InternetSanta Maria

VIA INTERNET. Uma ideia para fazer Santa Maria reviver. Vale, ao menos, conferir a intenção, que é boa

vadson

O empresário Vadson Schafer teve a ideia. A difundiu. Não obteve muito êxito. Está disposto até a abandoná-la, como confidenciou ao editor. Não é exatamente fácil pô-la em prática. Mas há gente disposta e o momento, cá entre nós, é bastante adequado – inclusive por conta da baixíssima autoestima dos santa-marienses.

É, claro, uma decorrência da tragédia de 27 de janeiro, que ceifou a vida de 242 jovens e deixou feridos (com sequelas ainda imprevisíveis) mais de 600 outros. Vale a pena conhecer a proposta. No mínimo. Este sítio é parceiro, do jeito que puder.

Confira o material que explica direitinho o que se pode fazer. O editor tem certeza, inclusive, que seus autores, Schafer à frente, se dispõem a adaptá-la ao que for necessário, para viabilizada. O texto é assinado por Marinna Sellmer. Acompanhe, a seguir:

Projeto Viva Santa Maria

Histórico

Santa Maria se localiza na região central do Rio Grande do Sul. É o quinto maior município do estado, com mais de 260 mil habitantes. Boa parte deles é constituída de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem mais de 25 mil estudantes em 59 cursos de graduação. Em mais de 10 instituições privadas são cerca de 20 mil estudantes. Ao todo, são quase 7 mil novos profissionais que se formam a cada ano…

Tragédia e esperança

No dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio atingiu a boate Kiss, na cidade de Santa Maria. Na ocasião estava ocorrendo uma festa universitária realizada por diversos cursos da cidade e foram vitimadas 242 pessoas, a maioria jovens.

A cidade entrou em um período de luto e tristeza e deixou de sorrir, em virtude de tantas vidas perdidas. Mesmo diante de tanta dor, Santa Maria mostrou-se solidária e com vontade de reerguer e voltar a ser feliz, mas sem nunca esquecer a memória daqueles que se foram. Este projeto nasceu da vontade de fazer a cidade respirar novos ares, com expectativa de mudança, esperança e pensamento coletivo. Acreditamos que com força, trabalho e pensamento no bem do próximo, podemos construir um espaço de memórias às vítimas, mas com alegria, cultura, esporte, integração e sustentabilidade. O Projeto Viva Santa Maria também pretende trabalhar bem social, atendendo as 8 metas da ONU para o milênio.

As 8 metas da ONU para o milênio, em que o projeto Viva Santa Maria foi baseado são:

1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2 – Atingir o ensino básico universal.
3 – Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
4 – Reduzir a mortalidade infantil.
5 – Melhorar a saúde materna.
6 – Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7 – Garantir a sustentabilidade ambiental.
8 – Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Casa ONU

Pensando no bem social e do próximo, o Viva Santa Maria irá criar a Casa ONU e irá basear seus projetos, ações e objetivos nas 8 metas estabelecidas pela ONU para o milênio. Serão nomeados curadores para cada um dos objetivos, onde estes serão responsáveis por adequar e trabalhar para que eles sejam cumpridos e para que o projeto atenda os princípios sociais, de saúde, sustentabilidade, desenvolvimento e de ajuda ao próximo…”

PARA CONHECER A IDEIA INTEIRA, VAI A ESTE LINK: PROJETO VIVA SANTA MARIA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Desculpa, mas não é por aí. Eu pago um prefeito, secretários, vereadores, governador e deputados pra fazerem essas 8 metas da ONU funcionarem no meu município. Se querem inventar Ong, criem uma que eduque a população a votar melhor, a renovar c/postos de mando com qualidade e responsabilidade socioambiental, erradiquem o analfabetismo político. Chega de maquiagem.

  2. Caro Claudemir; quero ser PARCEIRO nesta BELA sugestão do empresário Vadson Shafer. Podem CONTAR comigo; pretendo COLABORAR com este ótimo Projeto. Abraço a todos!

  3. Boa Dia! A idéia e ou proposta merece atenção e respeito. Porém , salvo maior juízo,as ações e metas da ONU possuem um enfoque geral. Elas são intrínsecas obrigações da humanidade
    Se observarmos o que nos disse Tejon em sua palestra promovida pelo Jornal A Razão , a pesquisa do Jornal Diário deste final de semana e se entendermos os sentimentos e o luto de Santa Maria e principalmente dos familiares das vitimas, fica claro que devemos como santa-marienses ser protagonistas de ações que amenizem, respeitem a dor e o sofrimento de cada família envolvida. Devemos no meu ponto de vista semear as propostas da ONU mas sabermos que Santa Maria pode ser grande agente na busca de prevenções e atitudes preventivas , como por exemplo o que faz Diza no Vida Urgente. No caminho de prevenção podemos ser protagonistas na cprevenção aos acidentes de trabalho, transito, combate ao uso do fumo, álcool, drogas e também com projetos de qualificação de pessoas.
    Att
    Fernando Maffini

  4. Um baita projeto, PARABÉNS!!!
    Pena que não envolva duas áreas fundamentais que quando faltam geram colapso na saúde pública, ou seja: Ambiente Sustentável (Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos) e Ordenamento no Trânsito (Com os 3 Es sincronizados: Engenharia, Educação e Esforço Legal), pensemos nisso também???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo