EconomiaNegóciosSanta Maria

MERCADO. Cai a venda de carros novos em janeiro. Ainda assim, mais de 350 foram emplacados em Santa Maria

Na foto (do arquivo de A Razão), a invasão dos automóveis em Santa Maria

Conforme o jornalista Lauro Jardim, que edita a seção “Radar”, na versão online da ex-revista Veja, as montadoras de automóveis não podem se queixar do mercado brasileiro, no mês de JANEIRO. Muito pelo contrário. Afinal, teriam sido vendidos 213.335 veículos – 8% mais que os 197.455 do mesmo mês no ano passado – quando, não é demais lembrar, o país ainda enfrentava a marolinha, com os efeitos decorrentes da crise ianque.

Mas, e em Santa Maria? Aqui, como ANTECIPEI no início da noite desta segunda, houve uma retração de vendas nas concessionárias alojadas na cidade. Foram emplacados na boca do monte exatos 354 carros (entre automóveis e comerciais leves) zero quilômetro. O que não chega a ser ruim, claro, mas é beeem menos que os 496 vendidos em dezembro, e inferior também ao que se comercializou em janeiro do ano passado, quando as revendas viram sair de suas garagens exatas 401 unidades.

Essa queda – 13% de um ano para outro – é considerada normal por fontes ligadas ao mercado de automóveis. Que alinham pelo menos dois fatores a contribuir para o desempenho inferior do mês passado. Um é a forte antecipação de compras registradas no último trimestre de 2009, especialmente em dezembro. Outra é que janeiro do ano passado foi o primeiro “mês cheio” de IPI reduzido, o que aumentou a demanda naquela ocasião.

De todo modo, 10 entre 10 vendedores de automóveis “zero” em Santa Maria duvidam que 2010 registre o recorde absoluto do ano passado, quando foram emplacados ESTRATOSFÉRICOS 5.634 veículos. A razão principal é que, a partir de abril, acaba a redução do IPI, o principal fator a entusiasmar os consumidores. Mas, embora ninguém tenha expressado isso, é bem provável que todos creiam ser possível superar os números de 2008. Naquele ano, a boca do monte VENDEU 4.269 carros novos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo