HistóriaPolíticaSanta Maria

REFLEXÃO. Luciano Ribas, deus Mitra, o discurso de Paulo Ceccim e o manifesto pelo fim do faz de conta

“…Para os que “crêem”, rituais religiosos possuem tanta verdade que, num caso extremo, até mesmo a insanidade de cravar agulhas num menino indefeso pode fazer sentido – um fato assustador, principalmente porque a matriz geradora desse crime é a mesma das celebrações atualmente aceitas.

Mais inocente é o “faz de conta” das histórias infantis, mas mesmo ele pode nos conduzir por dois caminhos, o do terreno mágico da fantasia ou a o da alienação das ilusões.

Santa Maria viveu (e em alguns setores ainda vive) dentro da segunda opção. Tivemos (e temos) muitos negociantes fazendo de conta que eram empresários, aproveitadores se passando de políticos bem intencionados, pulhas por vestais, sofistas por pensadores iluminados. Pagamos caro por isso, atrasando o desenvolvimento econômico e humano da cidade por décadas.

Começamos a virar a páginas há alguns anos, mas a tarefa é hercúlea. Há muito por ser feito e, se seguirmos minimamente o que o novo presidente da Cacism, Paulo Ceccim, disse no seu discurso de posse, também há esperança de que possa ser feito.

Verdadeiro manifesto pelo fim do faz de conta institucionalizado, foi o discurso mais lúcido e corajoso que ouvi nos últimos anos. Sem preocupação de agradar, começou um saudável…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “O deus Mitra e um manifesto pelo fim do faz de conta”, de Luciano Ribas, colaborador habitual deste sítio. Ele foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo