DestaqueSanta Maria

UFSM. Blattes e Givago prometem empenho na busca por recursos para revitalizar a Antiga Reitoria

Local será conhecido como Espaço de Ações Comunitárias Empreendedoras

Prédio na Rua Floriano Peixoto será revitalizado. Mas é preciso recursos e articulação política dos vereadores. Foto UFSM / Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores Ricardo Blattes (PT) e Givago Ribeiro (PSDB) estão empenhados em buscar recursos para a revitalização da Antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na quinta-feira (11), ambos participaram de reuniões com o professor e pró-reitor de Extensão da instituição, Flavi Lisboa, para debater o assunto.

O edifício será conhecido como Espaço de Ações Comunitárias Empreendedoras, proposta já aprovada pelo Conselho Universitário. O objetivo é tornar o espaço, localizado no Centro de Santa Maria, um local de presença da Universidade junto à comunidade.

“Fazer um investimento como esse, na região central da cidade, vai mexer com o Centro e com a valorização daquele entorno. É o que a gente enxerga nas grandes cidades, quando centros são abandonados. Um prédio que nem esse, que marcou gerações. Quando ele consegue ser resgatado, ele dá vida para o lugar”, afirma Flavi.

O projeto prevê um estilo retrofit, no qual promove um ambiente tecnológico, mantendo a identidade do local. A proposta foi apresentada aos parlamentares para que eles possam pensar em formas de captação de recurso para a reforma.

Blattes reforçou sua parceria pela defesa da iniciativa e frisou a importância de estruturar cada vez mais para que o empreendimento não seja inviabilizado em uma futura gestão da UFSM.

“Não podemos encarar os entraves como impeditivo, temos que trabalhar a viabilidade de fazer acontecer. E se a gente não contrapor com muita força, dando dignidade para esses espaços públicos, é muito fácil de se perder”, disse Blattes.

Givago demonstrou entusiasmo pelo projeto e relatou já estar articulando apoio da bancada de deputados federais do PSDB, em especial por meio de Daniel Trzeciak (PSDB). O parlamentar gaúcho deve visitar a cidade nas próximas semanas para conhecer a iniciativa.

“A revitalização da Antiga Reitoria tem potencial para transformar o Centro da cidade, sobretudo no sentido de oferecer espaços e serviços acessíveis para toda a comunidade”, comentou Givago.

Garajão
Além da revitalização da Antiga Reitoria, será feito um estudo que contemple a questão urbanística da cidade e que possa ligar a Rua Alberto Pasqualini com a Rua Astrogildo de Azevedo usando o espaço onde fica o Garajão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Prédio pertence a União. UFSM ainda tem o antigo hospital e um imóvel em Silveira para cuidar, este último também iria ‘mexer com o local e valorizar o entorno’. Deu em nada porque era promessa de gente que não tinha a menor ideia sobre o que estava falando.
    Vereadores deveriam correr atrás de verba para a Casa de Cultura, SUCV, etc.
    Resumo da ópera: vereadores para se promover correm atrás do que não é da competência deles (renovação é coisa da Globo). Alás, pressa tem ‘esperteza’ também, querem implantar o ‘centro de ações comunitárias emprendedoras’ (algo muito genérico) para ocupar o lugar, criar um fato consumado, antes que a gestão da universidade mude. O que é bobagem, porque se não funcionar (como Silveira) vai para o vinagre do mesmo jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo