro deste ano. Esse programa prevê financiamentos oferecidos pelo BNDES para a compra de bens de capital, exportação e inovação tecnológica. O valor máximo de financiamento é de R$ 44 bilhões.

Outra medida, que ainda será regulada pelo Conselho Monetário Nacional, é a criação de uma letra financeira, instrumento que vai permitir aos bancos captar recursos de longo prazo para emprestar…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo