Eleições 2010Pesquisa

VOCÊ DECIDE! Pesquisas em conflito indicam Serra bem à frente ou com diferença menor sobre Dilma

O jornal Folha de São Paulo, neste domingo, publicou pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Feito pelo Datafolha, o levantamento aponta uma redução da diferença entre o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff. E mais: indica uma polarização, com os demais concorrentes ficando bem para trás.

De outra parte, a edição que está nas bancas, da revista IstoÉ, publica pesquisa feita pelo instituto Vox Populi. Que aponta uma significativa preferência pelo candidato do PSDB, seja ele qual for, inclusive o “desistente” Aécio Neves, sobre a concorrente do governo. E aí, pergunto: qual a diferença entre ambas, afora os percentuais? Não sei. Mas tenho uma pista. Que o leitor também pode seguir – embora não necessariamente concorde.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 14 e 18. E a do Vox Populi, entre 11 e 14. A publicada na FSP teve 11.429 entrevistas em todo o País (não informa o número de comunas). A da IstoÉ, 2 mil, em 170 municípios. As metodologias são semelhantes, mas a amostra é diferente. Será que isso significa algo? Boooa pergunta.

Para saber dos números, reproduzo o texto sobre a pesquisa do Datafolha, extraído do sítio Terra Magazine. E, logo abaixo, a reportagem da revista IstoÉ, inclusive com a análise da publicação, em texto assinado por Octávio Costa e Sérgio Parellas.

ANTES, O MATERIAL DO TM:

Pesquisa Datafolha: “Cai diferença entre Serra e Dilma”

Pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo do jornal Folha de São Paulo, já nas bancas, diz na manchete: “Cai diferença entre Serra e Dilma”. “Com 23%, candidata do PT se consolida em segundo na corrida presidencial. José Serra tem 37% e está em primeiro”, adianta a Folha.

Ou seja, a diferença entre Serra (PSDB) e Dilma é agora de 14 pontos. Ainda segundo o Datafolha, Ciro Gomes, do PSB, tem 13% e Marina, do PV, 8%. Num cenário sem Ciro Gomes, Serra teria 40%, Dilma 26%, e Marina 11%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

AGORA, A REPORTAGEM DA IÉ:

Os tucanos voam mais alto

…Na quinta-feira 17, o jovem governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), encarregou-se de mostrar que a lição de Valadares está mais viva do que nunca: num movimento surpreendente, anunciou sua desistência de concorrer à Presidência da República em 2010, abrindo caminho para a candidatura do governador de São Paulo, José Serra. Aguardada apenas para meados de janeiro, a súbita definição de Aécio sobre seu futuro eleitoral veio exatamente quando seu nome dá sinais de rápido crescimento nas consultas de opinião. Segundo pesquisa realizada para ISTOÉ pelo instituto Vox Populi, entre os dias 11 e 14 de dezembro – a primeira feita no País depois da mais recente rodada de programas eleitorais de televisão e com chapas fechadas -, Aécio Neves, como candidato do PSDB, venceria a corrida presidencial, com o deputado do PSB e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, de vice. De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, a dupla Aécio/Ciro bateria a chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), por 35% a 21% dos votos. Esta é a primeira vez que Aécio aparece em uma pesquisa à frente de Dilma. Em seguida, ficaram a senadora Marina Silva (PV-AC) e o sócio da Natura, empresário Guilherme Leal, com 13%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens e artigos publicados na edição que está nas bancas da revista IstoÉ.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo