Economia

INFLAÇÃO MAIOR. Mmmm… Já começa a preocupar a dor de barriga que estraga o humor dos doutos

Agora, reconheço, começo a ficar preocupado. Afinal, não é ocasional a dor de barriga que acomete os “analistas” do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central para a produção do boletim semanal “Focus”, que traz previsões para o futuro próximo e distante da economia brasileira.

E acho que há motivo para meus temores. Afinal, já estão fechando três meses que eles indicam crescimento da inflação brasileira em 2010. Nada muito significativo, pelos números, mas sobretudo pelo “animus”, se me entendem. E isso pode, creia, ajudar o desempenho da economia – o que talvez, taaaalvez, seja o objetivo deles.

E o interessante é que eles também imaginam uma taxa de juros básica maior, para acima dos 11% até dezembro – com alta já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária. Ai, ai, ai, ai, ai. Menos mal (enfim, alguma coisa minimamente boa tem que nos ser oferecida) que pelo menos o Produto Interno Bruto, entendem os doutos, deve crescer.

Para saber mais detalhes, e quem sabe você mesmo se preocupar (ou não), acompanhe material produzido pela versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:

Mercado eleva projeção para inflação em 2010 pela 11ª semana consecutiva

O mercado voltou a elevar as projeções para o Índice de Preços ao Consumidro Amplo (IPCA) de 2010 subiram de 5,16% para 5,18% na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 5. Esta é a 11ª semana consecutiva de alta da mediana das estimativas do mercado para a inflação deste ano. Há um mês, a previsão para o IPCA de 2010 era de 4,99%.

Para o IPCA do próximo ano, o grupo dos analistas consultados semanalmente pelo BC também espera uma elevação, de 4,70% para 4,74%. Há quatro semanas, a mediana para este indicador estava em 4,50%.

No caso da projeção suavizada para o IPCA de 12 meses à frente, houve um leve recuo em relação à semana passada, passando de 4,64% para 4,63%. Mesmo assim, a estimativa está mais elevada hoje do que era há quatro semanas, 4,49%. Já em relação à lista das instituições Top 5 para o IPCA no médio prazo, as estimativas mantiveram-se em 5,17% para 2010 e voltaram a subir (de 4,65% para 4,70%) para 2011…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo