EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Marcha por Paz e Justiça Social abre a Feira e o Fundo Social mundiais

É nesta sexta-feira. E tudo começa com a Marcha por Paz e Justiça Social (leia, em nota posterior, mais acima, a programação completa dos três dias). Mas o fato é que a Economia Solidária faz morada em Santa Maria a partir das 8 da manhã.

Como em 2008, na Feira do Mercosul, milhares de pessoas estão sendo aguardadas agora

Mais detalhes, inclusive questões práticas como mudanças no trânsito na região sul da cidade você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa do Projeto Esperança/Cooesperança, o grande mentor do que se verá e participará na boca do monte até o final da tarde de domingo. A foto é de arquivo. A seguir:

Fórum Social e Feira de Economia Solidária – abertura será nesta sexta-feira

Iniciam amanhã o 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, eventos que pretendem colocar Santa Maria no centro das discussões sobre alternativas organizadas para a crise mundial, além de ser um espaço que reafirme a cidade enquanto pólo de organização e espelho de novas práticas para a América Latina e o mundo. Além disso, os eventos internacionais também fazem parte das comemorações dos dez anos do Fórum Social Mundial, que já possui mais de 40 agendas programadas para acontecer em diversos continentes ao longo do ano. Os eventos serão realizados de sexta-feira até domingo, dia 24 de janeiro, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na rua Heitor Campos. 

As atividades terão início em frente à Basílica da Medianeira, a partir das 8h, onde haverá a concentração para saída da Marcha Mundial por Paz e Justiça Social. A caminhada passará por dentro do Parque da Medianeira, seguindo em direção ao Palco Central do território do Fórum. Após um Ato Mundial por Paz e Justiça Social, haverá a abertura oficial dos eventos, com a presença de representantes de todos os continentes, autoridades e trabalhadores da Economia Solidária. A programação, envolvendo seminários, debates, atividades autogestionadas e oficinas, exposição e comercialização de produtos, será desenvolvida durante todo o dia, nos três dias de evento.

Debates ocorrerão sobre cinco eixos

Durante o Fórum Social de Economia Solidária, acontecerão grandes seminários e debates sob cinco eixos, que serão realizados em lonões no Parque da Medianeira, simultaneamente. Cada espaço dos seminários terá nome de um continente do mundo, fazendo referência ao caráter universal que o Fórum e a Feira têm. O seminário “Construindo um sistema financeiro solidário” será no espaço Europa, o “Educação, cultura, economia solidária: perspectivas para um outro modelo de desenvolvimento”, terá como palco o espaço África. Já o seminário número três, “Construindo uma integração solidária internacional”, acontecerá no lonão Ásia, “Construindo produção, comercialização e consumo solidários”, no espaço Oceania, e o último grande seminário, “Construindo uma soberania alimentar, nutricional e sustentável”, no América.

Entrada gratuita em todos os espaços do Fórum

A entrada de participantes no 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária é gratuita, tanto para os espaços de comercialização, quanto para os espaços de formação, debates, rodas de conversa e atrações culturais. As pessoas que se inscreveram receberão o material do Fórum e o certificado de participação. No território do Fórum haverá uma Praça de Alimentação, com empreendimentos da economia solidária que estarão comercializando lanches em geral. O Fórum também contará com serviço de almoço, servido na Escola Irmão José Otão (ao lado do Centro de Referência) e feito por grupos da economia solidária, ao preço de R$7,00.

Haverá também espaço para os hortigranjeiros, artesanato, agroindústria familiar, 1ª Mostra Internacional da Biodiversidade, trocas solidárias, movimentos sociais, estandes para o Gabinete do Prefeito, secretarias municipais, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Instituto Marista de Desenvolvimento, prevenção contra a Dengue, segurança alimentar e recepção. O território do Fórum (mapa em anexo) ainda contará com uma unidade móvel de saúde da Prefeitura, com atendimento médico e uma ambulância, caso seja necessário um deslocamento rápido.

Trânsito da região será alterado

O trânsito, durante os dias 22, 23 e 24 de janeiro, sofrerá alterações na rua Heitor Campos, em Santa Maria. A via ficará em mão única, com ingresso pela Avenida Medianeira, e contará com estacionamento nos dois lados da pista. O trecho da Heitor Campos, em frente ao Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter estará interrompido. Haverá apenas um espaço para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias.

Os motoristas que trafegarem pela rua Duque de Caxias não poderão ingressar na Heitor Campos pela Tamanday, apenas pela Doutor Theodorico, podendo ir em direção ao local dos eventos ou à Avenida Medianeira. Parte do Parque da Medianeira será destinada ao estacionamento de veículos. Na entrada pela Avenida, a coordenação do Fórum pede que seja dada preferência para os ônibus que trazem as caravanas de fora da cidade. Na Heitor Campos também haverá acesso ao Parque. Todos os espaços de estacionamento serão gratuitos. Nos três dias de atividades, agentes da GMT estarão trabalhando para evitar transtornos no local.”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo