Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Claudemir PereiraCulturaPolítica

CLAUDEMIR PEREIRA CAFÉ. Uma verdadeira aula de história e democracia, com João Gilberto e Beto São Pedro

Beto São Pedro e João Gilberto: uma hora de história. E também de muitas histórias, todas recentes

No início, brinquei com João Gilberto Lucas Coelho e Beto São Pedro: temos pelo menos duas coisas em comum. Uma delas, a dupla percebeu logo. Os três, embora não simultaneamente, pela diferença de gerações, temos estreita ligação com o rádio. A outra foi preciso um “empurrão”: o trio, e isso sim no mesmo momento histórico, foi filiado e militante do MDB (que seria, com a liberação dos partidos, em 1979, sucedido pelo atual PMDB).

Mas, creia, o Claudemir Pereira Café desta semana é muito mais do que isso. Foi uma verdadeira aula de história e democracia, protagonizada pelos dois personagens convidados.

João Gilberto Lucas Coelho, agora “Cidadão Santa-mariense”, ele que aportou em Santa Maria, como muitos de nós, para estudar, procedente de Quarai, é um dos mais brilhantes políticos gerados pela boca do monte. Sua trajetória, de vereador a deputado federal, passando pela vice-governança do Estado, além de estreito e importantíssimo trabalho durante a Constituinte de 1988 (não como parlamentar, mas como observador e analista contratado pela UNB – então com Cristóvam Buarque na reitoria), daria, sozinha, um programa.

Além do que, as observações de Beto São Pedro, jornalista profissional e militante político (MDB, PMDB e PT, sucessivamente), que também foi vereador, ajudam a entender meu entusiasmo com o conteúdo do Claudemir Pereira Café que você poderá ver em três edições nesta semana.

A estréia é nesta segunda-feira, às 9 da noite. Depois, duas reprises: quarta, às 10, e sexta às 8, sempre à noite. Ah, na TV Santa Maria (canal 19, na Net).

A realização é da Paz Produtora de A a Z e da CP & S Comunicações (também proprietária do domínio www.claudemirpereira.com.br). A direção é de Mauro Castanho, com produção de Clayton Coelho.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caro Claudemir!
    Acabei de ver… um baita programa e um justo reconhecimento à duas grandes personalidades Santamarienses.
    Conheco mais o Beto, do qual, sou suspeito para falar – pessoa extraordinária, de um conhecimento político fabuloso e um caráter inigualável, com quem aprendi muito.
    O João Gilberto, não o conheco, mas eu já gostava dele antes, pelas histórias e o testemunho de sua conduta, que eu ouvi contar npela boca de várias pessoas. Mas principalmente por ser tio de outra pessoa extraordinária, que, mesmo tendo opcao partidária diferente, sempre se referiu a ele com respeito e admiracão!
    O programa justificou a admiracao e o respeito que eu já tinha pelos dois…
    Parabéns!!! (NOTA DO EDITOR: obviamente, sou suspeito para falar. Mas João Gilberto é exemplo para uma geração de militantes políticos no fim dos anos 70. E mantém sua coerência. Talvez por isso, inclusive, embora seja um dos mais brilhantes tucanos, não está no governo gaúcho. Para quem não viu hoje, recomendo as reprises: quarta, 10 da noite, e sexta, 8 da noite. No canal 19 – Net. TV Santa Maria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo