EducaçãoSaúde

UNIVERSIDADE. Educadores da UFSM debatem condições de trabalho e “mal-estar docente”

Jadir Lemos, Fabiane Costas e Tânia Magnago: a mesa do debate

Foi, no mínimo, sui generis, o tema escolhido. Mas não é, longe disso, um despropósito. Apenas diferente do que se estava acostumado a verificar na tradicional promoção “Cultura na Sedufsm”. Assim é que educadores da UFSM tiveram a oportunidade ontem, 27, de debater as relações de trabalho e o mal-estar docente.

Foi, ao que parece, uma produtiva discussão, como você pode conferir no material distribuído pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O texto e a foto são do jornalista Fritz Nunes.A seguir:

Debate estabelece relação entre condições de trabalho e mal-estar docente

As condições de trabalho representam um fator determinante nos processos de adoecimento dos professores. A conclusão é de Jadir Camargo Lemos, professor dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFSM. A análise toma por base um estudo realizado pelo docente em meados de 2005, junto a cerca de 270 docentes do Centro de Ciências da Saúde, e que resultou na tese de doutorado de Jadir junto à Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Engenharia de Produção.

Ele foi um dos palestrantes do Cultura na SEDUFSM desta terça, 27, que ocorreu no auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia da UFSM. Também fez parte da mesa de debates a professora do curso de Enfermagem da UFSM, Tânia Magnago. A coordenação do evento, que teve a participação de 30 pessoas, foi da professora Fabiane Costas, presidente da seção sindical.

Abordando a pergunta que motivou o tema do Cultura na SEDUFSM: “Trabalho docente e mal-estar: produções da academia?”, a professora Tânia Magnago afirmou que “é muito provável que parte desse mal-estar docente esteja sendo criado na academia em função das condições de trabalho”. Um dos aspectos levantados por ela se …”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Sedufsm.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo