PrefeituraSanta Maria

SEMANA CURTA E QUENTE. Sim para PAC 2. E só um titular no futuro secretariado

Dificilmente acontece qualquer coisa relevante a partir de quinta-feira, 1° de abril. Assim, a semana mais curta do ano, do ponto de vista político, termina mesmo é na quarta-feira, 31 de março. E é até lá que o prefeito Cezar Schirmer define quem ocupa os lugares a ser deixados pelos secretários que se afastam para concorrer a um cargo eletivo em 3 de outubro – embora o prazo oficial se esgote no dia 2, sexta.

Mas este assunto (sobre o qual falarei mais adiante), cá entre nós, do ponto de vista estratégico é menor – que interessa diretamente apenas aos que vão entrar ou sair, e ao prefeito. Do ponto de vista da sociedade, o mais importante ocorre mesmo é nesta segunda-feira, e a alguns milhares de quilômetros daqui.

É em Brasília. Lá, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e sua ministra-Chefe da Casa Civil (que também sai antes do final de semana, para concorrer ao lugar do seu atual comandante), Dilma Rousseff, anunciam a segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento. O chamado PAC 2 pode incluir obras para as quais (como bem disse a colega Jaqueline Silveira na coluna APARTE, do Diário de Santa Maria), até de uma forma inusitada, mais reivindicaram segmentos da sociedade e o deputado federal petista Paulo Pimenta, do que propriamente o prefeito Schirmer.

É possível, e o palpite claudemiriano é que vai dar gol, que a boca do monte seja contemplada por Lula e Dilma com mais um balaio de dinheiro, para tornar realidade a Travessia Urbana – com obras de infra-estrutura rodoviária que levarão Santa Maria ao futuro. É só um palpite. Mas há bons indicativos positivos nos últimos dias. Então, resta esperar para o final da manhã desta segunda-feira.

Quanto ao secretariado, pelo que pude depreender em conversas com o prefeito na quinta-feira, e que registrei na coluna OBSERVATÓRIO, e no sábado de manhã (poucos minutos no Calçadão), ouso afirmar algumas coisas, frutos de minha dedução (e não necessariamente de informação).

Uma delas é que Schirmer não conta mais com a saída de José Farret da secretaria de Saúde. Ele não concorre à Assembléia e segue na pasta enquanto assim desejar. Outra é que, muito provavelmente, até quarta-feira só seja conhecido o nome do substituto de Tubias Calil na secretaria de Esporte. No caso, o também vereador Cláudio Rosa – que terá premiada sua dedicação extrema ao prefeito e ao governo, como líder na Câmara.

Quanto às pastas de Desenvolvimento (Cezar Busatto) e de Relações Institucionais (Jorge Pozzobom), que ninguém estranhe: por mais alguns dias teremos interinos. Talvez os atuais segundos de cada uma. Só mais adiante, quem sabe (queeeem sabe) na outra semana, serão conhecidos os titulares. Ponto.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Maria Eduarda: É preciso ter os fatos em mente para discutir este assunto. O Brasil sabe que quem criou o mensalão foi o PSDB de Minas Gerais na gestão do tucano Eduardo Azeredo. E agora se vê que quem é especialista em mensalão são os DEMOs do Arruda. GOverno Lula vai atingir ainda 99% de popularidade aguarde.

  2. Com certeza temoa que refrescar nossa memória, se não fossw o Presidente Itamar Franco, o Ministro da Fazenda FHC, não teriamos a estabilidade economica que hoje temos. Mas com certeza se não tivessemos este governo federal comprometido com mensalão e um “eito” de escandalos estariamos melhor ainda, cego é aquele que não quer ver… que tristeza ter alguem defendendo esta empulhação chamada governo Lula

  3. Acho que a miopia política continua em alta. O discurso simplório do “pagamos impostos” não resiste a uma análise mais profunda. Ou será que não pagávamos impostos nos oito anos do governo FHC? E o que ganhamos naquela época? As estradas federais esburacadas, uma ponte sobre o Verde destruída. É óbvio que o governo não nos faz favor. Entretanto, é só buscar um pouquinho da história para vermos o que Santa Maria ganhou nos governos do PMDB (Simon, Schirmer), no governo Sarney (Simon, Schirmer, Nelson Jobim) e o que tem recebido agora. Tem comparação?
    Então, por favor, né, seu Ricardo, vamos analisar as coisas com uma ótica um pouco mais ampla.

  4. Onde está nosso secretário buzatto nessas horas, ou seja veio pra santa maria só pra sugar que nem fez no governo do estado e ainda tentou ensinar os outros como se fazia isso.
    PAC 2 teve dedicação de todos os deputados da cidades não só do pimente não se esqueçam disso………..
    abraço a todos!

  5. Pelo amor de DEUS, os comentários feitos pela jornalista, são muito tendenciosos, substimar o prestigio do PREFEITO SCHIRMER junto ao Gov. Federal é pura maldade ou desconhecimento da história. O Prefeito Schirmer é amigo da
    futura Presidente Dilma a muitos anos e não seria uma representação que passaria na frente do representante maior desta cidade, O SR PREFEITO, que conseguiria as reinvindicações junto ao Gov Federal. Penso que tudo é um somatorio mas por favor não substime minha inteligencia…A ministra Dilma sabe quem é quem!

  6. Somente para te esclareçer, este dinheiro que está vindo para as “Obras” do dito “PAC 1”, são fruto do nosso esforço e trabalho (ou seja, IMPOSTOS, que nós santamarienses) pagamos o ano todo para este “governo de faz-de-conta”,…portanto, esta verba não é nenhum favor que o “governo” do Lula (e da Dilma) estão nos fazendo,…é o NOSSO dinheiro que esta lá em Brasília, e que vem de volta prá cá a “conta-gotas”,…quem não “QUER ENXERGAR É VOCÊ”!@Franz Ferdinand

  7. Acabo de ler uma matéria eleborada pela agência REUTERS. Em relação ao PAC 1, da previsão de investimento na ordem de R$ 503 bilhões, cerca de R$ 400 bilhões já foram empenhados. Ou seja, serão realizados, não há como voltar atrás. Um investimento de 400 bilhões será pouco???
    E, dos projetos previstos (2.471) cerca de 50% já foram concluídos. Será pouco isso? Quato será que a Yeda já investiu em recursos próprios em obras? Quantos erá que os governos do PSDB já investiram? Em São paulo sei que tem dois casos famosos: o metrô que desabou em 2007 e o viaduto do Rodoanel que também virou pó.

  8. Anos atrás tinha um personagem do Jô Soares que dizia “tem pai que é cego, tem pai que é cego”. Pois bem, alguém que afz uso da internet, digamos que, imagino eu, deve enxergar bem. Então, dizer que nem houve o PAC 1, é finger-se de cego. Poderíamos dar uma olhada no que acontece no restante do país. Mas, vamos ficar apenas com Santa Maria. Penso a esse pessoal que não enxerga bem dar uma passadinha na Nova Santa Marta, indo pela Venâncio Aires. Vai ver a avenida em construção, margeando o cadena, que tem sido canalizado. Pode ir também ao KM2 e ver as obras de infraestrutura que estão sendo feitas. Só as obars ainda não ficaram mais visíveis devido à lerdeza da nossa prefeitura municipal.
    Aos de meória fraca é bom lembrar que a Faixa Santa Maria-Rosário foi uma obra concluída graças a recursos do PAC.
    Então, acredito que a oposição deve existir e fazer críticas para aperfeiçoar a democracia. Mas, sem demagogia. Tem certos setores que não têm capacidade de construir nada. Alguns são neoliberais ao máximo e outros só sabem discursar em favor de uma “revolução”. Seria interessante perguntar: já perguntaram à maioria da população se desejam uma revolução? Pegar em armas? Sejam democráticos senhores e parem de querer ser a “vanguarda” de si mesmos.

  9. Dep Pimenta sempre esta na frente das questões de interese da cidade parabens deputado pimenta se dependesse apenas do nosso prefeito estariamos ferrado se o dinheiro que esta ai ele não consegue gastar um ex: ea ponte do cadena na venancio perto do quartel parque inacabada a quase um ano esta até perigoso trafegar no local .

  10. Meu caro Claudemir, como acreditar no PAC 2, eminentemente eleitoreiro. Senão vejamos, o PAC 1, apenas 11% das obras forma concluidas, e mais de 51% não sairam do papel. Não pense que não estou torcendo para que Santa Maria venha receber dinheiro, claro que estou. Dias atrás prometeram estradas que nem projeto existe que passarão por aqui rumo a Rio Grande, continundo na faixa de São Sepé como conhecemos. Meu caro, como eleitor o minimo que espero e respeito dos que estão no poder. Pode demorar mas haverá dia que as pessoas serão exclarecidas, ai estarão livres de politos fanfarões e oportunistas. Saúl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo