AgronegócioEconomia

ECONOMIA. Boas notícias chegam do campo. Vem aí uma nova supersafra

De forma precavida, boa parte, e até algo terrorista, não poucos, analistas econômicos dão conta de dificuldades a ser enfrentadas pelo próximo Presidente da República. Mais: há quem esteja prevendo até uma ressaca, depois do previsível excelente ano de 2010 para a economia brasileira.

Com a soja, supersafra já está confirmada: mais de 67 milhões de toneladas

É. Pode ser. Talvez seja. Mas, com certeza, não será por causa do desempenho do campo. Vem aí uma nova supersafra, similar à de 2008, quem sabe até maior. Confira, a propósito, reportagem produzida e distribuída pela Agência Brasil. O texto é de Danilo Macedo. A seguir:

Alta produtividade e estabilidade da chuva podem ajudar país a ter sua maior safra

A cada levantamento da safra de grãos 2009/2010 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais o volume total estimado para a colheita se aproxima do recorde histórico, obtido no ciclo 2007/2008, de 144,1 milhões de toneladas. A pesquisa divulgada hoje (9), a sexta desde o início da safra, indica uma produção de 143,95 milhões de toneladas.

A previsão – feita com base em informações coletadas de representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados entre 22 e 26 de fevereiro – já é 6,5% superior aos 135,13 milhões de toneladas da última safra. Em relação à pesquisa divulgada no mês passado, o crescimento é de 0,6%. A melhor avaliação, segundo a Conab, deve-se à alta produtividade e à estabilidade das chuvas nas áreas de maior produção.

Beneficiada pelo clima, a soja, grão mais produzido no país, deve chegar a 67,57 milhões de toneladas, cerca de 10 milhões de toneladas a mais do que na safra passada. Nos estados que mais produzem, como Mato Grosso, Goiás e o Rio Grande do Sul, a colheita já supera os 50%.

Apesar do aumento de produção, a área plantada teve uma pequena redução, de 19,3 mil hectares, comparada à anterior, ficando em 47,65 milhões de hectares. Esse resultado indica o aumento da produtividade das lavouras…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo