Artigos

Calourada Segura terá novo local – por Jorge Pozzobom

Todos nós sabemos que a Calourada Segura é um evento histórico em Santa Maria e, mais do que isso, faz parte da nossa cultura. Afinal, somos uma cidade universitária e fazemos questão de receber bem os nossos estudantes. Mas, há tempos, tínhamos uma grande vontade de que essa festa saísse da Praça Saturnino de Brito e fosse realizada em outro local que, principalmente, fosse mais seguro.

Diante disso, na última sexta-feira, o vice-prefeito e presidente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Rodrigo Decimo, e eu recebemos representantes dos órgãos de Segurança Pública, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de instituições empresariais, para sugerimos que a Calourada passasse a ser realizada na Gare da nossa antiga estação férrea. A sugestão foi aceita por unanimidade.

Nossa intenção jamais é acabar com a Calourada, que é uma festa linda. Queremos trabalhar para que ela continue, no entanto, sem riscos para quem sai de casa para se divertir e comemorar a entrada na universidade.

Ao longo dos anos, a Calourada cresceu e tomou grande proporção. Para termos uma ideia, no ano passado, mais de 13 mil pessoas estiveram reunidas no evento. E a tendência é que, com a volta do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esta comemoração, que é espontânea entre os estudantes, seja ainda mais frequente.

Reforço que o foco dessa mudança é a segurança. Por isso, foi tão importante que partíssemos do engajamento dos principais responsáveis por ela na nossa cidade. Agora, junto ao Rodrigo Decimo, às outras universidades e a todos que queiram se envolver nesse objetivo, já começamos a trabalhar para viabilizar a transferência da Calourada para a Gare.

E essa decisão traz ainda mais pontos positivos. Uma linha de ônibus especial da Saturnino à Gare, atrações artísticas, entre muitas outras novidades, devem integrar a próxima Calourada, que deve ocorrer de 20 a 23 de março, período de volta às aulas da UFSM.

Novas reuniões, com outras importantes representações, seguirão ocorrendo ao longo desses dois meses com o objetivo de aprimorar ainda mais as estratégias de segurança, promover a divulgação e definir as atrações culturais que devem fazer parte do evento.

Nesta segunda-feira, recebemos representantes da Comissão Especial criada na Câmara de Vereadores,da UFSM e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de representantes da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para que se avancem questões relacionadas ao trânsito, atrações culturais e alimentação, por exemplo.

Sabemos que toda mudança gera incertezas e, portanto, certa resistência. Por isso, mais uma vez, contamos com o apoio de todos. Queremos receber todos os estudantes com amor, carinho e respeito, mas, acima de tudo, com segurança.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Crédito da foto: Prefeitura / Divulgação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo