Prefeitura

TROCÃO DO PAC. Secretário faz acusações ao antigo governo. Reação inicial é forte

A propósito da nota “TROCÃO DO PAC. Prefeitura vai à Cacism para explicar andamento do Programa em Santa Maria”, que publiquei no final da tarde desta sexta-feira, recebi correspondência eletrônica assinada pelo jornalista Tiago Machado, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura, no segundo mandato do prefeito Valdeci Oliveira. Acompanhe, na íntegra:

Claudemir:

A gestão do Prefeito Valdeci Oliveira vai responder sim ao pronunciamento do senhor Nabor Ribeiro que fez críticas infundadas contra a gestão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante a administração anterior na Prefeitura Municipal. Os profissionais que atuaram em 2007 e 2008 neste programa já foram contatados e estão preparando as respostas devidas sobre este lamentável pronunciamento que claramente visar esconder o estado de inércia atual, e não anterior, do PAC na cidade. Porém, como testemunha ocular do nascimento do PAC em Santa Maria sou obrigado a, de antemão, colocar três tópicos, que autorizo sua publicação:

1 – O PAC só existe em Santa Maria devido exclusivamente ao trabalho da gestão do Prefeito Valdeci Oliveira. Todos os projetos que ocasionaram a obtenção inédita de R$ 140 milhões para Santa Maria foram elaborados no governo anterior pelos competentes técnicos da Prefeitura que trabalharam incansavelmente durante sete meses em 2007 para viabilizar o PAC. Até mesmo os projetos do PAC 2, agora viabilizados, foram elaborados pela gestão Valdeci.

2 – Não foram uma, nem duas. Foram inúmeras reuniões feitas da equipe técnica e diretiva do PAC na gestão Valdeci com o senhor Nabor Ribeiro para contextualizá-lo e apresentá-lo ao PAC. Diversos documentos foram repassados ao mesmo para que ele compreendesse de forma detalhada o programa. Portanto, falta com a verdade quem afirma que informações a respeito não foram disponibilizadas ou foram precariamente disponibilizadas.

3 – Na gestão do Valdeci, as obras do PAC andavam de forma acelerada e a cidade havia se transformado num canteiro de obras. Jornais do centro do país noticiaram que devido às obras do programa na cidade faltaram tijolos na construção civil de Santa Maria em 2007 devido ao ritmo acelerado das mesmas. Hoje, passados 16 meses da gestão Nabor do PAC em Santa Maria, as obras do programa aqui andam a passo de tartaruga, quando andam. E não sou eu quem diz isso, é a comunidade e a imprensa local que demonstram este fato

Tiago Machado

Secretário de Comunicação da Prefeitura na gestão do Prefeito Valdeci Oliveira”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mas esse Joaquim fala as coisas sem o menor conhecimento, pelo amor de Deus! Se não tem o que dizer que valha a pena fica de fora porque pior que ele só o próprio Nabor para dizer tanta besteira!

  2. Joaquim…tu és discipulo do naabor…não sabe o que estas falando…procura um informante de melhor qualidade…fica feio opinar com informções do alem…

  3. O senhor Joaquim Lima pelo visto não é familiarizado com a matemática e nem com datas. O PAC foi lançado em Santa Maria em agosto de 2007, portanto, um ano e dois meses antes de qualquer processo eleitoral. Agora o que eu acho engraçado é que até a gestão anterior o PAC andava, as obras saiam, os projetos iam bem, Santa Maria foi a primeira cidade a inaugurar obras do PAC no Brasil e muitos empregos eram gerados. Bastou mudar de prefeito e de gestores e a coisa emPACOU. Será que foi culpa dos projetos ou dos seres humanos que a partir de 2009 ficaram a frente do PAC na cidade?

  4. Caro Claudemir as informações de dentro da Prefeitura é que ao apagra das luzes do Governo Valdeci, quer dizer, entre outubro e dezembro de 2008, foram licitads muitas obras sem autorização da CEF, o que trancou o processo, falam tambem de projetos onde usam imagens com 20 metros de erro, o que não demosntras as atis curvas de nivel, com isto tinham canos que estavam no ar na Santa Marta. A verdade toda é o pAC foi lançado muito perto da eelição municipal e os projetos realizados e apenas 40 dias. O resultado dito é obras confusas, avenidas sem função, muitos aditivos e dor de cabeça.
    O resto é torcida de bastidores, calmem a eleição so começa após a copa do mundo.

  5. Estou chateado com meu amigo nabor mas não posso me calar, eu era coordenador de regularização fundiária do PAC,junto a equipe social, apesar do Sr. Nabor ter trabalhado na primeira administração do Prefeito valdeci, digo prefeito por que eles tentam desfazer a imagem do valdeci em favor do cavalo do comissário(tubias).
    voltando ao assunto o Sr. Nabor só esteve com a equipe social no ante penúltimo dia do governo valdeci, por tanto como é que só agora ele vem falar esta bobagem se ele mesmo não quis buscar as informações, é que ele nunca imaginou que agora no governo LULA, o trabalho social tem de ser acompanhado das obras e mais a população fica sabendo como e quanto vai sair cada obra, não dá mais para fazer projetos nos gabinetes, aliás 16 meses que assumiram e tivemos que trancar uma avenida , ir para a frente da prefeitura, para podermos ver as máquinas trabalhando aqui no Loteamento KM2, cadê as reuniões do projeto social? cadê a pracinha da área verde que o prefeito junto com seu candidato premeteram, “45 dias vocês terão uma bela praça, tubias segunda tu te reune com o aroldo e trás a patrola para fazer o que for preciso´´palavras do Sr. prefeito se quizerem eu tenho gravado, então criticar é MUUUUUIIIITO FÁCIL duro é por em prática, na vida tem coisas que não se aprende em bancos de universidade, tenha mais cuidado Sr. nabor não entra nessa de fazer campanha a qualquer preço, pois isto NÃO É FAZER MAIS E TAMBÉM NÃO É FAZER DIREITO, isto é MAL FEITO.

  6. O Senhor Nabor além de não estar preparado para tocar um projeto do tamanho do Pac, isso convenhamos não é culpa dele e sim do prefeito dr. Shirmer que por sua vaidade prefere ver as coisa não andarem por serem oriundas do Grande Governo Valdeci,o Senhor Nabor se presta para servir aos interesses da campanha eleitoral do Senhor Tubias, porque esses ataques tem um objetivo claro atacar de forma vil o prefeito anterior e talvez e aí eu digo taaaalvez.. fazer as empreiteiras terem prejuizo a tal ponto de renegociar os contratos e….
    Mas mudando de assunto pelo que vejo a campanha do Tubias vai ser bem estruturada com bons e muitos carros de som ,muitos autdors,muita gente bonita andando na rua com bandeiras, muitos comites e etc e tal, é o que tá pintando por aí…
    Infelismente hoje em dia não é mais a competencia que elege a maioria e sim o poder do dinheiro e a padrinhagem e claro Tubias tem o seu Shirmer para agir de todas as formas inclusive usando as menos éticas para elege-lo.

  7. Não quero fazer “terra arrasada” mas é que irrita. O povo queria mudança, queria mais e melhor? Aí está! O negócio não era tirar a petezada da prefeitura? Querem bacalhau? Tomem bacalhau! Criticam que ainda há “gente do PT” na prefeitura, mas se era para tirar os que lá estavam e botar gente como este Nabor, então que ficassem os outros, pelo menos as obras estavam de vento em popa. Vão conseguir se enredar até com obras que pegaram em andamento? O que me leva a pensar que iniciar alguma então, nem pensar.
    Penso que alguém que entenda um pouco já poderia fazer uma análise mais global deste governo. Afinal, o que está dando certo? O que estão fazendo mais ou melhor? Dia destes, vi na televisão uma propaganda da prefeitura (que custa uma fortuna) mostrando ações do governo municipal, o que não seria errado.
    Mas, tchê, gastar dinheiro do povo para fazer propaganda de quebra-molas? E olha que sou a favor dos quebra molas (pela falta de respeito de alguns motoristas). Mas, não há nada mais relevante para mostrar? E a politicagem barata que se instaurou no centro administrativo, onde o que menos importa é o interesse do cidadão?
    E, com tudo isto, dê-lhe discurso. Nisto, são muito bons.

  8. bueno, eu conheço muita gente da prefa e posso afirmar que o Nabor tá tão perdido que não diferencia o dia da noite. Já as suas acusações são para despistar os seus erros. Não é possível que ele, como grande administrador do PAC, não saiba que nos contratos é necessário constar uma cláusula de atualização monetária tendo em vista o prazo da obra. Não é possível que a CAIXA teria aprovado a liberação de verbas sem documentação legal. Não é possível que o Nabor levou 16 meses prá preparar essas desculpas para sua incompetência como administrador do PAC.
    Mas a desgraça maior para o Nabor é agora o Claudio Troca-troca assumir a Habitação e Regularização Fundiária e mais o PAC e ele ser demitido, ou seja, trocado pelo Claudio. É ruim heim?????

  9. Pessoas de dentro da Pref…comentão…o Pac ta parado por falta de competência!….Projetos errados! e mais um Pouco!..
    Pena que a mídia “refem” não fala nada sobre isso!

  10. Senhores…Vamos resolver esta quaestão sem ódio…acho que o Prefeito do “faz mais e melhor”deve chamar o seu Nabor na sua ampla sala e mandar ele dançar o REBOLEICHOM…pelo menos uns 10 dias …alguns vão dizer que é castigo,mas não é …é para ele parar de falar bobagem…com um Secretario destes o “faz mais e melhor “não precisa de inimigo.

  11. Prezado Jorge
    Se está no governo medíocre do Dr.Shirmer não é do PT, pode até ter sido, quanto ao Geraldo que trabalha no posto do Rosário ele está por lá desde o Governo Osvaldo e tem sido mantido pelos governos pelo bom trabalho que faz mas não é uma figura Petista.

  12. que eu saiba o grande PT ainda tem gente cc trabalhando na prefeitura o coordenador do rosário não é do PT ? de que partido ele é?tá lá…tem ele e pelo menos outro cc do pt mantido pelo schirmer ? todo mundo diz isso…esclareça pra nós claudemir. (NOTA DO EDITOR Euuuuuu????)

  13. O que eu não entendo porque o senhor nabor não chamou o ex sec ivo cassol para pedir informações sobre o pac ou então na transição ele que cordenou a equipe . Na minha opinião isto é manobra politica . a questão dos preços tem uma logica se tu parar uma obra um ano os preços vão mudar a licitação o preço é do dia tem outra informação que não bate a caixa economica federal tem todas as informações quem libera a obra para licitação é a caixa inclusive os preços tem uma equipe tecnica da caixa para acompanhar o pac . então secretario Nabor o que faltou não foi informação acho que foi outra coisa conpetencia .

  14. O fato é que o Senhor Nabor antes mesmo de assumir já demonstrava má vontade com os projetos do PAC em muitas das suas manifestações, encastelou-se em uma sala reduziu a equipe de trabalho e centralizou tudo nele agora vendo que a coisa está trancad em sua incompetencia acha bom sair atirando para se defender, questão política está bem explícita nessas declarações do senhor Nabor pois o fraco governo do Dr. Shirmer só o que tem feito e acusar o anterior para mascarar os fracassos do seu secretariado e do prefeito.
    Ora! Meus amigos Shirmer vê em Valdeci 2 ameaças, uma em não eleger seu menino preferido dentro do PMDB e a outra está na sua reeleição!
    Talvez uma das saídas para esse governo medíocre do Dr. Shirmer decolar seria demitir o imcompetente Nabor.

  15. O problema dos 12,5mil que viraram 18mil.
    Enquanto os políticos e a opinião pública debatem de quem é a culpa pelos atrasos das obras do PAC, quero alertar que esqueceram de um elemento chave: AS EMPREITEIRAS.
    Quero alertar que há sim, empreiteiras “sem vergonhas”. Elas colocam o preço lá embaixo, para ganhar a licitação. Depois, com as obras já em andamento, e sabendo que se tratam de obras “politicamente sensíveis” pressionam os gestores públicos, pedindo “aditivos”. O governo, na mão das empreiteiras de um lado, e pressionado pela opinião pública de outro lado, faz o que pode para as obras andarem.
    E daí acontece que uma casa orçada em 12,5mil na licitação, acaba custando 18mil no final…

  16. Sem dúvida a reação inicial é forte, mas diante dos argumentos do Sr. Nabor Ribeiro, absolutamente insuficiente. Creio que a manifestação dos profissionais que atuaram no PAC em 2007 e 2008 que, segundo o Sr. Tiago Machado, virá logo em seguida, poderá ajudar no esclarecimento desta situação.
    Seria muito interessante que o Presidente da CACISM, que ouviu do Sr. Nabor Ribeiro a explanação sobe o PAC confirmasse a seguinte declaração apontada como sendo uma manifestação sua na nota da Prefeitura que transcrevo a seguir: “Pelo que foi dito aqui pelo secretário nota-se que o planejamento foi mais político do que técnico, o que gerou conseqüências danosas para todos”. E segue a nota da Prefeitura: “Ceccim falou que a CACISM busca ajudar a prefeitura “nesse processo (PAC) pouco compreendido pela prefeitura”. O empresário enfatizou que a sua preocupação está no ônus adicional dessas demandas para o município. “Queremos saber sobre o ônus para o município em valores financeiros. Nossa preocupação está na garantia de aplicação de recursos que assegurem as obras previstas pelo PAC para Santa Maria”.
    O fato é que a situação é grave. As manifestações apresentadas até o momento ultrapassam disputas políticas e se aproximam perigosamente de um caso de improbidade administrativa.
    Manifestações mais concretas e objetivas são extremamente necessárias e urgentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo