Congresso

2,4 MIL PROJETOS. Ao ritmo atual, congresso precisaria uma década para “limpar as gavetas”

A Câmara dos Deputados aprovou, ano passado, 219 matérias, em 115 sessões deliberativas. Há outras 2,135 mil na fila. No Senado, foram 118 sessões e 219 matérias aprovadas. Entre os deputados, o tempo para zerar a conta (sem novos projetos) é de 10 anos, ao ritmo atual. Já os senadores precisarão menos tempo, ano e meio, para resolver o seu lado.

Enfermeiros protestam: projeto do interesse dele é um dos muuuitos que está travado no parlamento

É fantástico o trabalho que chegou a essa conclusão. Uma reportagem exclusiva feita pelo sítio especializado Congresso em Foco. E que, sem emitir qualquer juízo prévio de valor, vale a pena conferir. O texto é de Eduardo Militão. A foto (de arquivo) é de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. Acompanhe:

2,4 mil projetos à espera de votação no Congresso

…Câmara e Senado acumulam 2.472 projetos nos plenários onde trabalham 594 parlamentares. À espera de votação, estavam 2.438 deles no dia 29 de março passado, segundo levantamento exclusivo do Congresso em Foco. Na Câmara, são 2.135 matérias no total. No Senado, 337.

No ano passado, os deputados gastaram 115 sessões deliberativas para aprovarem cerca de 219 propostas. Ou seja, se o objetivo da Câmara for “zerar” o estoque de matérias em tramitação, aprovando-as ou rejeitando-as, precisarão, mantido o ritmo atual, de nada menos que dez anos.

Da mesma forma, o Senado aprovou 219 matérias no ano passado em 118 sessões deliberativas. Ou seja, os senadores precisariam de quase um ano e meio para “zerar” o estoque de propostas a serem votadas. Sem contar as novas propostas que viriam da Câmara assim que os deputados as aprovassem (apenas as matérias de iniciativa dos próprios senadores começam a tramitação no Senado)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo