Eleições 2010Pesquisa

PESQUISAS. Analistas esperam o Ibope como uma espécie de “tira-teima”. Mas há controvérsia

O RESULTADO da pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de São Paulo (aliás, proprietário do instituto), e que dá vantagem de 10 pontos para o candidato tucano, José Serra, contra a petista Dilma Roussef, está sendo encarado com cautela pelos analistas. Resumo da ópera: acreditam, mas…

O interessante nessa história é que, de repente, a pesquisa em andamento, feita pelo Ibope, e com divulgação prevista para o meio da semana, está ficando cada vez mais parecida com um “tira-teima” – como se isso fosse possível, com datas de realização diferente, apenas para ficar num aspecto.

Em todo caso, há controvérsia suficiente nessa discussão toda, como você pode verificar em reportagem produzida e publicada pelo portal IG. O texto é de Guilherme Manechini. Acompanhe:

Cientistas políticos analisam Datafolha e voltam atenção para próxima pesquisa Ibope

O resultado da pesquisa Datafolha, em que o pré-candidato do PSDB, José Serra, aparece com dez pontos de diferença em relação à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, aumentou as expectativas de cientistas políticos pela divulgação da pesquisa do Ibope, prevista para o dia 21. Poderá ser uma espécie de tira-teima, já que a pesquisa Sensus divulgada na semana passada apontava para um empate técnico entre os dois candidatos.

Na pesquisa Datafolha de hoje, Serra aparece com 38% das intenções de voto e Dilma com 28%, enquanto que no levantamento do Sensus da última terça-feira, a diferença entre os dois era de 0,3 pontos percentuais. Dez dias antes, a pesquisa do Voxpopuli também indicava um empate técnico, mas com diferença de três pontos percentuais de Serra para Dilma.

Por isso, as atenções dos analistas estão voltadas agora para a divulgação do levantamento do Ibope.

Mas, segundo o cientista político, professor de ética e filosofia da Unicamp, Roberto Romano, existe o risco do resultado do Ibope colocar ainda mais dúvidas sobre a análise da corrida presidencial. “A discrepância entre o Sensus e o Datafolha é enorme. É difícil explicar isto pela margem de erro”, afirmou.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo