AssembleiaEleições 2010Partidos

ANÚNCIO, HOJE. Ok, Pozzobom vai à Assembléia. Conheça os porquês para a decisão

Mudança de rumo: um Pozzobom feliz quer vaga na Assembléia (foto Felipe Pires, de arquivo)

No final da tarde de hoje, segundo convite enviado pelo vereador Admar Pozzobom, o irmão dele, Jorge Pozzobom, concederá entrevista coletiva. Será no plenarinho da Câmara. Atualmente assessor especial da governadora Yeda Crusius (função que exercerá até o início de julho, último prazo para desincompatibilização), o ex-secretário de município informará ao distinto público que é candidato à Assembléia Legislativa.

Em outras circunstâncias (e talvez com outra pessoa), cá entre nós, seria um fato banal. Tanto faz, no caso de outros, se concorrem a este ou aquele cargo. E por que não é assim com o tucano? Afora motivos acessórios, há no mínimo duas razões básicas:

1) Desde sempre, Jorge Pozzobom se declarou (e fez campanha intensiva e ostensiva) candidato à Câmara dos Deputados. A mesma pretensão que o tornou popular em 2006, quando fez, em números redondos, 29,5 mil votos em Santa Maria. De repente – e ele deverá confirmar isso hoje, provavelmente, José Farret (PP) desiste de concorrer à Assembléia Legislativa – dando a Pozzobom um bom argumento para mudar de rumo. Tanto político quanto, simplificadamente falando, aritmético.

2) Decorrente da primeira motivação, está o fato de que, com a desistência do pepista, Pozzobom se viu eticamente liberado de um acordo que teria sido firmado ainda antes do pleito de 2008. Seria, o tucano, apoiado (embora de outro partido), pelo prefeito Cezar Schirmer, do PMDB, e, de resto, pelo governo como um todo. Como isso, na prática, não ocorreu (vide assessoria importante do Chefe do Executivo fazendo campanha, que todo mundo vê, para Osmar Terra, para ficar num exemplo) e o próprio PP se divide entre vários nomes para além de Santa Maria, Jorge Pozzobom perdeu a outra perna que sustentava uma candidatura a deputado federal.

É evidente que as duas razões acima apontadas são discutíveis. E não faltarão argumentos respeitáveis em sentido contrário. Mas não carecem de realidade, por certo. E, de mais a mais, diante do fato concreto, posta agora a candidatura a deputado estadual, pouco ou nada adianta ficar buscando os porquês. Agora é hora de debater o “day-after”. O que acontece a partir da decisão consumada de Pozzobom e que será oficializada na tardinha desta sexta-feira. Afinal, quem ganha e quem perde com a decisão do principal (e, a rigor, único) nome do PSDB em Santa Maria?

Sobre isso, especificamente, trataremos em notas posteriores, que publicaremos em alguns minutos. Confira.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não te mixa pozzebon, eles te trairam e tu tens voto…confia no teu taco que a cidade tá contigo..ruma a assembléia

  2. A grande tacada do Jorge não foi a desistência de concorrer à câmara dos deputados nem assumir a candidatura à assembléia. Foi sim, permanecer na mídia diáriamente por mais de 30 dias e todos embarcaram ou foram encaçapados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo