CulturaSanta Maria

VÍDEO E CINEMA. Dirigentes do SMVC participam de festival internacional e já preparam próxima edição

Cassol, em foto do 8° SMVC: divulgando o festival santa-mariense e participando de debates

Creia: a nona edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, além de já ter data e homenageado nacional definidos, também começa a ser organizada por seus promotores com bastante antecedência. Mais que isso, o intercâmbio entre eventos semelhantes torna-se uma rotina, permitindo supor que o próximo SMVC terá tanto ou mais sucesso do que o realizado no final de novembro passado.

Agora, por exemplo, dirigentes do festival santa-mariense participam, em São Paulo, de uma atividade que poderá, obviamente, ajudar bastante na divulgação do evento da boca do monte, entre outros benefícios. Os detalhes de tudo isso estão em material distribuído pela assessoria do SMVC, com texto da jornalista Fabiane Machado. Acompanhe:

Santa Maria Vídeo e Cinema será apresentado no 5º Festival Internacional de Atibaia

Na próxima semana, os representantes do Escritório Executivo do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), Luciano Ribas e Luiz Alberto Cassol, participam do 5º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, V Encontro Ibero-Americano de Cineclubes (EIAC) e I Encontro Internacional dos Direitos do Público (EIDP). Cassol será mediador de uma das mesas do Festival, que abordará o tema: “O Direito do Público”, e contará com convidados da Itália, Espanha, Equador e México. Os eventos serão realizados no município de Atibaia, em São Paulo, de 12 a 16 de janeiro.

A participação será uma oportunidade de apresentar a proposta e os objetivos do SMVC a profissionais que trabalham com cinema em todo o país. Conforme Luciano Ribas, o Festival de Atibaia reúne representantes de vários festivais e é um grande espaço para trocas de ideias e divulgação de diferentes iniciativas. Ele destaca que a ida de integrantes do Escritório Executivo do SMVC a um Festival importante como o de Atibaia é mais um passo no processo de profissionalização do festival de Santa Maria. “Demonstra a consolidação do SMVC, que já integra o circuito de todo o país, é referência para cineclubistas e cineastas”.

Além dos dois representantes do Escritório Executivo do SMVC, a representação de Santa Maria conta com a presença de Clayton Coelho, que gravará depoimentos de profissionais da área audiovisual brasileira, entre eles o do cineasta, Rosemberg Cariry, Homenageado Nacional da próxima edição do Santa Maria Vídeo e Cinema. Devem participar da programação em Atibaia, representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Itália, México, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Próxima edição do SMVC já está sendo preparada

Ribas reforça que o 9º Santa Maria Vídeo e Cinema já tem data confirmada. Será realizado de 30 de agosto a 04 de setembro de 2010, e abordará o tema: “Entre Fronteiras”. A escolha do tema é uma referência ao Fórum Entre Fronteiras, no qual o SMVC tem sido representado desde a criação.

O Fórum nasceu em junho de 2007 no festival de cinema de Oberá na Argentina e hoje é um dos principais encontros para discussão sobre produção audiovisual na América do Sul. Dele participam produtores, realizadores independentes e representantes de instituições de cinema do Rio Grande do Sul, Paraguai e de cinco províncias da Argentina que trocam materiais produzidos em seus países. Participam ou apoiam o Entre Fronteiras, pelo país, além do SMVC, CESMA, Estação Cinema, Cineclube Lanterninha Aurélio, APTC/ABD-RS, Fundacine e CNC- Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo