EducaçãoUFSM

UFSM. Docentes debatem projetos que os afetam e recebem candidato a vice-presidente do Sindicato Nacional

Uma segunda-feira movimentada no movimento sindical docente. É o que se espera, ao menos, com dois fatos importantes ocorrendo no mesmo dia. Um é a assembléia que vai discutir três projetos que, no entendimento da liderança do professorado, afetam e prejudicam a categoria, na medida em que “congela salários, restringe o direito de greve e pode quebrar a estabilidade do funcionalismo público”.

O outro fato é a presença, em Santa Maria, de um dos candidatos a vice-presidente do ANDES, o Sindicato Nacional dos professores. No caso, Luiz Henrique Schuch, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, e que, com uma vasta agenda, também deve participar da assembléia docente.

Para saber mais detalhes, tanto do encontro da categoria, quanto da visita da candidata, acompanhe material distribuído pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O texto é de Fritz Nunes, com foto do arquivo da Sedufsm. A seguir:

Assembleia docente debate projetos que afetam servidores
A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) realiza assembleia nesta segunda, 12 de abril, a partir das 16h, no auditório Sérgio Pires, no campus da universidade federal. O principal ponto de pauta da plenária se refere à deliberação sobre três importantes projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e que afetam diretamente a vida daqueles que integram o serviço público federal.
PLP 549/09: de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RO), o projeto de lei complementar já foi aprovado no senado e tramita na Câmara com aval dos governistas ligados ao presidente Lula. O PLP prevê o congelamento salarial dos salários do funcionalismo de 2010 a 2019.
PL 4497/2001: de autoria da deputada Rita Camata (PMDB-ES), o projeto prevê algumas restrições e maior controle ao “direito de greve” no serviço público federal.

PLP 248/98: encaminhado ainda no governo FHC, mas não retirado pelo governo Lula, esse projeto propõe novas formas de avaliação do servidor, o que, em termos práticos significa a quebra da estabilidade do funcionalismo público.
ANDES-SN – O professor
Luiz Henrique Schuch  (Universidade Federal de Pelotas), candidato a vice-presidente do ANDES-SN pela chapa 01 (ANDES AD), fará uma visita à UFSM nesta segunda, 12. O roteiro começa com entrevistas à imprensa universitária, entre 9h e 10h30min; visita a professores no Centro de Educação, às 11h.

Na parte da tarde, acompanhada de diretores da SEDUFSM, a professora da UFF, que já presidiu o Sindicato Nacional entre 2004 e 2006, participa de uma audiência com o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert. A partir de 16h, o docente, que também integra a direção da ADUFPel (seção sindical dos docentes da Universidade Federal de Pelotas), participa da assembleia convocada pela SEDUFSM, no auditório Sérgio Pires. A candidata segue roteiro na terça, 13, por Pelotas (UFPel) e Rio Grande (FURG) e, na quarta, 14, em Porto Alegre (UFRGS).”

SUGESTÃO ADICIONAL – confira AQUI, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Sedufsm.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo