Economia

URUBUS? Doutos projetam inflação maior. Ah, e juro básico de 11% em setembro

Não, não pensa que é só para 1010. Os doutos, os analistas ouvidos pelo Banco Central para produzir o boletim “Focos”, têm dor de barriga faz quase três meses e se aventuram a dizer quando será a inflação de 2011. E, claro, acima da média imaginada pelos condutores da economia. Cá entre nós, parecem urubus.

Ah, e os juros? Sim, sobrou pra eles também, que devem crescer já em abril, atingindo uma taxa básica de 11% em setembro. Que coisa! Quer saber mais? Leia material publicado na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é de Fernando Nakagawa. Acompanhe:

Mercado eleva projeção para inflação em 2010 pela 12ª semana consecutiva

O mercado financeiro voltou a elevar a previsão para a inflação a ser apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2010, completando 12 semana seguidas de alta. De acordo com a pesquisa semanal Focus, divulgada nesta segunda-feira, 12, pelo Banco Central (BC), a expectativa para o índice no ano subiu de 5,18% para 5,29%, se distanciando ainda mais do centro da meta do governo para a inflação no ano, que é de 4,50%. Na mesma pesquisa, a estimativa para o IPCA em 2011 subiu de 4,74% para 4,80%.

Em relação à inflação de curto prazo, a estimativa para o IPCA de abril subiu de 0,40% para 0,43%. Para maio, a projeção foi mantida em 0,35%. O dado do IPCA de abril deve ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 7 de maio.

Selic já deve subir em abril

Analistas mantêm a previsão de que o juro básico da economia deve começar a subir no encontro que acontece no fim deste mês, nos dias 27 e 28. Segundo a pesquisa Focus, a taxa Selic aumentará 0,50 ponto porcentual em abril e, assim, atingirá 9,25% ao término do próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Nas reuniões seguintes, o mercado prevê que tendência de alta continua. O ritmo da elevação, no entanto, foi alterado em relação à pesquisa anterior. Para junho, analistas estimam alta de 0,75 ponto (contra expectativa anterior de 0,50 ponto), o que levaria a Selic para 10%. Em julho, haveria nova alta de 0,50 ponto, para 10,50%, e em setembro outra elevação de 0,50 ponto, para 11%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo