Câmara de VereadoresInternetPrefeituraSanta Maria

“TAXA DA LUZ”. Pedetista se posiciona sobre a CIP: trata-se de um “mal necessário”

Freqüentador habitual do sítio, o ex-dirigente local do PDT, Henrique Heinz, envia extensa correspondência eletrônica em que se posiciona acerca da Contribuição para Iluminação Pública, aliás objeto de uma audiência pública na manhã desta sexta, a partir das 9 e meia, no plenário da Câmara de Vereadores. Acompanhe o texto, na íntegra:

Mal necessário

Minha opinião sobre a criação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), que prevê o pagamento da iluminação pública pelos cidadãos junto com a sua fatura de energia.
“Pagar mais impostos (taxa) é sempre ruim, mas não tem mais jeito, as nossas ruas estão na mais completa escuridão, os postes estão caindo de podre oferecendo riscos a população, quando o vento sopra um pouco mais forte então… quebra como gravetos, uma vergonha, um verdadeiro caus de irregularidades, somado a falta de fiscalização de autoridades,  Prefeitura, e dos nossos representantes, os Vereadores.
Tenho vergonha quando vejo outras cidades com suas ruas iluminadas, limpas, sem buracos, com redes de energia novas, as pessoas seguras ao transitarem em suas caminhadas pelas calçadas tenho certeza que ficaríamos mais seguros ao andarmos a pé pelo centro e nas regiões mais afastadas como bairros e vilas! Se for pra melhorar que cobrem “CIP” taxa”
O projeto me parece bom o que falta definir é quanto será cobrado de cada categoria de consumidor. A preocupação – mais do que justa, por sinal – é fazer com que os clientes residenciais da AES Sul paguem um valor justo, que não cause grande impacto na sua conta de luz. E também que, a partir da criação da taxa, o serviço de iluminação seja eficiente, e devidamente fiscalizado por nossas autoridades e vereadores a ponto de justificar a cobrança”.

(a) Henrique Heinz

OBSERVAÇÃO CLAUDEMIRIANA: tomei a liberdade de excluir a parte final do texto. Na verdade, um outro assunto, relativo ao PDT, era do que se tratava. Não, não “censurei” nada, como alguns poderiam imaginar. Apenas que o mesmo texto, e o Henrique há de compreender, e assinado por ele, já foi publicado como comentário enviado a uma das notas que postei acerca de iluminação pública. Se você quiser conferir o conteúdo, basta clicar AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @Henrique Heinz
    agora entendi. Mas é o seguinte, coloquei a frase do vereador e juntamente o “link” de onde retirei a citação. Pode conferir, está no pronunciamento do “espaço de liderança do PMDB”

  2. Olá Liuz
    desculpe-me não o conheço…por isso minha resposta pesada. Então fico feliz por eu estar me comunicando com uma pessoa que me parece ser realmente ser séria. No entanto me parece que seu e-mail foi enviado pelo site da Camara de Vereadores.
    Grato
    Henrique
    @Luiz Reffatti

  3. @Henrique Heinz
    Caro Henrique, vamos por partes:
    Conheço bem a realidade dos micro e pequenos empresários, e sei que além de energia dependemos de bons projetos, tanto privados quanto públicos, e estes por sua vez dependem de políticos realmente comprometidos com a população e a cidade.
    E o que eu fiz foi exatamente chamar a atenção para a fala de um vereador a uns anos atrás. Como pode ver, estou de olho em quem votou contra ou a favor por motivos eleitorais.
    Também sou favorável a CIP, mas exijo responsabilidade e seriedade de quem deveria nos representar e fiscalizar o executivo.
    Fico feliz em saber que o sr. defende que se faça política com responsabilidade, pois este deve ser o posicionamento de todo e qualquer político. Mas não era necessário o alerta, não tenho cargo público, nem mesmo pretensão de ocupar um. Faço política (e acredito que TODOS deveriam fazê-lo) na busca de uma cidade, um estado e um país melhores para se viver.

  4. Olá Luiz.
    Também sou povo, um pequeno empresário. Nós pequenos empresários dependemos de energia para gerar emprego…
    O POVO precisa de iluminação pública e segurança, os trabalhadores saem para uma jornada de trabalho ainda de madrugada na mais completa escuridão e quando retornam não é diferente.
    Nossa cidade tem ficado constantemente sem energia durante horas e horas, devido à rede elétrica velha com a maioria dos postes podres somado ao descaso da ASSUL e das pessoas que deveriam fiscalizar este serviço no caso os nossos vereadores, prefeitura e promotoria. Para o seu conhecimento as empresas acabam dispensando os trabalhadores por falta de energia quando um poste quebra devido o sopro de um vento um pouco mais forte.
    Não gosto de impostos altos muito menos taxas… Você tem idéia de quanto pagamos de impostos?
    A Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), que prevê o pagamento da iluminação pública pelos cidadãos junto com a sua fatura de energia. É UM MAL NECESSÁRIO – Até que tenhamos este serviço reparado em condições seguras para a comunidade, e os impostos ajustados adequadamente ao bolso do trabalhador.
    Muito importante é você ficar de olho nos vereadores que votaram contra ou a favor da CIP em outras épocas por motivos “eleitorais”.
    APROVEITO PARA ALERTÁ-LO PARA FAZER POLÍTICA COM RESPONSABILIDADE:
    USAR SEU E-MAIL PESSOAL OU OUTRO PRIVADO, NÃO O DA MAQUINA PÚBLICA PORQUE QUEM PAGA POR ISSO É O POVO ATRAVES DE IMPOSTOS.
    Grato por sua manifestação.
    Henrique Heinz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo